• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Lupulagem no Primming

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Masiero

Well-Known Member
Reaction score
39
Olá cervejeiros,

Tenho ligo sobre técnicas de lupulagem e pensado em maneiras de reduzir as perdas de aroma que existem durante a fermentação (alias, isso é verdade ou mito?) então pensei em testar algo como um chá de lúpulo (1min) na água que uso para inverter o açúcar do primming.

Isso é absurdo ou pode funcionar?

Obrigado e abraços!

Obrigado @hordak

Era isso mesmo que eu estava pensando, vou fazer um teste na engarrafagem de hoje. Só vou deixar bem menos tempo o lúpulo na água quente que ele (quero aroma e não amargor rs..)

Abraços,

Não esquece de contar como foi a experiência!

Tenho interesse nesse tema também

Adoraria saber mais sobre os resultados, minha idéia para 20 litros. Fazer o primming com 200ml de água, 110grm de açucar, ferver, quando desligar o fogo colocar 20 grm de lúpulo, deixar esfriando por 30 min. e envasar. Acredito que essa técnica dará ênfase ao sabor/aroma. Alguém já usou essa técnica?
Pretendo fazer semana que vem quando eu for envasar a minha session ipa.
Descrevo o resultado...

Abr,
AnteK

Testei essa tecnica e particularmente n gostei do resultado. Intensificou o aroma, mas afetou o sabor e amargor... que ficou mais pra grama e mais rispido. Essa foi a minha experiencia, ja li depoimentos falando bem, mas pessoalmente n gostei.

Salve, Gabriel!

Cara, vc fez como no video, 1 hr a 75/76 graus e depois coou antes de jogar no mosto? Ou fez de forma diferente? Acredito que esse gosto de grama foi porque ficou muito resíduo de lúpulo no mosto...

Abr
AnteK

Testei essa tecnica e particularmente n gostei do resultado. Intensificou o aroma, mas afetou o sabor e amargor... que ficou mais pra grama e mais rispido. Essa foi a minha experiencia, ja li depoimentos falando bem, mas pessoalmente n gostei.

Fiz a soluçao do priming, esperei abaixar ate uns 70C, adicionei o lupulo e deixei pelo menos uns 40min. Coei com um coador de inox... realmente el deixou passar lupulo, mas n conheco algo que vc consiga filtrar sem deixar passar um pouco.

Mas faca seu teste e nos conte. Valeu!

Não tenho problema de amargor ríspido quando uso a técnica de chá de lúpulo e uso a cafeteira francesa. O líquido fica parecendo um chá cristalino. Fica zero de resíduo sólido.

Se jogar tudo no balde pro priming, sem flitrar, deve ficar insuportável mesmo.

A cafeteira Francesa é uma boa idéia de filtragem. Eu vou usar um coador de café de pano, acho que passará muito pouco resíduo. Scaranello como fica o sabor da cerveja com esse processo? Da aquele gosto de lúpulo fresco?

Não tenho problema de amargor ríspido quando uso a técnica de chá de lúpulo e uso a cafeteira francesa. O líquido fica parecendo um chá cristalino. Fica zero de resíduo sólido.

Se jogar tudo no balde pro priming, sem flitrar, deve ficar insuportável mesmo.

@AnteK
Coador de pano acho legal! Só não usa de papel porque irá reter muito óleo essencial.
Eu gosto muito do resultado, mas veja.... não tenho muita experiência com dry-hop pra ficar tecendo muito comentário.... só com adição de lúpulo no final da fervura e chá. Particularmente, tive melhores resultados com o chá de lúpulo.... mas tem que prefira a adição tardia.

Back