• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Mesma panela para brassagem e fervura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ricardoreiter

Member
Reaction score
2
Boa noite, estou iniciando nesse mundo de cerveja caseira e estou com uma dúvida em relação à panela. Como estou iniciando e quero economizar dim dim, gostaria de poder comprar somente uma panela para o processo todo.

Procurando pela internet li que na panela de brassagem a válvula extratora deve ficar no mais fundo possível para não ter desperdício do mosto na hora de passar para a fervura. Porém na panela de fervura ela deve ficar um pouco acima do fundo para que ao passar pro fermentador, não leve junto o trub.

Como quero montar minha panela, pensei em adicionar 2 válvulas, uma no fundo para a brassagem com uma bazooka, e outra um pouco mais acima para a fervura. A dúvida seria se isso pode prejudicar a cerveja de alguma forma, se é uma boa ideia ou se é melhor deixar somente uma válvula bem no fundo como li na maioria dos sites. Obrigado desde já :D

Fala cara, tranquilo.
Pelo que entendi ela vai ser pra mostura e pra fervura. Assim. O liquido só sai de lá por definitivo apos a fervura certo??

A meu ver, não tem pq vc tirar todo o mosto ate a última gota sendo que vc vai devolver pra própria panela.

Então pra que a torneira de brassagem? Concorda q vc não vai ter nenhuma perda visto que o lugar de onde vc vai retirar e o mesmo de destino?

Abs!!

Complementando. O principal e vc definir seu método de produção.

Se for biab, e mais simples. Pq ai e só puxar o saco de voil e já ta tudo pronto pra ferver.

Se quiser usar um fundo falso, ai sim e interessante uma torneira mais baixa, mas mesmo assim vc vai ter q ter uma panela livre pra escoar tudo. Então foge da ideia inicial.

Eu, particularmente. Se fosse seguir sua ideia, teria uma panela de fervura normal e faria por biab.. Mais pra frente compraria uma panela de mostura com fundo falso ou bazzoka dependendo da preferencia.

Boa sorte ai.

Opa!

Mas antes da fervura eu não devo descartar os grãos? E como eu iria filtrar sem a válvula de brassagem com a bazooka?

Eu iria fazer a brassagem, filtrar, passar o mosto para o balde fermentador, limpar a panela e passar de volta o mosto para a panela e seguir com a fervura.

Opa agora que vi seu novo post.
A princípio eu não iria usar BIAB, e ao invés de um fundo falso usaria uma bazooka. Ao escoar seria para o balde fermentador como li na internet que algumas pessoas fazem, depois retornando para a panela limpa. Será que vale a pena fazer essa gambiarra na panela? Ou o melhor seria ter somente a panela com valvula de mostura e passar um pouco do trub para o fermentador? Ou então usar o método BIAB como você sugeriu.
Abraços!

Cara, pode ser bobagem o que to falando, mas não sei se os plásticos de fermentadores são todos indicados pra líquidos com temperatura relativamente elevada.. No nosso caso, acima de 70 graus.
Se o seu for, blza.. Manda bala. Mas grande parte não eh.. Segue a mesma regra das bombas de maquina de lavar louças.

Por isso que comentei. O principal e saber sua técnica.

Quanto a sua pergunta. De modo algum duas torneiras na mesma panela vai ser ruim. Pode fazer assim sem problemas.
Mas se sua intenção depois for comprar uma panela a mais vai ser um dinheiro jogado fora.
Porem, se for continuar usando só ela.. Não vejo problemas.

Abs!

Não sei se vale a pena a gambiarra. Vc ta querendo economizar e vão gastar em algo não mt necessário.
Acho q só a torneira na altura da mostura ta ótimo.
Um jeito fácil de não levar muito trub, poe um calco na panela em baixo da torneira de modo que ela fique ligeiramente inclinada. Assim todo trub vai acumular na parte de tras e não vai tanto pro fermentador.

Hmm não tinha pensado nisso do plástico dos fermentadores... Irei verificar o fermentador que eu for comprar.

Pois é a princípio não iria utilizar o biab, a maioria dos tutoriais que ando lendo não utilizam esse método hehe.

