• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

OG Baixa - 5ª Brassagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

felipebh

Member
Reaction score
1
Boa tarde Galera

ja estou na minha 5ª brassagem e sempre esta dando uma OG baixa.
desta vez fiz uma Weiss com as seguinte receita:

2,5 k pilsen
2,2 trigo
200g vienna
100g carared
15g saphir
15g spalter

OG 1,051 beersmith

equipamento 2 panelas nº 40 com fundo falso

Coloquei 14 litros e brassei 15 min 55º, 1h 67º, 10min 72º e mash out 10min 78º.
transferi para panela com fundo falso, e recirculei, depois esquentei 22 litros
e fiz a lavagem.
fervi 60min 15g Spalter , 20min 15gSaphir

apos toda estapa medi a OG deu 1.040

onde sera que esta meu erro, sendo moi o malte no moedor de rolos.

Abraços

Boa tarde Galera

2,5 k pilsen
2,2 trigo
200g vienna
100g carared
15g saphir
15g spalter

OG 1,051 beersmith

Coloquei 14 litros e brassei 15 min 55º, 1h 67º, 10min 72º e mash out 10min 78º.
e fiz a lavagem.

Abraços

Como você tem feito a lavagem dos grãos?! Eu faço com uma vazão beeeem devagar para aumentar a extração dos açúcares dos grãos...além disso, a moagem pode não estar ajudando muito...

Boa tarde Galera

2,5 k pilsen
2,2 trigo
200g vienna
100g carared
15g saphir
15g spalter

OG 1,051 beersmith

e fiz a lavagem.

Abraços

Principais causas:

- Moagem dos grãos muito grossas
- Problemas no controle de temperatura
- Lavagem...

Na lavagem, para fundo falso, verifique se a vazão do mosto está muito alta. O Ideal é que a panela vá esvaziando bem vagarosamente e que sempre tenha uns 2cm de mosto acima da cama de grãos, enquanto vai adicionando a água de lavagem.
Verifique se essa água está na temperatura correta, que deve ser em média 76º, nunca passando de 80º

Já tive problemas com a OG baixa. Fazendo uma moagem mais fina (não muito para preservar a casca) e lavando bem lentamente, foi resolvido o problema...

Caso esteja fazendo dessa forma, o problema pode estar no malte. Um malte que já venha moído da loja por exemplo, caso tenha ficado muito tempo moído, perde sua eficiência.

voce usou no total 35 litros o mesmo que uso para obter 20 litros

aí se a moagem não foi o problema creio que faltou malte na sua receita teria que ser 3kg pilsen par 2,5kg malte trigo nao confie muito no beer smith

Principais causas:

- Moagem dos grãos muito grossas
- Problemas no controle de temperatura
- Lavagem...

Na lavagem, para fundo falso, verifique se a vazão do mosto está muito alta. O Ideal é que a panela vá esvaziando bem vagarosamente e que sempre tenha uns 2cm de mosto acima da cama de grãos, enquanto vai adicionando a água de lavagem.
Verifique se essa água está na temperatura correta, que deve ser em média 76º, nunca passando de 80º

Já tive problemas com a OG baixa. Fazendo uma moagem mais fina (não muito para preservar a casca) e lavando bem lentamente, foi resolvido o problema...

Caso esteja fazendo dessa forma, o problema pode estar no malte. Um malte que já venha moído da loja por exemplo, caso tenha ficado muito tempo moído, perde sua eficiência.
Boa tarde

na loja que comprei o malte, la tem o moedor de rolos e a moagem é boa.
usei o malte agraria
temperatura tambem acho q ta bacana.
agora pode ser na vazao do malte, vou tentar lavar mais devagar.

valeu, vamos esperar o resultado

abraços

aí se a moagem não foi o problema creio que faltou malte na sua receita teria que ser 3kg pilsen par 2,5kg malte trigo nao confie muito no beer smith

acho que vou aumentar um pouco mais de malte na proxima

valeuu

acho que vou aumentar um pouco mais de malte na proxima

valeuu

Qual a eficiência você configurou no Beer Smith ??

Não acho que você deva simplesmente aumentar a quantidade de malte, na minha opinião você deve identificar o problema para tomar alguma decisão.

Qual a eficiência você configurou no Beer Smith ??

Não acho que você deva simplesmente aumentar a quantidade de malte, na minha opinião você deve identificar o problema para tomar alguma decisão.

