• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

NE IPA escurecendo - MUITO - na garrafa

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Como não oxidar o Lupulo?? vc conseguiu?
Minhas suspeitas estavam nele.:confused:
Bebendo rápido, hahaha.

Mas eu tomei alguns cuidados, fiz transferências fechadas, mantive sempre gelada, etc. Mesmo assim com cerca de 30 dias começou a escurecer a versão que engarrafei a partir do postmix.

O mestre cervejeiro da Heady Topper comenta sobre esse escurecimento, diz que é normal. Acho que se o aroma e sabor se manterem então tá tudo certo.

Isso já aconteceu comigo algumas vezes e não concordo com essa de que o aroma não muda.

Pra mim muda completamente. Enquanto está clara eu sinto os ésteres do fermento, e o aroma de lúpulo vai mais pro lado frutado lembrando maracujá. Depois que escurece, os ésteres somem, e o aroma de lúpulo fica mais áspero lembrando casca de laranja.

E se na receita leva malte caramelo, enquanto está fresca eu sinto somado a isso notas de malte, lembrando o cheiro de DME puro. E então quando escurece esse aroma some e dá lugar a um aroma que me remete a damasco seco.

Isso já aconteceu comigo algumas vezes e não concordo com essa de que o aroma não muda.

Pra mim muda completamente. Enquanto está clara eu sinto os ésteres do fermento, e o aroma de lúpulo vai mais pro lado frutado lembrando maracujá. Depois que escurece, os ésteres somem, e o aroma de lúpulo fica mais áspero lembrando casca de laranja.

E se na receita leva malte caramelo, enquanto está fresca eu sinto somado a isso notas de malte, lembrando o cheiro de DME puro. E então quando escurece esse aroma some e dá lugar a um aroma que me remete a damasco seco.
NeoRamza, não tava me referindo ao teu caso.

Tava sendo generalista, citando o exemplo da Heady Topper, uma das NEIPAs pioneiras, que também escurece, mas mantém as outras características.

Obviamente que se sua IPA tá perdendo sabor e aroma de lúpulo, além de escurecer, você tem um problema.

NeoRamza, não tava me referindo ao teu caso.

Tava sendo generalista, citando o exemplo da Heady Topper, uma das NEIPAs pioneiras, que também escurece, mas mantém as outras características.

Obviamente que se sua IPA tá perdendo sabor e aroma de lúpulo, além de escurecer, você tem um problema.

@matozo, estou mais com o @NeoRamza.

as cervejas envelhecem (oxidação pode ou não ocorrer) e este envelhecimento traz mudanças na percepção. Além disto os aromas e sabores do lúpulo tendem a alterar e reduzir com o tempo. Outros aromas e sabores tendem a aparecer. É da vida.

O aroma sumir não é necessariamente um problema e sim uma certeza (sumir rapidamente sim é um problema).

No que eu entendi do Kimmich (the Alchemist) ele fala que as escurecidas são evoluções no tempo da Head Topper e que cada uma tem suas virtudes e características próprias, algo tipico de uma "cerveja viva". Não lembro de ele dizer que tem as mesmas características e sim de dizer que continuavam sendo ótimas cervejas. Até vou rever o vídeo.

@matozo, estou mais com o @NeoRamza.

as cervejas envelhecem (oxidação pode ou não ocorrer) e este envelhecimento traz mudanças na percepção. Além disto os aromas e sabores do lúpulo tendem a alterar e reduzir com o tempo. Outros aromas e sabores tendem a aparecer. É da vida.

O aroma sumir não é necessariamente um problema e sim uma certeza (sumir rapidamente sim é um problema).

No que eu entendi do Kimmich (the Alchemist) ele fala que as escurecidas são evoluções no tempo da Head Topper e que cada uma tem suas virtudes e características próprias, algo tipico de uma "cerveja viva". Não lembro de ele dizer que tem as mesmas características e sim de dizer que continuavam sendo ótimas cervejas. Até vou rever o vídeo.

Jean, ele fala que a cerveja muda completamente e na minha interpretação ele tá falando mais no sentido da cerveja ir 'arredondando'. Até porque em seguida ele abre uma lata com 8 meses e diz que tem aroma de lúpulo, ótima sensação na boca e tem sabor de lúpulo evidente e fresco.

São essas características que eu estou me referindo.

Essa parte da cerveja mais escura de 8 meses é por volta dos 5 minutos no vídeo.

