• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Opinião Receita Weiss

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rlgiovani

Member
Reaction score
1
Fala galera blz?

Sou bem novo no negócio e vou fazer minha segunda brassagem e pretendo fazer uma Weiss (34L).

Montei uma receita no BeerSmith, minha 1ª receita :D, (não alterei nenhum parâmetro, somente equipamento) e gostaria da opinião de vocês.

Malte (OG estimada de 1,053):
3Kg Pilsner
4Kg Trigo
400g Caramel Wheat (pra dar uma melhorada na cor)

Vou fazer rampas em 45º (15min p/ pH, solubilização e ferúlico), 50º (15min parada proteica), subir p/ 68º e deixar descansar por +- 80min e por fim 78º (15min p/ inativação).

Lupulo (IBU estimado de 13,9):
32g de Tradition aos 60min

Levedura:
3 packs de M20 (vou dividir a receita em dois fermentadores 1,5 pack pra cada)

Fermentação:
17º constante, primária e secundária.

No final da primaria pretendo colocar 500g de açucar invertido (250g em cada fermentador) pra aumentar o ABV pois está em 4,3% e eu gostaria de subir pra mais de 5%. Mesmo aumentando o malte o máximo que cheguei foi 4,7%.

Maturação a temperatura ambiente e priming com 8g/L.

Agora as dúvidas rs:

Os tipos de maltes e as rampas estão Ok?
Esse lúpulo é bom? Não conheço muito sobre eles (nenhum deles).
Tem maneiras melhores de aumentar o ABV pra esse estilo sem ser este açucar?
Quanto tempo geralmente demora pra carbonatar?

Vlw galera

Fala galera blz?

Sou bem novo no negócio e vou fazer minha segunda brassagem e pretendo fazer uma Weiss (34L).

Montei uma receita no BeerSmith, minha 1ª receita :D, (não alterei nenhum parâmetro, somente equipamento) e gostaria da opinião de vocês.

Malte (OG estimada de 1,053):
3Kg Pilsner
4Kg Trigo
400g Caramel Wheat (pra dar uma melhorada na cor)

Vou fazer rampas em 45º (15min p/ pH, solubilização e ferúlico), 50º (15min parada proteica), subir p/ 68º e deixar descansar por +- 80min e por fim 78º (15min p/ inativação).

Lupulo (IBU estimado de 13,9):
32g de Tradition aos 60min

Levedura:
3 packs de M20 (vou dividir a receita em dois fermentadores 1,5 pack pra cada)

Fermentação:
17º constante, primária e secundária.

No final da primaria pretendo colocar 500g de açucar invertido (250g em cada fermentador) pra aumentar o ABV pois está em 4,3% e eu gostaria de subir pra mais de 5%. Mesmo aumentando o malte o máximo que cheguei foi 4,7%.

Maturação a temperatura ambiente e priming com 8g/L.

Agora as dúvidas rs:

Os tipos de maltes e as rampas estão Ok?
Esse lúpulo é bom? Não conheço muito sobre eles (nenhum deles).
Tem maneiras melhores de aumentar o ABV pra esse estilo sem ser este açucar?
Quanto tempo geralmente demora pra carbonatar?

Vlw galera

Se você quiser se manter fiel ao estilo, o açucar invertido não faz muito sentido. Além disso, o lupulo que vejo a galera usar com maior frequencia é o Perle.

O que comecei a olhar para me ajudar a enquadrar minhas receitas nos estilos é o Bitterness Ratio. Ele dá uma boa noção de como equilibrar a receita para cada estilo.

Quanto a temperatura de fermentação, seria legal não manter a mesma temperatura para a fermentação tanto primaria quanto secundaria.

Já a parte das rampas, eu realmente não sei. A parte do ferúlico está ok, mas eu, no meu pouco conhecimento, não faria esta parada em 50C. Mas isso é uma opinião minha! rs

Se você quiser se manter fiel ao estilo, o açucar invertido não faz muito sentido. Além disso, o lupulo que vejo a galera usar com maior frequencia é o Perle.

O que comecei a olhar para me ajudar a enquadrar minhas receitas nos estilos é o Bitterness Ratio. Ele dá uma boa noção de como equilibrar a receita para cada estilo.

Quanto a temperatura de fermentação, seria legal não manter a mesma temperatura para a fermentação tanto primaria quanto secundaria.

Já a parte das rampas, eu realmente não sei. A parte do ferúlico está ok, mas eu, no meu pouco conhecimento, não faria esta parada em 50C. Mas isso é uma opinião minha! rs

Não faço muita questão não desde que não vire uma breja totalmente diferente rs

Vou dar uma olhada nesse lúpulo aí e comparar as características com esse que coloquei na receita. Vlw pela dica.

Tbm não conhecia o Bitterness Ratio, o meu está em 0,26. Ainda não sei o ideal pra weiss más já eu descubro.

A fermentação eu mantive constante por causa de um post que tem aqui no fórum em que o pessoal comenta q o melhor resultado foi a 17º (não consegui achar novamente, ou a busca nao funciona ou eu to usando errado). Se não me engano é um comentário do livro do Palmer. E também aqui está muito frio, msm em temp ambiente esses dias nao passa dos 18, 19. A noite ta batendo 5º rs.

Vlw brow vou dar uma revisada

Back