• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Medição F.G. no densímetro

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

imdellanoce

New Member
Reaction score
0
Fala galera!
Esse é meu primeiro post aqui no fórum. Já dei uma lida em diversas mensagens que me ajudaram muito, mas não achei resposta pra essa dúvida, espero que me ajudem.

Ontem engarrafei minha 2ª brassagem, uma Belgian Pale Ale. Na medição da F.G. com densímetro, surgiu uma situação que não aconteceu na minha 1ª brassagem. Assim que coloquei o densímetro no líquido (sem espuma a +- 25°) a marcação estava em 1,012, bem próximo do objetivo que era 1,010, mas notei que logo depois o densímetro começou a subir lentamente e não parava. Isso é normal? Se for normal, espero parar de subir para considerar a medida?

Valeu!

Fala Vitor!

Receita pra 20L
Maltes
2,5 kg - Pale Ale
1,4 kg - Carared
0,5 kg - Biscuit

Lúpulos
Amargor 8,4g - Polaris
Aroma 7g - Hersbrucker

Fermento
T-58

Pelo que vi, a cor ficará dentro do esperado e se a medição do F.G. estiver certa, o ABV ficará um pouco mais baixo, mas dentro do estilo.

Abs

A temperatura para o uso do densímetro, é de 20°c. Pode ter sido isso...

A medição de densidade muda se sua temperatura estiver diferente de 20º. Tem equações de correção caso vc não consiga medir a 20 graus. O ideal é sempre resfriar um pouco a amostra.

O que pode ter acontecido é que bolhas de CO2 que estavam no líquido se formaram no bulbo do densímetro fazendo ele subir! Se foi esse o problema, tente remover o CO2 por agitação ou passando o líquido por um filtro de papel.

A temperatura para o uso do densímetro, é de 20°c. Pode ter sido isso...

A medição de densidade muda se sua temperatura estiver diferente de 20º. Tem equações de correção caso vc não consiga medir a 20 graus. O ideal é sempre resfriar um pouco a amostra.

Mas nesse caso, quanto maior a temperatura, mais ele deveria descer, e não subir. Quanto mais quente, menos denso vai ser. Acho que pode ser CO2 dissolvido na cerveja, que começa a se desprender. Eu consideraria a medida inicial.

É simples, esse CO2 irá desprender da cerveja rapidnho, então deixa o densímetro lá parado por algumas horas e depois é só ler a marcação.

Mas nesse caso, quanto maior a temperatura, mais ele deveria descer, e não subir. Quanto mais quente, menos denso vai ser. Acho que pode ser CO2 dissolvido na cerveja, que começa a se desprender. Eu consideraria a medida inicial.

Também achava que quanto maior a temperatura, menor a densidade, mas as tabelas de conversão de densímetro (http://4.bp.blogspot.com/_qZkzrEawWpw/SrrUfxmArSI/AAAAAAAAAgw/ZyseG6HYbX0/s1600/corre%C3%A7ao.jpg) ou as calculadoras online (http://www.brewersfriend.com/hydrometer-temp/) todas determinam a soma de valores à medição como correção para temperaturas acima de 20°, resultando em uma densidade corrigida maior à da leitura. Alguém sabe qual o motivo?

O que pode ter acontecido é que bolhas de CO2 que estavam no líquido se formaram no bulbo do densímetro fazendo ele subir! Se foi esse o problema, tente remover o CO2 por agitação ou passando o líquido por um filtro de papel.

Não! O CO2 no líquido faz o densímetro baixar, ou seja, ler uma densidade MENOR.

Pode parecer pouco intuitivo porque as bolhas "sobem" mas o efeito não é das bolhas, elas não tem força suficiente!

É só pensar em quilos de gás puro, pode ser CO2, eles ocupam um espaço enorme precisam ser pressurizados dentro dos nossos cilindros. São muito leves. Líquidos são mais pesados.

Abraço

Fala Vitor!

Receita pra 20L
Maltes
2,5 kg - Pale Ale
1,4 kg - Carared
0,5 kg - Biscuit

Lúpulos
Amargor 8,4g - Polaris
Aroma 7g - Hersbrucker

Fermento
T-58

Pelo que vi, a cor ficará dentro do esperado e se a medição do F.G. estiver certa, o ABV ficará um pouco mais baixo, mas dentro do estilo.

Abs

Será minha proxima receita... valeu!!!
abs

Também achava que quanto maior a temperatura, menor a densidade, mas as tabelas de conversão de densímetro (http://4.bp.blogspot.com/_qZkzrEawWpw/SrrUfxmArSI/AAAAAAAAAgw/ZyseG6HYbX0/s1600/corre%C3%A7ao.jpg) ou as calculadoras online (http://www.brewersfriend.com/hydrometer-temp/) todas determinam a soma de valores à medição como correção para temperaturas acima de 20°, resultando em uma densidade corrigida maior à da leitura. Alguém sabe qual o motivo?

Quanto menor a temperatura mais CO2 dissolvido

Quanto menor a temperatura mais CO2 dissolvido

Na verdade, o densímetro deve ser corrigido mesmo para a água sem gás. A densidade da água também varia com a temperatura, além da densidade do próprio densímetro. O densímetro não vai marcar 1,00 para a água na temperatura diferente da calibração.

As fotos são da água a 26C (mais abaixo) e ela depois de 30s no microondas -- onde o densímetro está todo enterrado -- acima. Por isso que temperaturas acima da calibração se somam ...

Attachments

• 2015-08-12 16.07.18.jpg
    2015-08-12 16.07.18.jpg
    222.6 KB
  • 2015-08-12 16.04.20.jpg
    2015-08-12 16.04.20.jpg
    219 KB
Back