Na minha análise sem qualquer emabasamento científico é: muito lúpulo na parte fria e pouco oxigênio dissolvido você vai ter escurecimento, mas as características do lúpulo se mantém por um tempo. Muito lúpulo na parte fria e muito oxigênio dissolvido você tem, além do escurecimento, perda de sabor e aroma do lúpulo rapidamente.

Jean, ele fala que a cerveja muda completamente e na minha interpretação ele tá falando mais no sentido da cerveja ir 'arredondando'. Até porque em seguida ele abre uma lata com 8 meses e diz que tem aroma de lúpulo, ótima sensação na boca e tem sabor de lúpulo evidente e fresco.

Essa parte da cerveja mais escura de 8 meses é por volta dos 5 minutos no vídeo.

Na minha análise sem qualquer emabasamento científico é: muito lúpulo na parte fria e pouco oxigênio dissolvido você vai ter escurecimento, mas as características do lúpulo se mantém por um tempo. Muito lúpulo na parte fria e muito oxigênio dissolvido você tem, além do escurecimento, perda de sabor e aroma do lúpulo rapidamente.

No caso da Heady, tem fator lata, que não estamos considerando. Afinal, mesmo em garrafas ambar há fotoxidação.

Um detalhe importante que me passou despercebido da primeira vez que vi:
8 meses de idade, mas guardada refrigerada.

Já vi muitos relatos de diferença de frescor de lúpulo em lata e em garrafa. As latas aparentemente conservam melhor.

Saberei um pouco mais nas próximas semanas pois vou estar engarrafando a minha NEIPA de Cascade/Equinox (15g/l) com somente adição pós fervura:
120g no whirlpool, 100g com 3 dias de fermentação e 100g num DH de 7 dias (a fazer ainda).

Pois é, ela não mantem. O aroma muda. Pode continuar aromática, mas é um aroma diferente. Não que isso seja melhor ou pior.

Não tenho mais, tá resolvido 100%, como já relatei antes.

Pois é, ela não mantem. O aroma muda. Pode continuar aromática, mas é um aroma diferente. Não que isso seja melhor ou pior.

Rapaz, eu desconhecia essa sua experiência sensorial com Heady Topper velha, hahaha.

Cheguei na mesma conclusão que o escurecimento é devido às oxidação de polifenóis devido à alta carga de Lúpulos. Não é aquela oxidação que dá o off flavor do papelão. Mas sim um escurecimento da breja e alguma alteração de aroma e sabor.

Única forma de evitar é redobrar os cuidados com o contrato com oxigênio. Que pra caseiro é extremamente difícil...

Rapaz, eu desconhecia essa sua experiência sensorial com Heady Topper velha, hahaha.

Já tomei ela várias vezes, mas nunca tive coragem de guardar por mais de 4 meses, afinal é sua cerveja muito cara e difícil de comprar mesmo nos EUA, e eu não queria desperdiçar nenhuma lata. De qualquer maneira eu não disse que isso é exclusivo da Topper, já percebi a mesma coisa com outras cervejas extremamente lupuladas como a Jack Hammer. Eu já bebi a Jack mais de 100x, e muitas delas já vencidas há muito tempo, e muito das minhas impressões vieram daí.

Naquele vídeo o Kimmich não disse em nenhum momento que se aroma muda ou não muda, só disse que continua com aroma de lúpulo. No mais se você quiser a opinião de alguém que degustou uma Topper nova e uma velha lado a lado e expressou as percepções, pode ver aqui:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=vsMXALE9ZIE[/ame]

Já tomei ela várias vezes, mas nunca tive coragem de guardar por mais de 4 meses, afinal é sua cerveja muito cara e difícil de comprar mesmo nos EUA, e eu não queria desperdiçar nenhuma lata. De qualquer maneira eu não disse que isso é exclusivo da Topper, já percebi a mesma coisa com outras cervejas extremamente lupuladas como a Jack Hammer. Eu já bebi a Jack mais de 100x, e muitas delas já vencidas há muito tempo, e muito das minhas impressões vieram daí.

Naquele vídeo o Kimmich não disse em nenhum momento que se aroma muda ou não muda, só disse que continua com aroma de lúpulo. No mais se você quiser a opinião de alguém que degustou uma Topper nova e uma velha lado a lado e expressou as percepções, pode ver aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=vsMXALE9ZIE
O Kimmich diz 'fresh hops' na lata velha. E essa discussão não tá agregando nada mais. Paro por aqui.

Querendo ressuscitar o tópico...

Afinal de contas, alguém usando priming conseguiu resolver o escurecimento das NEipas?

A minha engarrafei dia 26 de maio. Daqui um tempo passo atualizações

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Retornando.

15g/l de lúpulo.

