• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Mosto passando dentro do Chiller

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunonacari

Well-Known Member
Reaction score
30
Fiz minha primeira brassagem esse fds e resfriei o mosto utilizando dois chillers de alumínio imersos em água com gelo.

http://farm2.staticflickr.com/1628/25525449601_6b87a285d4_b.jpg

Deixei os dois com diluição de iodofor dentro antes do processo de resfriamento.

Consegui resfriar cerca de 13 litros de cerveja para 30º em menos de 10min.

Não quis utilizá-lo imerso no mosto, pois como podem ver, externamente ele está pintado eletrostáticamente, não sei se soltaria alguma partícula no calor.

Minha dúvida é: existe algum risco de contaminação (maior), gosto ou qq problema q possa existir com essa prática???

Fiz minha primeira brassagem esse fds e resfriei o mosto utilizando dois chillers de alumínio imersos em água com gelo.

http://farm2.staticflickr.com/1628/25525449601_6b87a285d4_b.jpg

Deixei os dois com diluição de iodofor dentro antes do processo de resfriamento.

Consegui resfriar cerca de 13 litros de cerveja para 30º em menos de 10min.

Não quis utilizá-lo imerso no mosto, pois como podem ver, externamente ele está pintado eletrostáticamente, não sei se soltaria alguma partícula no calor.

Minha dúvida é: existe algum risco de contaminação (maior), gosto ou qq problema q possa existir com essa prática???

O sistema é mais ou menos como um de contra fluxo funciona, conhece? Tem sim riscos diferentes de contaminação que devem ser controlados.

O sistema é mais ou menos como um de contra fluxo funciona, conhece? Tem sim riscos diferentes de contaminação que devem ser controlados.

Sim, conheço. Como não é um chiller "padrão" de mercado, fiquei com pé atrás. Mas acho que sanitizei direito e no final do processo passei água fervendo pra tirar qq coisa q tenha ficado lá.

Valeu!!

Sim, conheço. Como não é um chiller "padrão" de mercado, fiquei com pé atrás. Mas acho que sanitizei direito e no final do processo passei água fervendo pra tirar qq coisa q tenha ficado lá.

Valeu!!
Essa pintura acredito que acaba diminuindo a condução do calor, de qualquer forma acho legal sempre antes colocar em água fervente, é o que eu faço com meu chiller de placas, além de lavar sempre que uso.

Back