• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Mec Hobby - Duvida na Filtragem e whirlpool

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucianolom

Member
Reaction score
1
Ola Pessoal
Gostaria de trocar algumas experiencias com o pessoal que usa a Mec Hobby.
Eu recentemente comprei uma Mec Hobby 50 Plus, que tem o fundo abaulado, que teoricamente ajudaria no acumulo do trub.
Mas isso não acontece comigo, nunca consigo fazer o trub acumular no fundo, ele fica sempre em suspenção, nunca decanta. Mesmo após o resfriamento o trub fica aglomerado sim, mas em varias partes pelo meio da panela, no meio do mosto... não decanta para o fundo.
Na ultima brassagem eu experimentei até usar o dobro de Wirlfloc(usei 2 para cada 20 litros), e o resultado foi o mesmo.

Outra duvida é na filtragem... tenho a impressão que muito daquela farinha do malte fica no mosto e não é filtrada...
Na ultima brassagem fiz 2 horas de filtragem, e mesmo assim não ficou bom... mas tenho a impressão que aquela farinha fica na superfície da panela de baixo... e como a bomba suga de baixo, essa farinha não vem para ser filtrada, no modulo onde fica o bagaço.... ficando muito na panela de baixo e vai para a fervura... e depois não sei se não é por isso que o trub, não decanta direito, conforme a duvida de cima.

Bom se alguém que ja passou por isso possa me ajudar eu agradeço!
Ou se alguem que usa esse equipamento e não tem esse problema, talvez possa me dar alguma dica!

Muito Obrigado!

Tu comenta que já tentou usando whirfloc e também dobrando a dosagem, mas já tentou não usar o whirfloc? Já ouvi gente comentar que quando parou de usar conseguiu resultados melhores. Acho que vale o teste.

Vou tentar não usar na próxima....

Mas o engraçado é que na panela normal sempre decantou normalmente o TRUB, agora isso não acontece!

Tem muita gente usando esse equipamento também... será que todos tem esse problema?

Ajudou muito @cozinheiro2008
Eu não sabia destas informações!
Na verdade o problema esta na minha filtragem mesmo!
Provavelmente isto não acontecia antes porque a filtragem ficava melhor... estava mesmo desconfiado que era quela farinha do malte que não tinha sido filtrado direito...

Mas sabe que na leva passada, aconteceu a mesma coisa, e muito desse "cold break" foi para meu fermentador, e realmente não deu defeito nenhum na cerveja, e melhorou muito na espuma! Nunca tinha tido uma espuma tão bonita e parecida com um creme!

No fundo acho q foi até bom!

Latest posts

Back