Kegerator Consul Frostfree CRB39 342litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Excelente topico. Tenho tbm a crb39 e crb36, ambas de segunda mao. Excelente espaço interno e fácil desmonte .
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    41.2 KB · Views: 131
  • image.jpg
    image.jpg
    47.9 KB · Views: 131
  • image.jpg
    image.jpg
    38.7 KB · Views: 125
Tenho a versão de 300 litros, que possui a mesma largura e profundidade, sendo apenas mais baixa que a de 342 litros.
Não fiz a furação para colocar as torneiras na porta, estou extraindo direto do postmix. Cabem 4 tranquilamente.
Outra coisa legal que achei nessa geladeira é que já tem um furo que utilizei para passar a mangueira do CO2, fica logo atrás de onde ficava a caixa de verduras.
Como já citaram anteriormente, a geladeira funciona muito bem sem o uso do controlador de temperatura, apenas com o controle original.

View attachment 124907
Mano que dica show para passar o gás... Vlw
 
Mano que dica show para passar o gás... Vlw
Olá pessoal, tenho o modelo com a torneira de água na porta com reservatório interno de 3 litros. Minha dúvida é enjambrar a torneira através do furo do reservatório ( cerca de 4cm de diâmetro) ou furar ao lado e manter o reservatório de água?
 
Olá pessoal, tenho o modelo com a torneira de água na porta com reservatório interno de 3 litros. Minha dúvida é enjambrar a torneira através do furo do reservatório ( cerca de 4cm de diâmetro) ou furar ao lado e manter o reservatório de água?
IMG_20211213_095252220.jpg
 
Tem outra coisa também... É desejável que a saída da cerveja esteja acima dos Barris, e nessa altura da torneira de água acredito q fique meio baixo, até mesmo ergonomicamente falando.
Aqui em casa fiz na altura máxima, que seria 12 cm do bordo superior da porta.

IMG_20211214_100442.jpg
 
Além do que os colegas já citaram acima, você pode continuar utilizando essa saída de água para água! rs
 
Isso aí pessoal, mantive a saída de água e no futuro vou instalar outra torneira no outro lado. Não terminei a conexão porque vou precisar um prolongador da torneira. Muito fácil de instalar.
Outra coisa, cabem tranquilamente quatro postmix de 19 litros dentro dela
 
Revivendo um pouco o tpc mas que bom que achei isso aqui. Tenho 3 CRB39 e uma CRB36 e irei montar esse mes meu kegerator com 3 ou 4 taps na CRB39 e isso aqui vai ajudar muito.
 

Attachments

  • fb598916-9303-4423-929f-4a406b5f7d1b.jpg
    fb598916-9303-4423-929f-4a406b5f7d1b.jpg
    26.7 KB · Views: 27
  • 9cc2d03c-dfb0-429f-a9ee-03cfcdf67892.jpg
    9cc2d03c-dfb0-429f-a9ee-03cfcdf67892.jpg
    26.7 KB · Views: 22
Comprei a minha de um colega cervejeiro na minha cidade, ela já veio toda desmontada e furada, inclusive com uma estrutura interna que ele mandou fazer para 2 post mix de 19 e 1 barril de 30! Estou usando o controlador MT-512e e por enquanto está tranquilo!
So fiz plotar depois que peguei, os furos que ela já tinha não me servem, ele fez na lateral, mas muito alto, terei que fazer mais baixos!
Para meu uso serão 2 postmix e no local do barril de 30L tenho colocado a bombona de 30 para cold!
Nesse contexto, minha maior dificuldade é achar o local ideal para colocar o sensor de temperatura, como vocês têm feito?
Segue uma foto dela plotada e outra interna quando ainda estava na casa do colega, hoje ja diz uma excelente limpeza, o cano de borracha do degelo que cai encima do motor estava entupido e com isso a água estava retornando, pois isso com o antigo dono ele ficou muito suja internamente, mas já limpei tudo e desentupi esse cano de borracha e após mais ou menos 4 meses de uso comigo nunca apareceu água internamente, somente no compartimento correto acima do motor!
 

