Também "acho" que fermentação nenhuma irá criar uma pressão para explodir o Barril. Acho que no máximo, ele iria estufar.
Um Barril de INOX deve suportar uma pressão de uns 6 BAR eu acho, ou mais.
Mas a pressão de trabalho é de 3 BAR.
Pra um Barril de INOX chegar a explodir, "acho" que pode ter tido um problema com o manômetro (Válvula reguladora de pressão) ou jogou muita pressão no Barril (mais provável).
Reparem que essas reguladoras têm uma válvula de alívio.
Se ele setou para 3 BAR, a Válvula reguladora iria manter essa pressão máxima.
Para evitar esse tipo de acidente, é ir abrindo a válvula aos poucos, com a pressão máxima configurada corretamente na válvula reguladora de pressão.
Se a válvula estiver setada em 15 BAR por exemplo, e o operador abrir de uma vez, os 15 BAR irão entrar em pouquíssimo tempo, acontecendo a explosão, já que o Barril só suporta uns 6 BAR.
Se o problema fosse ao Sifão ou na Extratora, creio que pela pressão, um deles iria vazar a pressão, ou a própria borracha, poderia romper.
Lembrando que essa pressão de 3 BAR já não é usada em quase nenhum procedimento.
Para carbonatação forçada, usam 2.4 BAR no máximo do máximo.
Para servir, a pressão é de 1 Bar no máximo.
Pra vocês terem uma idéia de como tem gente sem noção nenhuma que se acha técnico.
A pouco tempo atraz, vendi um Manifold de Refrigeração para um cliente.
Abri e amostrei os ponteiros ao cliente. O Cliente iria colocar gás no Arcondicionado dele. Viu o técnico fazer, e comprou o gás e o manifold.
2 Dias depois, veio querendo trocar o manifold. O Manifold estava com o manômetro todo quebrado.
Com toda certeza, colocou uma pressão que o manifold não suportava, estourando os ponteiros.
Olha sorte, que essa pessoa deu!
Eu ainda expliquei para ele. Mas ele disse que já sabia tudo como utilizar, e que iria fazer com um amigo que era técnico também.