120g no flame-out
80g no 4°dia de fermentação
100g 6 dias de dry hopping.

Cascade e equinox 50/50

Engarrafei com primming

Foto 1: dia da brassagem
Foto 2: dia do envase
Foto 3: 7 dias de carbonatada
Foto 4: 10 dias carbonatada
Foto 5: na contra luz.
ebba55f18b2a732999f10b01e30c5d12.jpg
0733ab53670038b37e6a7a5dc0cf4fd5.jpg
7310362cb50f87bd5a5a82b251764e55.jpg
c14a8a5ad44f7b8e323c58be00c2631c.jpg
07d275757543f344da0c7f0590f2e839.jpg

Sim. Deu uma escurecida, agora vou acompanhar semana a semana

Atualizando.
Mais uma semana. Aparentemente não escureceu mais.

Mas notei que a primeiro copo estava mais claro que o segundo que pegou o fundo da garrafa.

Quanto a aroma e sabor tudo igual. O sabor é tão intenso que após um gole não se sente mais o aroma do copo. Tem que se esperar uns 3 min para que o nariz passe a perceber novamente o aroma. O retrogosto ácido de abacaxi, laranja e frutos amarelos fica por muito tempo. Pede mais um gole.
49743c796d66f58d3f6e45dbee374e18.jpg
54586f96944c19e94d749e3c9fffa0df.jpg

Mais uma atualização. A mesma cerveja, do mesmo lote, engarrafadas no mesmo dia e guardadas no mesmo local.
Uma meu sócio agitou a garrafa antes de abrir, a outra eu gelei e servi com cuidado.

c9a6580b9c9010b24057e4832b1b2c4d.jpg
22248d80c45dfdf2688c9bb8b341528a.jpg

Mais uma atualização. A mesma cerveja, do mesmo lote, engarrafadas no mesmo dia e guardadas no mesmo local.
Uma meu sócio agitou a garrafa antes de abrir, a outra eu gelei e servi com cuidado.

c9a6580b9c9010b24057e4832b1b2c4d.jpg
22248d80c45dfdf2688c9bb8b341528a.jpg

Poxa, sacanagem colocar lado a lado uma foto chinfrim com uma ao ar livre com iluminação natural, na contra luz hahaha.

Poxa, sacanagem colocar lado a lado uma foto chinfrim com uma ao ar livre com iluminação natural, na contra luz hahaha.

Era "o que a casa oferecia".

Sim a propaganda é a alma do negócio.

Mas falando sério, o resíduo de lúpulo que fica no fundo das garrafas me parece ser o maior vilão do escurecimento. Como eu já tinha dito, o segundo copo da garrafa sempre é mais escuro.

No caso da clara, a cerveja foi gelada rapidamente (1h de freezer). Talvez deixando mais tempo gelada possa ainda melhorar mais a cor.

De se destacar a boa formação e incrível retenção da espuma. Mas também, com a quantidade de aveia usada, não se esperaria algo diferente.

De se destacar a boa formação e incrível retenção da espuma. Mas também, com a quantidade de aveia usada, não se esperaria algo diferente.
Falando em aveia, li por aí que é um grão mais propenso à oxidação tb, pode ser uma peça a mais no quebra-cabeça do escurecimento.

Falando em aveia, li por aí que é um grão mais propenso à oxidação tb, pode ser uma peça a mais no quebra-cabeça do escurecimento.

Boa @matozo, se tiver a referência ou o link seria bem interessante.

Como no meu caso foram 20% de aveia em flocos, isto pode contribuir no problema.

Acho que o problema não está no lúpulo não. Pelo contrário, altas lúpulagem ajudam na preservação cobra oxidação, por possuir substâncias anti oxidante.

Acho que o maior violão pode ser a aveia mesmo é a a clarificação na brassagem mal feita.

Eu já tive o mesmo problema em cervejas muito lupuladas que não levam nada de aveia, como por exemplo os clones que tentei fazer das BrewDog Punk e JackHammer.

Matozo, fiz um teste aqui com dry hop direto em um barril de 10 litros, coloquei 50g de lúpulo em hop bag, fechei (para conseguir vedar tive que amarrar o hop com fio dental que fervi) e borbulhei CO2 pela linha de serviço tirando todo o ar. Depois de 1 semana eu mudei a cerveja para um outro barril e a última que tirei foi com uns 3 meses depois do dia do embarrilamento e estava igual.
Vou até reconectar o barril hoje, uns 4 meses depois, para ver como ela está, mas acho que deu certo.

tu deixaste o dry hop por 4 meses???

Back