• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

No chill: alguém já fez? opiniões

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe Volken

Active Member
Reaction score
8
Salve cervejeiros!

li a expressão "no chill" em alguns outros tópicos do fórum e fui pesquisar para entender um pouco mais sobre este processo. Porém, como não encontrei um tópico específico, resolvi abrir um para colocar em debate.

O método no chill é usado para evitar o desperdício de água, e consiste em passar o mosto quente pós fervura para um recipiente que armazena 'bem' este mosto quente, e deixado para resfriar em temperatura ambiente, para só então depois de resfriado, ser transferido para um fermentador e ser inoculado o fermento. Pelo o que li nos dois links abaixo, este processo de resfriamento pode durar em torno de 15 a 20 horas, e tem como consequência uma cerveja levemente mais escura e turva, além de que pode apresentar características de amargor mais "duras", para cervejas com carga de lupulagem maior, dado que o lúpulo fica mais tempo em contato com o mosto quente, isomerizando por mais tempo (abre-se também a discussão de se é viável corrigir o timing de adição do lúpulo).

O material que eu li estão nestes dois links:
http://brulosophy.com/2015/02/09/a-year-of-no-chill-lessons-from-a-secret-xbmt/
http://brulosophy.com/2015/11/09/cooling-the-wort-pt-1-no-chill-vs-quick-chill-exbeeriment-results/

Questiono a comunidade cervejeira:
=> alguém já utilizou este método? como foram os resultados?
==> seria viável fazer o no chill utilizando fermentador inox (Brew Bucket da SS Brewtech, por exemplo), e colocando ele na geladeira, para agilizar o processo?

Já utilizei 2 vezes... mas nunca para cervejas onde o aroma de lúpulo seja esperado. Em ambas fiz somente a adição no FWH... daí corrigi no beersmith o tempo para ter a noção exata de quanto iria alcançar de IBU.
Na verdade, 90 minutos é meio que quase um tempo limite para o aumento do amargor, existe até um gráfico com isso por aí (eu não tenho aqui pra te mostrar). De forma que ferver um lupulo por 90 ou 120 minutos não vai aumentar muito o amargor... de 120 minutos em diante então, o aumento é praticamente nulo.

Latest posts

Back