• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Moagem de grãos, calibrando a distância entre os rolos.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Dylonxl

New Member
Reaction score
0
Possuo um moedor de malte (2 rolos em inox) e adquiri recentemente um calibrador de moinho de rolos no site Lamas brew shop. Ele mede a distância dos rolos indo de 0.05 a 1 mm. Meus rolos podem ser calibrados entre 0,5 a 3 mm.
Minha dúvida é:
Qual seria a distância ideal entre os rolos? Essa distância pode variar em relação aos diferentes tipos de malte?
Qual a distância que caracteriza uma moagem fina e uma moagem grossa?
Procurei aqui pelo forum, mas não encontrei nada específico.
Agradeço a ajuda de possível!

Possuo um moedor de malte (2 rolos em inox) e adquiri recentemente um calibrador de moinho de rolos no site Lamas brew shop. Ele mede a distância dos rolos indo de 0.05 a 1 mm. Meus rolos podem ser calibrados entre 0,5 a 3 mm.
Minha dúvida é:
Qual seria a distância ideal entre os rolos? Essa distância pode variar em relação aos diferentes tipos de malte?
Qual a distância que caracteriza uma moagem fina e uma moagem grossa?
Procurei aqui pelo forum, mas não encontrei nada específico.
Agradeço a ajuda de possível!

Olá Dylonxl,

A distância entre os rolos depende muito do seu sistema. Eu faço duas moagens, uma a 1,15 mm e a segunda a 0,85 mm. Na gringa, já vi gente falando que usa até 0,45 mm.
Se você usar BIAB, faz mais fino que é sucesso. Se usar bazuca, fica na faixa dos 0,90 mm e se entupir, ou você abre mais na próxima vez ou coloca casca de arroz.
Abraço

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Eu uso uma panela automatizada com fundo falso e recirculação contínua. Meu medo é moer duas vezes ficando muito fino e causando o entupimento do sistema de recirculação. Já vi referência que falam no valor de 1.3 a 1.7 mm.
Existe algum malte que é melhor uma moagem mais fina ou mais grossa?

Back