Attachments

  • 974B8C42-7FB8-4854-B9A8-8E614524D9EC.jpeg
    974B8C42-7FB8-4854-B9A8-8E614524D9EC.jpeg
    50.7 KB · Views: 17
  • 576F7D29-A3CC-4D27-ADD8-5BC8FA5D5993.jpeg
    576F7D29-A3CC-4D27-ADD8-5BC8FA5D5993.jpeg
    42.4 KB · Views: 15
Comprei a minha de um colega cervejeiro na minha cidade, ela já veio toda desmontada e furada, inclusive com uma estrutura interna que ele mandou fazer para 2 post mix de 19 e 1 barril de 30! Estou usando o controlador MT-512e e por enquanto está tranquilo!
So fiz plotar depois que peguei, os furos que ela já tinha não me servem, ele fez na lateral, mas muito alto, terei que fazer mais baixos!
Para meu uso serão 2 postmix e no local do barril de 30L tenho colocado a bombona de 30 para cold!
Nesse contexto, minha maior dificuldade é achar o local ideal para colocar o sensor de temperatura, como vocês têm feito?
Segue uma foto dela plotada e outra interna quando ainda estava na casa do colega, hoje ja diz uma excelente limpeza, o cano de borracha do degelo que cai encima do motor estava entupido e com isso a água estava retornando, pois isso com o antigo dono ele ficou muito suja internamente, mas já limpei tudo e desentupi esse cano de borracha e após mais ou menos 4 meses de uso comigo nunca apareceu água internamente, somente no compartimento correto acima do motor!

Ficou show o plotter dela.
Pra mim o ideal é voce deixar o termostato em contato com alguma das breja ou do fermetador.
Encosta o termostato na lateral, usa uma espuma pra isolar e passa fita ou um elastico pra prender.
1657819866495.png
 
Ficou show o plotter dela.
Pra mim o ideal é voce deixar o termostato em contato com alguma das breja ou do fermetador.
Encosta o termostato na lateral, usa uma espuma pra isolar e passa fita ou um elastico pra prender.
View attachment 128569

Tenho usado mais ou menos assim como você, uso um pedaço de isopor, menor do que essa espuma da foto, mas esse final de semana eu tirei um chope num copo stanley e automaticamente medi a temperatura, deu 5 graus, quando o termostato estava em 1 grau! Queria tirar as cervejas a 3 graus! Depois disso, eu coloquei o sensor dentro de uma garrafa de 2 litros cheia de cerveja, comprei a mais barata no supermercado para testar, vejo alguns fazendo uma solução com álcool numa garrafa de 3 litros, será o meu próximo teste, caso esse último não fique bom!
 
Vou reavivar esse tópico pq ele é, além de informativo e muito bom pra quem tem Cônsul facilite e mexe com cerveja caseira, pode ajudar quem tá com um projeto em andamento (como eu, com uma 300l aqui!). Queria também ver a experiência de outros novos cervejeiros com essa geladeira, e também as impressões novas depois desse tempo usando o kegerator.
 
Wow, estou retomando a produção depois de 2 anos parado....

Estava procurando uma geladeira pra comprar e esse topico aqui já me convenceu a qual aparelho comprar!!

Muitas dicas! Valeu pessoal!!!

#REVIVENDO
 
Pessoal alguem sabe qual a fiação da resistencia (fros free) da geladeira?
Eu tenho 4 delas e em duas queimou a placa e liguei um STC-1000 nelas e funcionam de boa. O problema é que quando ficam ligadas por muito tempo a evaporadora congela e compromete a dissipação do frio.
Gostaria de saber se tem como ligar a resistencia no controlador ou então liga-la de forma manual por uns minutos durante o dia.
Tambem preciso melhor a ventilação da geladeira, acho q vou tirar o ventilar de cima da evaporadora e instala-lo em frente a evaporadora pra ajudar na dissipação, o que acham?
 
