• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

IPA Centennial (Green Cow de iniciante)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Galera, no site da Seasons os maltes que constam pra GreenCow sao o pilsen e o munich (antes era pale, munich e viena, se não me engano).

Só que pra chegar na cor da GC iria mais do que 30% de munich II. Será que é esse o caminho? Não é muito malte especial?

Porque pra não usar tanto malte especial pra ipas não tão claras, só usando um caramelo escuro eu acho. O que vocês indicam em relação a isso?

@BrunoMiguell

Munich não é malte especial, é base. Só tem um método diferente de secagem

Não é malte caramelo

Entendi. Então tranquilo usar nessa proporção? Ou pode ficar maltado demais pra uma IPA?

Porque pra deixar uma IPA mais pro laranja, usando munich, e sem usar caramelo, só usando bastante munich. Ou vocês fariam de outra forma?

Tem muita gente que acha um absurdo usar Munich em American IPA

Eu acho que fica muito bom

É gosto pessoal, essa resposta

Você pode fazer uma adição mmmuuuuiiiittooo pequena de malte chocolate no mash-out pra corrigir pra cor que vc quiser, sem o Munich. Tem que pegar o EBC da Green Cow e calcular em um software

Entendi. Então tranquilo usar nessa proporção? Ou pode ficar maltado demais pra uma IPA?

Porque pra deixar uma IPA mais pro laranja, usando munich, e sem usar caramelo, só usando bastante munich. Ou vocês fariam de outra forma?

Acho que 30% de Munich é demais pra essa receita, eu não usaria. Para ajustar a cor você pode fazer como o amigo ali disse, use uma pequena quantidade de malte torrado sem casca (Blackprinz da Briess ou Carafa Special) na hora da recirculação e seja feliz :)

O estranho é que no site da Seasons citam apenas o Pilsen e o Munich, será mesmo que os caras usam 30% de Munich?

Eu não ia apelar, mas vi o tópico sobre a Pacific... Hahahaha... @leosewald, pode dar uma esclarecida nessa questão? :D

Não tenho pretensão de fazer uma Green Cow, mas "inspirado nela", pra 10,7 SRM fiz no beersmith com 6,40Kg de malte Pilsen (87,7%) e 0,90Kg de Caramunich (12,3%), que é o malte que eu tenho à disposição! Receita pra 20 Litros! OG estimada = 1063, FG estimada = 1011, ABV estimado = 6,8
Só malte pilsen e caramunich, será que tá OK? Ou uso pale também?

Eu não ia apelar, mas vi o tópico sobre a Pacific... Hahahaha... @leosewald, pode dar uma esclarecida nessa questão? :D

Sim senhor! :D

Na verdade a Green Cow, assim como TODAS as nossas receitas, passa por constantes ajustes, sempre com o intuito de melhorar a experiência sensorial. No caso da Green Cow, via de regra os ajustes são pequenos pois é uma das receitas mais consolidadas que temos, normalmente apenas pra corrigir variações de safras de ingredientes.

Contudo, o último grande ajuste que fizemos na GC foi, justamente, o grain bill. O grain bill atual da Green Cow envolve o uso somente de malte base. Antigamente nós utilizávamos maltes caramelos, mas achamos que caramelo e lúpulo estavam batendo de frente um com o outro e o caramelo, por ser muito forte, não deixava o lúpulo transparecer. Aí fizemos um ajuste removendo os maltes caramelados e trocando eles por munich suficiente só pra ajustar a cor e achamos que a receita ficou em melhor sintonia. Nesse sentido, é bom tomar cuidado com o uso de maltes escuros, por motivos similares.

E, como o Guenther colocou lá no início, vai lúpulo. Um monte. Especialmente nas adições tardias, de 20min. pra baixo até whirlpool (que é um inferno de fazer em função do volume de trub), além do dry hopping.

O fermento deve ser neutro, também com o intuito de deixar o lúpulo transparecer. Na GC nós usamos o bio4 american ale. Já testamos algumas outras cepas mas o A. Ale foi o que melhor se adaptou. Como alternativa seca, dá pra usar US-05, apresentando resultados similares. Fiz um teste homebrew uma vez que ficou bem interessante com London ESB, mas que não chegamos a levar para a produção.

Láaaaa no período pré-cambriano da Seasons, usávamos Warrior e Styrian Goldings numa tentativa de emular alguns dos traços do lúpulo que queríamos usar mas não tinha pra vender no BR, o Centennial, especialmente por causa da quantidade de mirceno dessas duas variedades. Aí quando os deuses da WE atenderam ao nosso chamado e trouxeram o primeiro lote de Centennial, não pensamos 2 vezes. Dizia o Rocha que fomos a primeira cervejaria a usar Centennial em produção no país, mas aí eu já não sei... Só sei que ainda quero voltar e fazer uma edição especial da Green Cow com esses 2 lúpulos só pra matar a saudade...

Duvidas, estamos a disposição, mediante amostras desses clones lindos que vocês estão fazendo por ai pra tomarmos juntos! Valeu pessoal! :tank::mug:

@leosewald, e quanto ao malte PILSEN, por que não pale? A diferença é considerável?

Antigamente quando o pilsen mais comum era o 6row as diferenças eram maiores. Hoje, o perfil do nosso pilsen doméstico foi feito pra "imitar" (no bom sentido) o malte comumente usado pela Ambev no Brasil. Ou seja, um malte leve que contribui muito pouco para o sabor, tal como o Brewers Malt que é comumente usado nos EUA. Ou seja, isso é algo bom pra uma receita onde queremos manter o foco no lupulo. Ou seja, quando estamos falando de malte pilsen, não estamos falando de pilsen da Weyermann (que é diferente do nosso), mas sim de pilsen nacional.

