Fala aí galera. Tá bem legal essa discussão aqui. A pouco que to pesquisando tb sobre as NE IPA. Minha ultima IPA que fiz queria essa proposta de um amargor limpo,aromas e sabores bem frutado do lupulo e muito Dry Hopping no hopstand resfriado a 78º com whirpool por 20 min.
Para buscar o frutado dos lupulos e amargor limpo usei uma dose pequena no FWH e fui usando doses legais a partir dos 30'' e aumentando no 20'' 10'' 0'' e hopstand a 78º.
Ficou espetacular apesar de ibu70 ficou bem limpa o amargor, nada agressivo como um ibu70 de West Coast Ipa. Sabor ficou frutado espetacularmente de frutas amarelas (manga, maracujá, tangerina) e o aroma incrivel. usei os lupulos Zythos , Mosaic Cashmere e Centennial na fervura e hopstand e os lupulos Simcoe , Equinox, Azzaca e Enigma no Dry Hopping. Total de 200g no dry e 200g na fervura. Malte Pilsen (90%) Carapils (5%) e Maelanoidina (5%).
Legal!
Acho que um combo de lúpulos desses e nessas quantidades devem ter dado um bela ipa mesmo!
Na minha última eu usei 20% de malte de centeio,algo que já estava curioso para testar numa ipa.Achei legal o "spice" que ele adiciona
,embora de forma bem sútil.De resto foi pilsen,pale ale maris otter e carapils.
Os lúpulos foram amarillo,centennial e vic secret na média de 14g/l.
Também senti esse aroma e sabor pungentes de frutas amarelas e ... goiaba(algo que nunca tinha atingido!).Pelo que li a goiaba vem do combo amarillo-centennial.