Pessoal alguem sabe qual a fiação da resistencia (fros free) da geladeira?
Eu tenho 4 delas e em duas queimou a placa e liguei um STC-1000 nelas e funcionam de boa. O problema é que quando ficam ligadas por muito tempo a evaporadora congela e compromete a dissipação do frio.
Gostaria de saber se tem como ligar a resistencia no controlador ou então liga-la de forma manual por uns minutos durante o dia.
Tambem preciso melhor a ventilação da geladeira, acho q vou tirar o ventilar de cima da evaporadora e instala-lo em frente a evaporadora pra ajudar na dissipação, o que acham?
Na minha, desmontei a tampa, localizei a resistência daí é só ver os fios que chegam nela, no meu caso cortei e liguei direto no controlador, que no caso é o TC-900E POWER que tem como programar o degelo ou fazer manual.
Com o STC-1000 , pelo que eu sei( posso estar errado) não daria, ele só ia ficar ligando e desligando a resistência de acordo com a temperatura setada , tenho ele numa outra geladeira, que uso só pra controlar fermentação.
 
Na minha, desmontei a tampa, localizei a resistência daí é só ver os fios que chegam nela, no meu caso cortei e liguei direto no controlador, que no caso é o TC-900E POWER que tem como programar o degelo ou fazer manual.
Com o STC-1000 , pelo que eu sei( posso estar errado) não daria, ele só ia ficar ligando e desligando a resistência de acordo com a temperatura setada , tenho ele numa outra geladeira, que uso só pra controlar fermentação.

Obg amigo, é acho q o STC não tem como programar degelo. Vou ter q comprar um desse fullgauge então, pena que é mais carinho ne kkk

Edit:
andei pesquisando e encontrei o STC-9200 e o ETC-3000 no aliexpress que faz degelo tbm, por metade do preço do TC-900E
https://pt.aliexpress.com/item/1005004401583626.htmlhttps://pt.aliexpress.com/item/1005002884753884.html
 
Last edited:
Obg amigo, é acho q o STC não tem como programar degelo. Vou ter q comprar um desse fullgauge então, pena que é mais carinho ne kkk

Edit:
andei pesquisando e encontrei o STC-9200 e o ETC-3000 no aliexpress que faz degelo tbm, por metade do preço do TC-900E
https://pt.aliexpress.com/item/1005004401583626.htmlhttps://pt.aliexpress.com/item/1005002884753884.html
O Full Gauge achei esse preço, acho que compensa mais.
https://www.frigelar.com.br/control...UNX3Sjh-y62v7kGZFNAky2Lt1yS946i0aAsXcEALw_wcB
 
Pessoal pra quem interessa segue link da pingadeira que comprei no ML.
Nesse modelo ela tem 36cm que é a medida total da parte curvada da geladeira.
Após a compra só informar o modelo da geladeira.
edit: segue o link
https://produto.mercadolivre.com.br...rator-cervejeira-36x15x2cm-traseira-curva-_JMView attachment 128581
Pessoal, no batido comprei essa pigadeira também. Me falem uma coisa, como vcs fizeram a furação pros parafusos? E usaram algum parafuso em específico?
 
Pessoal, no batido comprei essa pigadeira também. Me falem uma coisa, como vcs fizeram a furação pros parafusos? E usaram algum parafuso em específico?
Comprei parafuso de 3 ou 4mm de espessura com porca, acho q foi 7,5cm de comprimento. Furei até atravessar o forro interno e coloquei a porca por dentro
 
Acho que vou de parafuso mesmo. Saskuat, vc colocou reforço por dentro, né?

E valeu pela dica. Valeu também, gsmbh.
 
Acho que vou de parafuso mesmo. Saskuat, vc colocou reforço por dentro, né?

E valeu pela dica. Valeu também, gsmbh.
não precisa, só arruela ja segura bem. Vou tirar foto daqui a pouco e posto aqui
 
Bom dia galera.

