Julio Centini
Active Member
O que eu percebi tambem é que o lúpulo é muito mais "sensível" nas receitas, para mim tambem não esta muito fácil este ajuste, não sei se é por conta do frescor, já que estamos acostumados a utilizar um lúpulo importado e sempre é um pouco mais "antigo". Mas tambem o que você comentou que o sensorial estava tudo okay, eu tbm achei top o DH com comet, mas para a lupulagem na fervura é o maior desafio.Calibrei sim, eu uso o Beersmith 2 e meu tempo de "resfriamento" esta configurado no meu equipamento, esta tudo calculado.
Usei uma receita que brassei ultimamente com o Strata que tem 15,5% de AA, calculado 30IBU e tinha até achado que podia ter puxado o amargor maia salto. Nessa com o Comet, por ter um AA de 9,5%, aumentei as quantidades e a ideia era bater 35IBU. Costumo fazer lupulagem no flameout, meu tempo de whirlpool está bem inserido, e não lembro ter pegado um amargor assim. Acho que vou testar de novo daqui uns meses para poder comparar.
Estava pensando em fazer uma APA/IPA simples sem DH, método bem tradicional, com 2 adições apenas (60min e 5min).