Eu penso em comprar uma panela a mais depois e aprimorar os equipamentos se a brincadeira der certo e eu curtir, por isso quero economizar no começo, porém também não adianta economizar a ponto de não conseguir fazer uma cerveja descente..

Obrigado pelo seu tempo e esforço em me ajudar! Vou pensar ainda sobre isso hehe

Não sei se vale a pena a gambiarra. Vc ta querendo economizar e vão gastar em algo não mt necessário.
Acho q só a torneira na altura da mostura ta ótimo.
Um jeito fácil de não levar muito trub, poe um calco na panela em baixo da torneira de modo que ela fique ligeiramente inclinada. Assim todo trub vai acumular na parte de tras e não vai tanto pro fermentador.

Entendi, acho que vale mto mais a pena fazer isso mesmo! Obrigado!!

Boa noite, estou iniciando nesse mundo de cerveja caseira e estou com uma dúvida em relação à panela. Como estou iniciando e quero economizar dim dim, gostaria de poder comprar somente uma panela para o processo todo.

Procurando pela internet li que na panela de brassagem a válvula extratora deve ficar no mais fundo possível para não ter desperdício do mosto na hora de passar para a fervura. Porém na panela de fervura ela deve ficar um pouco acima do fundo para que ao passar pro fermentador, não leve junto o trub.

Como quero montar minha panela, pensei em adicionar 2 válvulas, uma no fundo para a brassagem com uma bazooka, e outra um pouco mais acima para a fervura. A dúvida seria se isso pode prejudicar a cerveja de alguma forma, se é uma boa ideia ou se é melhor deixar somente uma válvula bem no fundo como li na maioria dos sites. Obrigado desde já :D

Ola Ricardo,

olha aqui http://hobbybrauer.de/forum/download/file.php?id=2165&mode=view

e aqui http://hobbybrauer.de/forum/download/file.php?id=2162&mode=view

Opa, pelo que entendi na segunda imagem o cara deve estar utilizando duas válvulas é isso?
Exatamente, isso. Ja fiz bastante brassagem dessa forma. A panela de brassagem e a mesma de fervura. Tenho mais uma que fica juntos com uma saida de baixo e passar o aqua no final em cima do bagaco...parallel com a mesma flutuacao da saidado do bagaco. A aqua que entrar em cima passar daquela "perneira" e deixar um chuva pingar bem devagarcinho, no tempo certo, em cima do bagaco e na area total.
Isso um dica pra vc

Cara, eu uso uma panela só com uma válvula e fundo falso, e outra pra passar o mosto na hora de lavar e retirar o bagaço. A válvula é o mais baixo possível e mesmo assim fica 2L abaixo por causa do flange.

Na última brassagem fiz um dip tube (sifão) fazendo a válvula puxar bem do fundo. Pra mandar pro fermentador abri a válvula bem pouco. Puxou um pouco do trub da ponta da sifão e depois veio bem limpo. Pretendo continuar fazendo assim.

uploadfromtaptalk1420585193133.jpg

Dá tranquilo pra fazer tudo isso com uma panela só como disseram, mas não é mais fácil comprar uma panela extra? Paguei em torno de 100,00 nas panelas que uso aqui, 32, 34 litros... na pior das hipóteses vai ser uns 120,00, ai comprar numa loja grande e divide em 3 no cartão, facilita demais hehehehehehe

Interessante! Gostei das ideias! Li mais um pouco aqui pelo fórum e descobri o Whirlpool, acho q vou fazer de teste na minha primeira brassagem...
A panela já comprei e instalei a válvula, no mais fundo possível, pois devido a curva da parede no fundo da panela, não iria encaixar certo.

Agradeço à todos a ajuda e a esse maravilhoso fórum, que contém muitas dicas e informações preciosas hehe.
Conforme eu vou ganhando experiência irei compartilhando no que for capaz :D

Meus dois centavos:

Aqui em casa eu vou usar uma panela de 15L e um sifão de mosto quente.

A intenção é jogar o mosto quente direto no balde alimentício (com carinho, pra não oxidar) que está dentro de um cooler com gelo e faço o resfriamento direto no fermentador.

Fiquei com preguiça de furar minha panela e instalar a valvula.

O equipamento que eu montei é para fazer BIAB sem sparge, e pretendo remover algo entre 8 ~ 9 litros de mosto por brassagem.

