• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Lupulo - como calcular e quando colocar

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manoelsantiago

Active Member
Reaction score
0
Galera, sou iniciante mas estou adorando esta arte. Minha dúvida é em função do amargor e odor da cerveja que eu escolher fazer... como escolho o lupulo e calculo a quantidade para colocar? Na fervura... que horas coloco o lupulo?

Opa blz,

@manoelsantiago este é um assunto bastante extenso, e explicar em um post é um pouco inviável... Mas pela tua pergunta parece que tu tem ainda duvidas bem basicas. Tu já chegou a participar de alguma brassagem ou ainda está estudando para iniciar? Respondendo um pouco a tua pergunta, o lupulo pode ser adicionado em varios momentos especificos, o mais comum é durante a fervura para contribuir com amargor na cerveja.

Opa blz,

@manoelsantiago este é um assunto bastante extenso, e explicar em um post é um pouco inviável... Mas pela tua pergunta parece que tu tem ainda duvidas bem basicas. Tu já chegou a participar de alguma brassagem ou ainda está estudando para iniciar? Respondendo um pouco a tua pergunta, o lupulo pode ser adicionado em varios momentos especificos, o mais comum é durante a fervura para contribuir com amargor na cerveja.
Eu fiz minha primeira brassagem. Adicionei o lupulo no começo e no final da fervura. Fiz de a acordo com um manual que veio no meu quite. Mas gostaria de saber calcular as quantidades e a que horas colocar. Tem algum material para indicar? Tem algum app que calcule isso?

Opa blz,

Eu fiz minha primeira brassagem. Adicionei o lupulo no começo e no final da fervura. Fiz de a acordo com um manual que veio no meu quite. Mas gostaria de saber calcular as quantidades e a que horas colocar. Tem algum material para indicar? Tem algum app que calcule isso?

Ok, sobre a hora de colocar eu te indico pesquisar mesmo, existem alguns livros muito bons que o pessoal do fórum indica (Eu estou lendo atualmente o "Designing Great Beers"), nesta pesquisa tu verá o que pede cada estilo no quesito amargor, aroma entre outras caracteristicas.

Sobre o amargor é um pouco mais facil, pois existem softwares que calculam isto, o pessoal geralmente utiliza o beersmith, que eu estou me habituando, pois utilizava o site brewers friend para estes calculos. Te aconselho a iniciar talvez no brewers friend, é simples de usar e gratuito até 5 receitas.

Qualquer coisa prende o grito.

Guilherme

Isso vai depender de sua receita e do quão lupulada você pretende que ela seja
A adição no início da fervura é para amargor, pois ocorre isomerização dos ácidos alfa
Quanto mais próximo do final, mas irá contribuir para aroma

Sugiro o beersmith para o cálculo e se quiser saber mais sobre os lúpulos, os diferentes compostos nele, o livro Hops da série Brewing Elements

Pessoal, vou aproveitar o gancho aqui.
Alguém já ouviu falar (ou leu) sobre alguma proporção teórica entre amargor/aroma na lupulagem? Ou "volume de mosto"/aroma?
Algo do tipo... para cada X de IBU, utilizar Y% de aroma (óleos essenciais).
Ou então... para cada X litros de mosto, utilizar Y% de aroma (óleos essenciais).
Algo que dê um "norte", para se ter apenas uma noção se está sendo colocado aroma suficiente na receita.

Valeu!

@cgfisher Acredito que uma tabela assim não tem muito sentido infelizmente. No meu entendimento são tantos fatores a levar em consideração (incluindo gosto pessoal) que não imagino como. Pra tu ter uma ideia, no Designing great beer há um capitulo especifico sobre lupulo onde ele mostra tabelas com as caracteristicas de cada um, incluindo uma que achei interessante, ela mostra as variedades de lupulo que mostram variação no aroma com a maturação/envelhecimento. Alguns perdem aroma e outros aumentam... Resumindo, acredito que tu deve iniciar com alguma receia como referencia, e depois adequar ao teu gosto.

Guilherme

Alguém já ouviu falar (ou leu) sobre alguma proporção teórica entre amargor/aroma na lupulagem? Ou "volume de mosto"/aroma?
Ou então... para cada X litros de mosto, utilizar Y% de aroma (óleos essenciais).
Algo que dê um "norte", para se ter apenas uma noção se está sendo colocado aroma suficiente na receita.

Valeu!

O que você pode usar de norte, mas que não deixa de ser subjetivo, é a descrição do estilo pelo BJCP ou Brewers Association. Tem estilo que sugere ter mais aroma de lúpulo, tem estilo que sugere ter mais aroma de malte ou gerados pelo fermento. As receitas do livro Brewing Classic Styles também são um ponto de partida legal.

De qualquer forma isso vai mais de gosto pessoal do cervejeiro, não faltam rótulos que fogem de estilo, até mesmo pela vontade de inovar dos cervejeiros.

Valeu!

Pra equilibrio do amargor existe uma proporção, que varia de acordo com o estilo. Para aroma nao ouvi falar.

A relação IBU/OG é até calculada no beersmith e existe uma correção pela atenuacao que vale a pena ser lida:

http://www.madalchemist.com/relative_bitterness.html

Back