O que é um lúpulo velho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fafner1

Member
Joined
Feb 12, 2016
Messages
23
Reaction score
12
Gurizada Medonha

Apesar de estar na minha oitava brassagem (california common) vou vestir as "panelas da humildade" e ainda me considerar iniciante.

Minha dúvida é se se existe alguma regra que vcs, colegas paneleiros de cerveja, usam para definir se o lúpulo está velho.

Na minha terceira brassagem, clone da australiana S&W, quando abri um pacote de lúpulo Galaxy, um fabuloso cheiro de lúpulo encheu a cozinha.

Já na minha sexta brassagem, altbier, abri um pacote de Tettnnanger, e nenhum aroma saiu do pacote e mesmo enfiando o nariz o pacote, aroma quase nenhum.

Infelizmente não anotei as datas de fabricação e validade dos lúpulos. Estou anotando agora...

Finalmente a pergunta: qual o ponto de corte que adotam para comprar o lúpulo: exemplo, estou usando agora o Nothern Brewer, safra 2014, produzido em fev 2015 e com validade até fev 2018. Pacote verde da Barth-Haas embalado pelos gringos de Bento selado mas não à vácuo.

Tenho um Styrian Golding, embalagem prata, tb safra 2014 e com validade nov 2018 e embalado pelo lojista onde comprei. embalagem selada e com vácuo.

O galaxy foi embalado pelo mesmo lojista.

Guardo os lúpulos no freezer.

Claro que a guia geral é comprar o lúpulo mais novo que achar mas o que é um lúpulo menos velho, com tempo de fabricação aceitável? e como fazer nas compras via internet?
 
Primeiro tem que ver que Galaxy e Tett são lúpulos totalmente diferentes! Gakaxy é duper aromatico, por isso apresentou de cara uma belo aroma. Existe uma técnica para saber se o seu lúpulo em pellet está bom para uso.
1° verifique se o pellet esta bem prensado, pois com o tempo com o efeito da oxidação ele vai ficando mais molinho
2° pegue um pellet e esfregue fortemente na palma da mão, pois com o calor do atrito ele libera mais facilmente os aromas e cheire para ver se o mesmo esta tranzendo aquilo ele deveria trazer.

Lúpulo velho geralmente tem cheiro de chulé

Pense que oxigênio e temperatura são os principais fatores que degradaram o seu lúpulo, portanto quanto mais oxigênio e maior a temperatra mais rapido ele perdera suas características.

Armazena o maximo que puder na embalagem bem fechada e coloque na geladeira.Eu particularmente deixo no congelador. Espero ter ajudado.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Gurizada Medonha

Apesar de estar na minha oitava brassagem (california common) vou vestir as "panelas da humildade" e ainda me considerar iniciante.

Minha dúvida é se se existe alguma regra que vcs, colegas paneleiros de cerveja, usam para definir se o lúpulo está velho.

Na minha terceira brassagem, clone da australiana S&W, quando abri um pacote de lúpulo Galaxy, um fabuloso cheiro de lúpulo encheu a cozinha.

Já na minha sexta brassagem, altbier, abri um pacote de Tettnnanger, e nenhum aroma saiu do pacote e mesmo enfiando o nariz o pacote, aroma quase nenhum.

Infelizmente não anotei as datas de fabricação e validade dos lúpulos. Estou anotando agora...

Finalmente a pergunta: qual o ponto de corte que adotam para comprar o lúpulo: exemplo, estou usando agora o Nothern Brewer, safra 2014, produzido em fev 2015 e com validade até fev 2018. Pacote verde da Barth-Haas embalado pelos gringos de Bento selado mas não à vácuo.

Tenho um Styrian Golding, embalagem prata, tb safra 2014 e com validade nov 2018 e embalado pelo lojista onde comprei. embalagem selada e com vácuo.

O galaxy foi embalado pelo mesmo lojista.

Guardo os lúpulos no freezer.

Claro que a guia geral é comprar o lúpulo mais novo que achar mas o que é um lúpulo menos velho, com tempo de fabricação aceitável? e como fazer nas compras via internet?
A características de lúpulo velho que mais saltam os olhos são cheiro de queijo, aparência mais amarelada, e as vezes manchas pretas. Alguns também podem apresentar fácil esfarelamento dos pellets. Resumindo, são várias coisas juntas. Pra quem é do RS e toma chimarrão, muitas vezes também parece com cheiro de erva velha.

Abraço,
 
Tem uma loja famosa em Sao Paulo proximo à Av. Pompeia que embala na hora os lupulos os quais sao tirados de uma tupperware da geladeira. Depois que descobri isso nunca mais comprei lá. Há tinha percebido lupulos praticamente sem cheiro e esfarelados vindo de lá, que sequer apareceram na cerveja, apesar da grande qyantidade e alto IBU.
Portanto fiquem espertos pra não comprarem gato por lebre.
 
Back
Top