• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Líquido do airlock - sugado para o interior do fermentador

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Colocar um registro na mangueira é uma boa ideia, mas com pressão negativa a não seer que seja um fermentador pressurizado o ar vai entrar ali lentamente.

Pelo que eu entendi o sterilock é a melhor solução e não é caro pois custa a mesma coisa de um registro, para não ter oxigênio mesmo só com um pressurizado.

Sterilock é uma opção, mas tenho visto poucos por aí...outra opção é fazer como fiz na minha recém adquirida bombona de 30l: instalei uma torneirinha na diagonal dela pra funcionar de "válvula" da blow off tube: durante a fermentação estou deixando ela aberta, e quando for pro cold crash vou fechar a torneira pra impedir a puxada de líquido (ou de oxigênio). Além de prática, a vedação é perfeita (bem melhor que o buraquinho de airlock):

View attachment 126045

Outra opção é instalar na blow off aquelas dmfit com válvula de abrir/fechar, fazendo o mesmo esquema: aberto na fermentação, fechado no cold: Válvula Manual Com União Conector 3/8 X 3/8 - R$ 25,99

A ideia é boa mas temos que lembrar que ao resfriar o mosto com essa torneira fechada a pessão interna do fermentador vai ficar menor que a atmosférica.
Essa pressão vai ser igualada quando abrir a torneira de baixo para retirar alguma amostra, o ar vai entrar por baixo borbulhando na cerveja.

A ideia é boa mas temos que lembrar que ao resfriar o mosto com essa torneira fechada a pessão interna do fermentador vai ficar menor que a atmosférica.
Essa pressão vai ser igualada quando abrir a torneira de baixo para retirar alguma amostra, o ar vai entrar por baixo borbulhando na cerveja.
Sim, isso é o lado ruim: te prejudica pra acompanhar a evolução da cerveja durante o cold crash. Abriu a torneirinha (tanto a de baixo quanto a de cima), já era. A saída é compensar injetando CO2 pela torneira de cima.

Mas como eu finalizo a maturação no próprio barril acabo não me importando muito.

Back