Eu não ia apelar, mas vi o tópico sobre a Pacific... Hahahaha... @leosewald, pode dar uma esclarecida nessa questão?
Sim senhor!
Na verdade a Green Cow, assim como TODAS as nossas receitas, passa por constantes ajustes, sempre com o intuito de melhorar a experiência sensorial. No caso da Green Cow, via de regra os ajustes são pequenos pois é uma das receitas mais consolidadas que temos, normalmente apenas pra corrigir variações de safras de ingredientes.
Contudo, o último grande ajuste que fizemos na GC foi, justamente, o grain bill. O grain bill atual da Green Cow envolve o uso somente de malte base. Antigamente nós utilizávamos maltes caramelos, mas achamos que caramelo e lúpulo estavam batendo de frente um com o outro e o caramelo, por ser muito forte, não deixava o lúpulo transparecer. Aí fizemos um ajuste removendo os maltes caramelados e trocando eles por munich suficiente só pra ajustar a cor e achamos que a receita ficou em melhor sintonia. Nesse sentido, é bom tomar cuidado com o uso de maltes escuros, por motivos similares.
E, como o Guenther colocou lá no início, vai lúpulo. Um monte. Especialmente nas adições tardias, de 20min. pra baixo até whirlpool (que é um inferno de fazer em função do volume de trub), além do dry hopping.
O fermento deve ser neutro, também com o intuito de deixar o lúpulo transparecer. Na GC nós usamos o bio4 american ale. Já testamos algumas outras cepas mas o A. Ale foi o que melhor se adaptou. Como alternativa seca, dá pra usar US-05, apresentando resultados similares. Fiz um teste homebrew uma vez que ficou bem interessante com London ESB, mas que não chegamos a levar para a produção.
Láaaaa no período pré-cambriano da Seasons, usávamos Warrior e Styrian Goldings numa tentativa de emular alguns dos traços do lúpulo que queríamos usar mas não tinha pra vender no BR, o Centennial, especialmente por causa da quantidade de mirceno dessas duas variedades. Aí quando os deuses da WE atenderam ao nosso chamado e trouxeram o primeiro lote de Centennial, não pensamos 2 vezes. Dizia o Rocha que fomos a primeira cervejaria a usar Centennial em produção no país, mas aí eu já não sei... Só sei que ainda quero voltar e fazer uma edição especial da Green Cow com esses 2 lúpulos só pra matar a saudade...
Duvidas, estamos a disposição, mediante amostras desses clones lindos que vocês estão fazendo por ai pra tomarmos juntos! Valeu pessoal!