• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Misturador para Panela Cervejeira - DIY

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xagner

Member
Reaction score
8
Pessoal, adaptei na minha panela de mostura um motor de limpador de para-brisa, com fonte 12V e um controlador de velocidade para o motor.
Com algumas adaptações e construções e solda em aço inox, agora posso relaxar enquanto o malte fica doidão girando na panela.

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=3c0Sjx025J8"]https://www.youtube.com/watch?v=3c0Sjx025J8[/ame]

Quem quiser mais detalhes e fotos, escreve aí.
Abraços a todos.

Opa,

O seu ficou show com esse controle de velocidade. O meu eu fiz bem mais simples e funciona muito bem !

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=F291ULy6GJI&list=UU5inx9p-Ossgvk7HzxMP9ig"]https://www.youtube.com/watch?v=F291ULy6GJI&list=UU5inx9p-Ossgvk7HzxMP9ig[/ame]

abraço !

Opa,

O seu ficou show com esse controle de velocidade. O meu eu fiz bem mais simples e funciona muito bem

abraço !

Rapaziada, até quantos Kg de malte vocês acreditam que este motorzinho aguenta? costumo mosturar com uns 30/33kg! Utilizo sistema HERMS, acreditam que manter ele girando iria ocasionar problemas de entupimento na malha de filtragem (utilizo uma mangueira dessas igual do vídeo)?

bem, o meu aguenta 50k por vez, mas o maior problema é o dimensionamento das pás, e a velocidade.... uso na ligação de baixa rotação, fiz a montagem em dois estágios, em cima (uns 10cm abaixo o limite superior) e outro passando 2 cm do filtro no fundo(não é nem fundo falso nem bazooka), e eles remetem o malte para cima mantendo um fluxo constante para minimizar o efeito da convecção térmica, consigo manter uma temperatura muito uniforme, o posso termométrico fica entre os segmentos de pás.

No meu caso o máximo que já usei foi 13Kg de malte, pois minha panela não aguenta mais que isso. Depois de umas 3 horas de brassagem ele está quente, mas aguenta bem.

abraço

bem, o meu aguenta 50k por vez, mas o maior problema é o dimensionamento das pás, e a velocidade.... uso na ligação de baixa rotação, fiz a montagem em dois estágios, em cima (uns 10cm abaixo o limite superior) e outro passando 2 cm do filtro no fundo(não é nem fundo falso nem bazooka), e eles remetem o malte para cima mantendo um fluxo constante para minimizar o efeito da convecção térmica, consigo manter uma temperatura muito uniforme, o posso termométrico fica entre os segmentos de pás.

O seu motor é desses motorzinhos de para-brisa de caminhão também?

não é de para brisa, mas é um motor 24v DC com uma caixa de redução sem fim, muito antigo, tem um torque incrível.
mas até na aparência são parecidos... não sei qual era a aplicação dele, comprei em um ferro velho, mas como mencionei, as pás é que dirão se ele vai dar conta ou não.

Cara, eu uso no máximo 15Kg Acho que ele não moveria tanto malto quanto você quer.
No seu caso acho melhor investir em um motor de 1/2 de HP, corrente contínua com caixa de redução.

Cara, esquenta sim mas aguenta tranquilo. Ele foi feito para caminhão então deve ser dimensionado para ficar ligados por horas....

abração

Cara, esse motor esquenta muito?
O meu 12V quase ferve, um dia ele vai pifar. Acho que vou procurar um de 24V quem sabe não esquente tanto.

Pessoal, dúvida boba.. qual a vantagem em mexer a cama de grãos? Vi que os sistemas tribloco usam isso, mas não como ajudaria na clarificação da cerveja ou em outro processo.

Pessoal, dúvida boba.. qual a vantagem em mexer a cama de grãos? Vi que os sistemas tribloco usam isso, mas não como ajudaria na clarificação da cerveja ou em outro processo.

Se você usar fundo falso, nenhuma.

Se você usar bazooca, tem que mexer quando o fogo estiver ligado, para não queimar o fundo.

pessoal minha bazuka é feito por um tubo de inox, teria problemas essa pá giratória mais baixa ficar a uns 5cm do fundo da panela ?

mais ou menos parecido com essa da foto so que feito de um tubo de inox

Attachments

• DSC_2901_blog1.jpg
    DSC_2901_blog1.jpg
    52.1 KB
Já ví gente usando fundo falso e ficar mexendo com a pá mesmo, o tempo todo...