65% beersmith

acho que o erro deve estar na lavagem, e outra coisa, como uso a panela
nº 40 cabe 48 litros e faço so vinte (o ideal acho que uma panela nº 32, quando ponho o fundo falso, perde muito mosto abaixo do fundo e fica denso o mosto, entao da proxima vou fazer 40 L
acho que vai ficar mais eficiente.

O Beer Smith é perfeitamente confiável...

Mas é uma calculadora onde passamos parâmetros pra ele, ele calcula e nos dá o resultado.

Sendo assim, para que ele seja confiável, precisa-se parametrizá-lo corretamente, os ingredientes precisam ter os dados corretos.

Eu particularmente uso o Beersmith e os cáculos batem perfeitamente.

Nas primeiras brassagens não batiam, mas após ajustar o meu processo e após parametrizá-lo direitinho, principalmente no volume de água e OG ele é perfeito...

A única coisa que não sigo é a FG, pois é praticamente impossível calcular de forma exata, devido à taxa de inoculação, viabilidade, temperatura de fermentação e mosturação, quantidade de nutrientes do mosto, oxigenação e por aí vai...

65% beersmith

acho que o erro deve estar na lavagem, e outra coisa, como uso a panela
nº 40 cabe 48 litros e faço so vinte (o ideal acho que uma panela nº 32, quando ponho o fundo falso, perde muito mosto abaixo do fundo e fica denso o mosto, entao da proxima vou fazer 40 L
acho que vai ficar mais eficiente.

Pode ser isso também. Depois mede o volume dessa perda pra você ter uma ideia..

Eu estava com problemas de OG baixa, mas meu caso era a moagem.
Tenho moedor de disco e achava que a moagem estava boa, mas na última brassagem fizemos uma Belgian Blond Ale e cravei os 1.070 simulados no BS.
Nessa brassagem não utilizei meu moedor de cereais, pedi pro dono da loja de insumos fazer a moagem no moedor de rolos dele.
Usei Pilsen da Maltearia Blumenau e os especiais todos Castle Malting.

Também achei pouco malte pra quantidade de água utilizada... Eu com 5 kg de malte tiro no máximo 22 litros de mosto pro fermentador

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

É Felipe,

acho que você deve se ater a moagem e ao controle de temperatura na brassagem... pois com 5 kg de malte para 19L fermentáveis não podia dar OG Baixa.

Essa eficiência que você configurou pro Beersmith já está baixa em relação a média... eu tenho Beersmith pra celular e uso também o Brewtarget pelo PC... Em ambos minha conta bate certinha... no passado quando fazia com panelas aquecendo no gás tinha eficiência de +/- 75% agora que fiz um clone da Braumeister que é elétrica com melhor controle de temperaturas e rampas, já consegui eficiência maior que 85%

E ai blz, vc diz a questao da quantidade de malte, foi 5k, mas lendo este post de um outro amigo, vi que ele uso so 3,4 g e deu OG 1050, olha ai abaixo,

:confused::confused::confused:

"Segue a receita que fiz há alguns dias e acho que ficou boa:

Volume: 20 litros (após fervura)
Eficiência: 90% (meu equipamento, você deve ajustar a o seu)

Parâmetros da receita (valores entre parênteses é o padrão do estilo Weissbier):
Original Gravity: 1.050 (1.044 - 1.052)
Final Gravity: 1.010 (1.010 - 1.014)
Cor: 3.1 (2.0 - 8.0)
Álcool: 5.3% (4.3% - 5.6%)
Amargor: 12.9 (8.0 - 15.0)

Ingredientes:
1. 2,40 kg de malte de trigo (70%)
2. 1,03 kg de malte pilsen (30%)
3. 20g de lúpulo Hallertauer Hersbrucker (4,4% A.A), ferver por 60 minutos.
4. 1 pacote de fermento Lallemand Munich.
5. Casca de arroz (não usei, mas dependendo do seu equipamento você deve usar se houver problemas com entupimento).
Não usar whirfloc ou outro clarificante, pois a cerveja deverá ser turva, segundo o estilo.

Brassagem/rampas de temperatura:
Usar 2,5 litros de água para cada 1 kg de grãos, pH da água 5,2-5,4 na temperatura do mosto;
1. Parada ácido ferúlico: 42ºC durante 15 minutos;
2. Parada protéica: 52ºC durante 10 minutos;
3. Sacarificação: 67ºC durante 90 minutos;
4. Mash-out: 78ºC durante 10 minutos;
Fly-sparge com água a 78ºC e pH 5,8-6,0.