Meus dois centavos:

Aqui em casa eu vou usar uma panela de 15L e um sifão de mosto quente.

A intenção é jogar o mosto quente direto no balde alimentício (com carinho, pra não oxidar) que está dentro de um cooler com gelo e faço o resfriamento direto no fermentador.

Fiquei com preguiça de furar minha panela e instalar a valvula.

O equipamento que eu montei é para fazer BIAB sem sparge, e pretendo remover algo entre 8 ~ 9 litros de mosto por brassagem.

Alexandre

Não precisa colocar o mosto com cuidado no fermentador.

Oxidação só ocorre após a fermentação. Antes da fermentação o ideal é oxigenar o mosto, deixando ele cair de uma certa altura no balde.

Só tome cuidado em colocar o mosto quente em baldes plásticos, a temperatura pode causar liberação de químicos do plástico para o mosto.

Abraço

Alexandre

Não precisa colocar o mosto com cuidado no fermentador.

Oxidação só ocorre após a fermentação. Antes da fermentação o ideal é oxigenar o mosto, deixando ele cair de uma certa altura no balde.

Só tome cuidado em colocar o mosto quente em baldes plásticos, a temperatura pode causar liberação de químicos do plástico para o mosto.

Abraço

Antonio, meu nome é Jefferson Alexandre, daí jalexandre, que acaba virando Alexandre em todo fórum que participo. :D

Vamos lá.

Não sou químico, mas até onde pesquisei, a temperatura de segurança para trabalhar com Polipropileno Atóxico é 160º C. O mosto quente deve vir na casa dos 100º, o que torna o processo seguro do ponto de vista do material.

Minha única preocupação seria não se queimar, visto que sou praticamente um rinoceronte quando o assunto é delicadeza.

Entretanto, não pesquisei a fundo, então posso estar falando besteiras.

E quanto a Oxidação, eu estou realmente confuso agora.

Li em alguns livros (John Palmer, James Houston) que ela (a oxidação) é um problema quando lidamos com o mosto ainda quente (meu caso), e que ele deve ser aerado somente depois de frio, antes da fermentação.

No meu caso, eu farei a transferência do mosto récem fervido para o balde. Porque eu faço isso? Porque minha produção é muito pequena pra um chiller de imersão, e eu acho que eles gastam muita água. (não sou eco-babaca, mas me preocupo com algumas questões ambientais).

Básicamente, o mosto quente vai pro balde imerso em um cooler de 45 litros com muito gelo, e lá ele será resfriado e aerado, e esse mesmo cooler servirá como câmera de fermentação pra minhas Ales.

Meu sifão é de inox com mangueira de silicone atóxica. A panela não cabe no cooler, senão eu faria isso ao invés de usar o balde.

@jalexandre,

Acho que o processo ta ok, compreendi a questão da oxidação no seu caso, e concordo com seu ponto de vista. Mas só não esqueça que a fervura retira boa parte (senão todo) oxigenio do liquido.. mesmo que resfrie no fermentador, vc vai precisar aerar ele antes de inocular o fermento senão sua fermentação vai ser bem fraca.

Por curiosidade, pretende fazer como a aeração? Com aerador e pedra difusora?

Abs!

@Luccasm

Como eu tenho dois baldes, pensei em jogar o mosto de um lado para o outro, depois de frio, para dar uma boa oxigenada, ou usar apenas um balde e dar umas sacudidas vigorosas nele. São apenas 9 litros de mosto, e eu bem que ando precisando queimar umas calorias...

Se eu não gostar do resultado, eu vou usar um compressor de ar (pequeno, para uso em aerográfo) que tenho aqui com uma mangueira, filtro e pedra porosa próprias para aeração de mosto. Mas eu quero testar o jeito simples antes de partir pra essa solução.

Abs!

Antonio, meu nome é Jefferson Alexandre, daí jalexandre, que acaba virando Alexandre em todo fórum que participo. :D

E quanto a Oxidação, eu estou realmente confuso agora.

Li em alguns livros (John Palmer, James Houston) que ela (a oxidação) é um problema quando lidamos com o mosto ainda quente (meu caso), e que ele deve ser aerado somente depois de frio, antes da fermentação.

Você tem razão, não atentei para este detalhe.

Back