• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Migrando para Equipamento 40L

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Reaction score
17
Bom dia meus queridos,

Estou muito satisfeito com meu equipamento simples de 20L e estou aprendendo muito, já domino bastante (calculo de perdas, evaporação, volumes etc) o que tenho e venho já estudando e lá pro início do ano que vem vou migrar para um equipamento maior de 40L.

Tenho em mente um brewstand de 3 andares com fogareiros embutidos, três panelas de inox (ou alumínio mesmo), sistema de fundo falso, uma bomba chugger, e aumentar minha capacidade de fermentação de 40L atuais para 80L (utilizando aquelas bombonas azuis).

As dúvidas que me vieram até o momento foram as seguintes:

1) Terei de confeccionar ou mandar fazer esse brewstand? Vale a pena comprar pronto?

2) Recomendam panelas em inox?

3) A bomba chugger dá conta de transferir pros fermentadores tranquilamente? Uma é suficiente?

O que vier surgindo de dúvida eu vou perguntando.

E o que tiverem de dicas eu aceito!!

Um abraço!

1) fazer ou nao o brewstand, depende muito da sua habilidade com soldas etc..., se voce se garante eu acho mais legal fazer!

2) minha opinião pessoal sobre panela de inox vai mais do orçamento do buneco, se tiver sobrando vai de inox, porem aluminio faz a mesma coisa!

3) bomba chugger faz horrores, procura videos dela funcionando no youtube!

abc

Bom dia meus queridos,

2) Recomendam panelas em inox?

O que vier surgindo de dúvida eu vou perguntando.

E o que tiverem de dicas eu aceito!!

Um abraço!

Panela de inox tem menor condutividade térmica do que alumínio. Se for migrar para ela, utilize resistência elétrica, assim fica mais eficiente.

Outro ponto é: não esqueça de calcular o tamanho correto da panela. Para levas de 40L, vai precisar de uma panela de 60L (eu tenho panelas de 60L, dá para fazer 40 sussa.

Cuidado com na hora de medir a temperatura. A diferença entre o fundo da panela é grande.

Tente fazer as levas perto da geladeira. Eu faço longe e sempre tenho que fazer um baita esforço para levar fermentadora cheia até a geladeira hahaha

Panela de inox tem menor condutividade térmica do que alumínio. Se for migrar para ela, utilize resistência elétrica, assim fica mais eficiente.

Outro ponto é: não esqueça de calcular o tamanho correto da panela. Para levas de 40L, vai precisar de uma panela de 60L (eu tenho panelas de 60L, dá para fazer 40 sussa.

Cuidado com na hora de medir a temperatura. A diferença entre o fundo da panela é grande.

Tente fazer as levas perto da geladeira. Eu faço longe e sempre tenho que fazer um baita esforço para levar fermentadora cheia até a geladeira hahaha

Nesse caso pretendo utilizar bomba pra transferência de mosto já com o fermentador dentro da geladeira! Acho mais prático do que levantar todo esse peso hahah

Não dá pra usar inox com fogareiros?

Nesse caso pretendo utilizar bomba pra transferência de mosto já com o fermentador dentro da geladeira! Acho mais prático do que levantar todo esse peso hahah

Dá para usar sim, mas você vai gastar mais gás e tempo com isso. Se a patroa tiver uma panela de inox na cozinha, faça um teste comparando uma panela de alumínio.

Também fazia leva de 20L. Esse fds vou estrear a panela de 68l. Comprei de alumínio mesmo. A diferença de preço é muito grande.

Minha ideia para transferir o mosto para o fermentador é primeiramente transferir da panela de fervura, depois do resfriamento, para baldes plásticos alimentícios de 20 L. Após isso, transferir dos baldes para o fermentador (bombona de 50l) já dentro da geladeira. pra fazer essa transferência adquiri um auto-sifão que vou estrear esse fds também.

Para engarrafar, depois da fermentação, usarei esse mesmo auto-sifão, fazendo o processo em ordem invertida, ou seja, transferir para os baldes fermentadores de 20L, e daí envasar nas garrafas. Acho que nesse caso não dá para usar a bomba. Essa é uma vantagem do sifão.

Se alguém antever algum problema nisso por favor me avise.

Tenho um BrewStand da Indupropil para 20L e utilizo panelas de inox. Até o momento fiz 5 brassagens e não gastei 1 botijão de 13kg de gás.

Sempre fiz aeração após o resfriamento atraves de splash mesmo, deixando cair no balde fermentador e fazendo bolhas.

No caso de 40 litros, como posso resfriar e aerar o mosto?

Utilizo fermento seco

Sempre fiz aeração após o resfriamento atraves de splash mesmo, deixando cair no balde fermentador e fazendo bolhas.

Utilizo fermento seco

Esse fds fiz minha primeira brassagem de 40l. Além de fazer o que fazia antes, deixar cair da panela de fervura (depois de resfriado) para o balde de 20L (usei dois baldes), despejei os baldes de 20 litros dentro do fermentador de 50 litros que já estava no freezer. Acho que isso ajudou na aeração também. A principio iria transferir do balde para o fermentador por sifonamento, mas achei que despejando iria ajudar na aeração.

Utilizo fermento seco

Eu uso bomba de aquário com filtro bacteriológico e pedra difusora inox, tem funcionado bem(uso fermentos líquidos geralmente).

Back