Pessoal, por favor deem uma ajuda aqui a um iniciante.
Tenho algumas dúvidas com relação à mosturacao, recirculacao e sparging.
1 - Tenho um caldeirão com fundo falso em que no espaço entre o fundo falso e a panela ficam 5L de líquido. Penso em fazer assim, colocar a água necessária pra brassagem, aquecer a uns 67 graus, colocar os grãos moídos, e a temperatura irá baixar e aí preciso ligar o fogo de novo para voltar a essa temperatura de 67 para depois desligar o fogo e deixar a panela fechada.
2 -O primeiro problema é que com os grãos em cima do fundo falso a água abaixo dele aquece muito mais rápido e tenho medo de desnaturar alguma enzima, portanto penso em recircular um pouco de líquido inicialmente para equilibrar a temperatura. Algum problema com isso?
3 - Depois, no final da brassagem penso em fazer a recirculacao em conjunto com o mash out. Algum problema também?
4 - O terceiro ponto é a lavagem dos grãos que pretendo fazer por fly sparging, mas N tenho 3 panelas pra deixar a água de lavagem cair pra panela de brassagem na mesma vazão que o mosto cai pra panela de fervura, e tá penso em jogar água de lavagem na mão mantendo a altura de água constante na panela de brassagem. Alem disso, com a recirculacao os grãos ficam bem juntos e receio que a lavagem não tire o resto de açúcares que sobram.
5 - Queria saber se tem algo de errado nesse processo que descrevi e como posso melhorar
Opa, amigo, vou tentar ajudar. Enumerei aí pra facilitar as resposta.
1 - Jonas, há umas calculadoras on line que dependendo de seu equipamento chegam bem próximo à temperatura que vc deseja na mostura. Com o tempo, inclusive, vc vai saber adequar à sua realidade. Por exemplo: eu sempre coloco 2 graus a mais do que a calculadora indica. Por conta do meu equipo e de meu modo de adicionar os grãos verifiquei que tinha que fazer essa correção. Mas pode ser que bata certinho com seu procedimento e aí não vai precisar ficar aquecendo novamente após adicionar os grãos.
https://www.brewersfriend.com/mash/
2 - Não há apenas o problema de desnaturar, este acho que até seria o de menor impacto. Negócio é alguma caramelização ou até queimar-pegar no fundo o mosto. Sempre que aquecer com fundo falso tem mesmo que recircular. Eu costumo ir monitorando a temperatura que o mosto está saindo pra quando aumenta muito apagar o fogo e continuar recirculando até dar uma equalizada. Tente fazer o mínimo de splash ao colher e retornar o mosto para a panela, evitando ao máximo problemas de oxidação, mas não precisa ter o cuidado, nessa fase, em preservar a cama de grãos, por isso pode inclusive, com cuidado, mexer o mosto com a pá para melhor distribuir a temperatura.
3- Como disse, vc terá mesmo que recircular ao elevar a temperatura para o mashout. Na minha experiência com fogo aceso bagunça bem a cama de grãos e o mosto não clarifica direito, tem que continuar recirculando após desligar o fogo e dar o tempo que vc estipulou para o mashout.
4 - Não entendi de onde vc vai tirar essa água de lavagem, que temperatura ela vai estar, mas a extração do açúcar está muito mais em função de uma lavagem bem lenta (baixa vazão de saída) do que pela compactação da cama de grãos. Nessa fase se for fazer manual tenha cuidado em não jogar a água muito perpendicular ao mosto.
5 - Do pouquinho que eu sei acho que não tem nada errado aí, claro que com o tempo, prática e estudo vc vai dar uma lapidada no seu processo.
E, cara, quando for fazer questões que não estão exatamente expressas no tema do tópico, crie um novo. Isso organiza o Fórum e ajuda que outros colegas possam encontrar as reposta para uma possível mesma dúvida.
Grande abraço.