Comparando ele versus o pale ale (i.e. Weyermann) são tecnicamente similares e as diferenças pra receita são mínimas. Se estivéssemos falando de uma receita que não tivesse tanta força do lupulo, as sutilezas entre os maltes apareceriam, mas na prática o lupulo acaba ficando na frente. Nós inclusive comecamos usando o malte pale ale, mas acabamos migrando para o pilsen nacional pois os testes não mostravam diferença sensorial significativa.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Valeu @Leosewald!
Só mais uma dúvida, que acho que não é só minha, mas pra chegar nos 10,6 SRM então precisaria de algo em torno de uns 35% Munich, é isso mesmo? "Só o suficiente pra corrigir a cor", como o Guenther citou, seria tudo isso?

Nada de caramelo
65% Pilsen
35% Munich

Por aí?

Fala pessoal... Também vou brassar um clone da Green Cow. Li os comentários do tópico e elaborei no BS uma receita pra 20l. O que acham?

4,3 kg Pilsner
400g Munich
400g Caramalt

10 g Centennial (FWH)
15 g Centennial (30 min)
25 g Centennial (15 min)
30 g Centennial (0 min)
60 g Centennial (Dry Hop 4 dias)

2 pacotes US-05

OG 1,058
IBU 46,2
EBC 12
ABV 6%

EDIT: Não consegui o EBC mínimo só com Munich e Pilsner, por isso o malte caramelo...
EDIT 2: Ainda tenho mais 20g de Centennial pra botar... como distribuir?

Fala pessoal... Também vou brassar um clone da Green Cow. Li os comentários do tópico e elaborei no BS uma receita pra 20l. O que acham?

4,3 kg Pilsner
400g Munich
400g Caramalt

10 g Centennial (FWH)
15 g Centennial (30 min)
25 g Centennial (15 min)
30 g Centennial (0 min)

2 pacotes US-05

OG 1,058
IBU 46,2
EBC 12
ABV 6%

EDIT: Não consegui o EBC mínimo só com Munich e Pilsner, por isso o malte caramelo...

Pra tentar remover o caramelo, vc pode aumentar a proporção do munich em relação ao pilsen.
O munich é malte base e poderia ser usado 100% na mostura.
Acho que tem muito pouco munich em relação ao pilsen, por isso vc não conseguiu a coloração só com eles.
Sugiro jogar esse resto de Centennial no Dry Hopping ;)
Abraço!

4,3 kg Pilsner
400g Munich
400g Caramalt

10 g Centennial (FWH)
15 g Centennial (30 min)
25 g Centennial (15 min)
30 g Centennial (0 min)

2 pacotes US-05

OG 1,058
IBU 46,2
EBC 12
ABV 6%

Faz um DH duplo! Coloca 40 gramas de cada vez!

Pra tentar remover o caramelo, vc pode aumentar a proporção do munich em relação ao pilsen.
O munich é malte base e poderia ser usado 100% na mostura.
Acho que tem muito pouco munich em relação ao pilsen, por isso vc não conseguiu a coloração só com eles.
Sugiro jogar esse resto de Centennial no Dry Hopping ;)
Abraço!

Obrigado pela dica. Tirei o caramelo, botei 1,6 kg de munich (tudo que tenho aqui) e 3,3 kg de pilsen e as propriedades ficaram praticamente as mesmas.

Faz um DH duplo! Coloca 40 gramas de cada vez!

Obrigado, pretendo botar esses lúpulos no DH mesmo. Desculpe a ignorância da pergunta, mas por quê não botar os 80 de uma vez? Pretendo fazer a fermentação primária, secundária e maturação no mesmo balde. Se for colocar em duas etapas, como proceder nesse caso?

Obrigado pela dica. Tirei o caramelo, botei 1,6 kg de munich (tudo que tenho aqui) e 3,3 kg de pilsen e as propriedades ficaram praticamente as mesmas.

Obrigado, pretendo botar esses lúpulos no DH mesmo. Desculpe a ignorância da pergunta, mas por quê não botar os 80 de uma vez? Pretendo fazer a fermentação primária, secundária e maturação no mesmo balde. Se for colocar em duas etapas, como proceder nesse caso?

É simples! Divida o lote em 02 partes de 40 gramas. Coloque 40 gramas em um dia e, alguns dias depois, adicione mais 40 gramas.

https://www.homebrewersassociation.org/how-to-brew/5-tips-for-better-ipas-from-vinnie-cilurzo/

Devo brassar já essa semana. Mudei um pouco a receita, adicionando os lúpulos só a partir dos 20 minutos. Também no Dry Hop, decidi dividir os 80g em 2 etapas + o chá hopping.

Ficaria assim:
40g por 4 dias na secundária usando hop bag
+ 20g para fazer chá hop
+ 20g para maturar a frio, fazer cold crash e clarificar com gelatina

Aqui uma imagem da receita. O que acham? É uma boa combinar o chá com dry hop em duas etapas?

Attachments

• vaca verde.png
    vaca verde.png
    52.4 KB
So acho que essa adicao na maturacao a frio nao faz tanto sentido pq a temperatura baixa diminui a absorcao dos oleos essenciais do lupulo. Mas é aquilo, faz oq achar certo e tira suas proprias conclusoes. Boa brassagem!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Por favor, poste os resultados.
Sou novato e espero também produzir cervas caprichadas no lúpulo e seu feedback ajudará no processo.

boa sorte e cheers!!!

Back