To com problema de resfriamento, alguem mais tem?

Quando desmonto o congelador e deixo sem a porta congela a linha de chopp, quando coloco o a porta fica mais quente q agua de batata cozida, alguem pode me ajudar por favor 🙏🏻
 
Bom dia galera.

To com problema de resfriamento, alguem mais tem?

Quando desmonto o congelador e deixo sem a porta congela a linha de chopp, quando coloco o a porta fica mais quente q agua de batata cozida, alguem pode me ajudar por favor 🙏🏻
Boa tarde, já vi vários instalando uma ventoinha (acho que o melhor lugar seria no teto) para fazer uma melhor circulação do ar frio.
 
Já possuía uma CRB36 na minha edícula, e como era uma geladeira muito boa, acabei comprando uma outra usada em grupos de venda no facebook. Quando fui ver a geladeira na casa do vendedor ela estava ligada e funcionando, aparentemente tudo certo. Deixei ela ligada num canto, minha ideia era tranformá-la num kegerator mais tarde. Quando comecei a mexer vi que a geladeira gelava até -14 graus (não desligava), mas quando abria porta a temperatura interna subia muito e demorava baixar. No fim das contas era a placa que estava com defeito (acabei substituindo a placa pelo full gauge TC900e Power), mas até chegar na placa testei todos os componentes, e pra isso acabei pesquisando bastante. Vou dar uma compilada nos vídeos que pesquisei e me ajudaram, deixando registrado aqui para os demais:

1. Desmontagem
Parte interna:
Parte superior (compartimento da placa):
Na minha opinião, o correto é retirar o adesivo frontal (onde estão escritos as temperaturas 1, 2, 3 e 4) para a correta desmontagem (veja o vídeo do teste de placa).

2) Sensores:
Existem dois sensores, que na verdade são termístores de 2,7 Kohms à 25 Celcius. Um termístor fica colado ao evaporador e comanda o início do degelo. O outro termístor controla a temperatura, ligando e desligando o compressor. Quem faz esse gerenciamento de liga e desliga é a placa que fica na parte superior.
Caso haja problema com formação de gelo, por exemplo, poder ser que o sensor de gelo esteja com problema.
A forma mais simples de testar os termístores é medir a resistência com um multímetro (com a desvantagem de ter que cortar os fios). Lembre-se que a resistência é 2,7 Kohms à 25 graus Celsius, e à medida que a temperatura cai, a resistência sobe.
Nesse vídeo abaixo, é ensinado como medir a resistência pela placa (sem precisar cortar os fios dos termístores), e também apresenta uma tabela com variação de temperatura.


3)Resistência:
A maneira mais fácil de testar a resistência é por meio do auto-teste, como ensinado no vídeo a seguir:

Caso a resistência não funcione, pode ser que o fusível térmico de proteção esteja aberto e não permita a passagem de corrente. Teste a continuidade do fusível térmico com o multímetro ou alimente os bornes da resistência diretamente para ver se funciona.


4) Teste de Placa:
Geladeira Consul facilite frost free nao funciona, como testar e trocar a placa
No meu caso específico, todos os componentes funcionavam corretamente, o que me fez desconfiar da placa. Comprar uma placa nova me custaria uns R$ 150 e um full gauge uns R$ 200. Optei pelo full gauge.

5. Troca da placa pelo Full Gauge T 900e Power:
O vídeo do dono do tópico ajuda bastante, mas o vídeo do canal do chopp é mais didático (apesar de não ser o mesmo modelo, as ligações são as mesmas):
Como fazer Um kegerator Frost free
Única diferença é que o que fio que liga o compressor e o ventilador é o mesmo.

Espero que as informações ajudem quem precisar.
Mais à frente posto sobre furação, arranjo de barris etc.
Abraços!

Boa tarde, suas informações ajudaram muito, sobre a ligação do full gauge tem como tu fez as ligações?
 
Back
Top