Volume pré-fervura: 29,5 litros (ajustar em função da taxa de evaporação do seu equipamento), SG=1.033
Fervura: 90 minutos
Volume pós-fervura: 20 litros, OG=1.050
Resfriar imediatamente, passar para fermentador, aerar e inocular o fermento.
Fermentar a 19ºC durante 14 dias, carbonatar entre 2,5-3,5 vol. CO2.

Acho que era isso! Qualquer dúvida é só perguntar!
Abraço,
Facebook: http://www.facebook.com/rodrigo.nicoloso
E-mail: [email protected] "

Pô... Mas a eficiência do cara é 90%... Não cheguei a isso ainda!!!!!

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"Segue a receita que fiz há alguns dias e acho que ficou boa:

Volume: 20 litros (após fervura)
Eficiência: 90% (meu equipamento, você deve ajustar a o seu)

Parâmetros da receita (valores entre parênteses é o padrão do estilo Weissbier):
Original Gravity: 1.050 (1.044 - 1.052)
Final Gravity: 1.010 (1.010 - 1.014)
Cor: 3.1 (2.0 - 8.0)
Álcool: 5.3% (4.3% - 5.6%)
Amargor: 12.9 (8.0 - 15.0)

Ingredientes:
1. 2,40 kg de malte de trigo (70%)
2. 1,03 kg de malte pilsen (30%)
3. 20g de lúpulo Hallertauer Hersbrucker (4,4% A.A), ferver por 60 minutos.
4. 1 pacote de fermento Lallemand Munich.
5. Casca de arroz (não usei, mas dependendo do seu equipamento você deve usar se houver problemas com entupimento).
Não usar whirfloc ou outro clarificante, pois a cerveja deverá ser turva, segundo o estilo.

Brassagem/rampas de temperatura:
Usar 2,5 litros de água para cada 1 kg de grãos, pH da água 5,2-5,4 na temperatura do mosto;
1. Parada ácido ferúlico: 42ºC durante 15 minutos;
2. Parada protéica: 52ºC durante 10 minutos;
3. Sacarificação: 67ºC durante 90 minutos;
4. Mash-out: 78ºC durante 10 minutos;
Fly-sparge com água a 78ºC e pH 5,8-6,0.

Volume pré-fervura: 29,5 litros (ajustar em função da taxa de evaporação do seu equipamento), SG=1.033
Fervura: 90 minutos
Volume pós-fervura: 20 litros, OG=1.050
Resfriar imediatamente, passar para fermentador, aerar e inocular o fermento.
Fermentar a 19ºC durante 14 dias, carbonatar entre 2,5-3,5 vol. CO2.

Acho que era isso! Qualquer dúvida é só perguntar!
Abraço,

E aí FelipeBH, beleza? Achei essa receita legal e queria tirar algumas dúvidas, pretendo fazer uma weissbier essa semana :mug:
Você cita que usou 2,5L de água para cada kg de malte. Foi utilizado apenas 3,5kg (aproximadamente), que seria 8,75L de água para brassagem? Estou iniciando na cerveja caseira/artesanal e achei um pouco diferente do que costumo ver, por isso a dúvida rs
Se realmente utilizou essa quantidade de água para brassagem, quantos litros de água você usou para lavagem dos grãos para obter 29,5L pré-fervura?
Sobre o tempo de fervura, sempre faço por 60 minutos e gostaria de saber se tem algum motivo específico ou equipamento que necessite que esse tempo seja elevado para 90 minutos. :confused:

Forte abraço :mug:

E aí FelipeBH, beleza? Achei essa receita legal e queria tirar algumas dúvidas, pretendo fazer uma weissbier essa semana :mug:
Você cita que usou 2,5L de água para cada kg de malte. Foi utilizado apenas 3,5kg (aproximadamente), que seria 8,75L de água para brassagem? Estou iniciando na cerveja caseira/artesanal e achei um pouco diferente do que costumo ver, por isso a dúvida rs
Se realmente utilizou essa quantidade de água para brassagem, quantos litros de água você usou para lavagem dos grãos para obter 29,5L pré-fervura?
Sobre o tempo de fervura, sempre faço por 60 minutos e gostaria de saber se tem algum motivo específico ou equipamento que necessite que esse tempo seja elevado para 90 minutos. :confused:

Forte abraço :mug:

Bom dia Chipongas, esta receita não é minha peguei e um outro colaborador, que por sinal tem eficiencia muito boa.
ainda estou começando tambem, mas neste caso eu usaria no minimo 5,5K de malte, ai poe proporçao de 70% a 30%.
agua 14L e lavagem 22L, deve levar para fervura uns 26 L.
o tempo de fervura faço com 60min.
uso assim.

abraços

Back