Mas, não existe vantagem alguma nisso, pelo contrário.

Fora o trabalho que dá...

Exatamente, Antônio.. além de correr o risco de danificar o próprio fundo falso!

Vc sabe como funcionam os equipamentos em tribloco? To na busca de entender a lógica toda e montar um projeto! Vi que eles usam uma panela de mash (em que vi os misturadores) e uma de lavagem separada, mas não entendi o porque dessa separação..

Exatamente, Antônio.. além de correr o risco de danificar o próprio fundo falso!

Vc sabe como funcionam os equipamentos em tribloco? To na busca de entender a lógica toda e montar um projeto! Vi que eles usam uma panela de mash (em que vi os misturadores) e uma de lavagem separada, mas não entendi o porque dessa separação..

Separa em duas pra liberar a panela de mostura e já poder começar a próxima brassagem em seguida enquanto filtra a anterior. É questão de aproveitamento de tempo, necessário pra indústria.

Separa em duas pra liberar a panela de mostura e já poder começar a próxima brassagem em seguida enquanto filtra a anterior. É questão de aproveitamento de tempo, necessário pra indústria.

Boa, Fagner! Ajudou bastante, muito obrigado!
Mas vc bombeia os grãos pra outra panela ou só o mosto e vai filtrando nela?
Se for a segunda opção, seria pra limpar os grãos da panela de mostura, colocar mais água e malte e fazer outra leva? Ou é usado o mesmo bagaço (pergunta meio idiota, mas vai saber kkkkkk)?

Pessoal, obrigado pelos comentários e pelas respostas no tópico.
Gostaria de dizer que antes de mexer os grãos com motor o rendimento das minhas brassagens eram menores ou seja, eu precisava de mais grãos para atingir a mesma densidade que atinjo hoje com menos grãos.
Uma coisa é mexer com a colher, outra é ter um motor que fica o tempo que você quer funcionando.
Isso trás algumas vantagens SIM.
E a maior delas é que como usamos fogo só no fundo da panela é importante homogenizar a temperatura, para que todos os grão aqueçam da mesma forma. As pás do mexedor devem fazem isso, " lançam " a água e grãos do fundo para cima.
As outras vantagens vem de arrasto mas estão relacionadas a temperatura que é constante ( ou varia bem pouco em relação ao funco e o topo da panela ) - não caramelização, não queimar grãos, etc.
Eu uso bazooca, nunca usei fundo falso, mas a questão de mexer é a mesma.
Abraços.

fiz algo bem parecido, mas para que nao ocorresse o aquecimento colei dissipadores de calor e adaptei um cooler na lateral.

Pessoal terminando aki de montar meu equipamento, fiz mundo falso e tb o filtro com malha inox, acham que seria desnecessário os dois?

Qual a potência desse motor?
Estou montando um equipamento novo e já quero deixar dimensionado pra usar um motor desses no futuro.

Você já está vendendo o misturador por encomenda? Se sim, quanto fica ele em inox, com duas pás, com tampa de 60cm de diâmetro e motor que suporta uma panela de 170l?

Da pra usar o misturador com fundo falso e resistência ou vai caramelizar? Tenho essa dúvida pois só vejo o pessoal usar resistência com bomba.
Abs

Enviado de meu LG-H736 usando Tapatalk

Da pra usar o misturador com fundo falso e resistência ou vai caramelizar? Tenho essa dúvida pois só vejo o pessoal usar resistência com bomba.
Abs

Enviado de meu LG-H736 usando Tapatalk

Eu acho muito legal esses projetos, mas não há a necessidade de mexer constantemente o mosto.

Isso além de causar perda de calor, deixa o mosto mais "grudento"...

Na mostura, chega-se na temperatura alvo, tampa-se a panela e aguarda 1,5 horas...

Mexer e/ou corrigir temperatura fará pouca diferença no resultado final...

Tem um post fixo do Guenter onde ele explica essa questão da correção de temperatura...

Back