• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Mexer ou não durante a brassagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gapler

New Member
Reaction score
0
Boa tarde, pessoal... acho que o título já diz tudo, mas...

Utilizo uma panela específica só para a brassagem, não utilizo fundo falso nela, nem mesmo bomba de recirculação.

Nesse caso, devo ficar sempre mexendo com a colher durante todo o processo de brassagem?

bom, não sou experiente, na verdade ainda sou bem noob no assunto, estou pesquisando pra fazer a 1ª brassagem, mas ainda assim vou tentar ajudar.

Precisa só quando o fogo estiver ligado, para não caramelizar os grãos que estão no fundo.
por exemplo, tu iniciou com a temp lá no 75ºC, colcou os grãos e caiu pra 60ºC. Mas sua mosturação será na casa dos 68ºC, quando o fogo estiver ligado subindo a temperatura, deveras mexer sim.
Ao atingir, li em um dos tópicos do mestre @guenther que não precisamos corrigir a temperatura obrigatoriamente (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203)

assim que comecei no fórum me deram a dica de ler os tópicos fixos, li e solucionou muito minhas dúvidas. Te indico o mesmo.

:mug:

Como diria o Arnaldo, a regra é clara (para alguns, incluindo eu):

O fogo está ligado ? mexe.
O fogo está desligado ? deixa quieto.

Normalmente, em caso de rampa única, esquenta a água, desliga o fogo, arria os maltes, mexe para não empelotar, fecha a panela e espera 60-90 min.

Eu elevo a temperatura da agua até uns 4 ou 6 graus acima da temperatura desejada, coloco os maltes dentro, verifico se chegou aonde queria, tampo e deixo 60 minutos sem tocar na panela.
Terminados os 60 minutos, teste do iodo, se tiver ok parto pra proxima fase.
Nesses 60 minutos, sem isolamento, minha panela perde 2 graus mais ou menos, dependendo da epoca do ano (temperatura ambiente). Não acho que uma variação tão pequena vá influenciar alguma coisa. Se isolar, melhor ainda, não perde praticamente nada.
:mug:

por exemplo, tu iniciou com a temp lá no 75ºC, colcou os grãos e caiu pra 60ºC. Mas sua mosturação será na casa dos 68ºC, quando o fogo estiver ligado subindo a temperatura, deveras mexer sim.

Cara,
para que caia de de 75ºC para 60ºC com a colocação do malte, só se form malte congelado.... :D

cai em torno de 4ºC, a não ser que seja muito malte e pouca água.

como diria o arnaldo, a regra é clara (para alguns, incluindo eu):

O fogo está ligado ? Mexe.
O fogo está desligado ? Deixa quieto.

Normalmente, em caso de rampa única, esquenta a água, desliga o fogo, arria os maltes, mexe para não empelotar, fecha a panela e espera 60-90 min.

+1.

Tem meu voto essa prática!!

Falar em mexer ou não, fiz uma cagad@ ontem. Coloquei a agua pra esquentar, quando chegou perto dos 73 graus baixei o fogo e fui acompanhando.
Botei o malte dentro da agua, tampei a panela e esqueci de desligar o fogo.
Quando vi ja tava batendo nos 82. Tudo pro lixo.
:smack:

Boa tarde, pessoal... acho que o título já diz tudo, mas...

Utilizo uma panela específica só para a brassagem, não utilizo fundo falso nela, nem mesmo bomba de recirculação.

Nesse caso, devo ficar sempre mexendo com a colher durante todo o processo de brassagem?

Se você aguentar 1h mexendo direto não tem problema. Vai extrair açúcar mais rápido mexendo direto, mas também vai gastar mais energia. Eu faria um sistema pra mexer automático com a panela tampada.

Cara,
para que caia de de 75ºC para 60ºC com a colocação do malte, só se form malte congelado.... :D

cai em torno de 4ºC, a não ser que seja muito malte e pouca água.

auhuhauhahauhauahuahauhauhau

acabou acontecendo um erro de digitação, leia-se 70ºC

uhauhauhauhuahauhauhauahuah

ainda bem que optei pelo hermes só mexo para homogenizar e ou na fase de gelatinização quando uso alguns tipos de malte e adjuntos depois deixo o pau quebrar se mexer

Então... o problema então passa a ser o seguinte. Consigo um bom controle de temperatura no meu fogão. Se eu subir a temperatura em 68o por exemplo eu consigo manter com o fogo baixo a mesma temperatura até o final. Não sobe nem diminui um único grau... Aí eu não preciso ficar no liga/desliga... só que, pelo jeito, vou ter que continuar no mexe mexe...

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk

Então... o problema então passa a ser o seguinte. Consigo um bom controle de temperatura no meu fogão. Se eu subir a temperatura em 68o por exemplo eu consigo manter com o fogo baixo a mesma temperatura até o final. Não sobe nem diminui um único grau... Aí eu não preciso ficar no liga/desliga... só que, pelo jeito, vou ter que continuar no mexe mexe...

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
A princípio, se iniciar em 68°C e desligar, provavelmente vais ter no mínimo uns 66°c depois de uma hora parado e com o fogo desligado. Isto para 20l

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

A princípio, se iniciar em 68°C e desligar, provavelmente vais ter no mínimo uns 66°c depois de uma hora parado e com o fogo desligado. Isto para 20l

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Meu volume inicial de brassagem é de 10L, no final de uma hora, tenho uma perda de 2 a 3 gaus, dependendo da temperatura ambiente.
Caso não queira ficar mexendo, é simples de fazer um isolamento pra por em volta da panela pra evitar essa perda, que a meu ver é insignificante e não vai mudar nada na qualidade da cerveja.
Existem mantas térmicas pra vender em lojas de camping que da pra recortar, ou até uma toalha de banho enrolada em volta da panela ja ajuda.

Back