• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Histerese do termostato

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

peterthomasu

Well-Known Member
Reaction score
74
Boa tarde nobres cervejeiros,

Estou desenvolvendo um sistema RIMS. Comprei um termostato para controlar a resistência durante a mostura e surgiu uma dúvida que não achei em nenhum tópico. Vocês deixam configurado para quanto o retardo de ativação do switch do termostato após atingir a temperatura desejada? Por exemplo, eu configuro o termostato para 65ºC, quando a temperatura baixar quantos graus eu quero que o termostato ligue a resistência novamente?

A dúvida é a mesma para o processo de fermentação, o termostato recomenda que para equipamentos com motor(geladeira no caso) Eu coloque além da histerese um retardo em minutos para liga-la novamente, acredito que para preservar o motor e o mesmo não ficar ligando e desligando sem parar. Como vocês configuram esse tempo?

Espero que tenha sido claro,

Obrigado,

Peter Uebelhart

O mínimo possível seguro, ou seja, 0,2 graus.

Abraço,

O mínimo possível seguro, ou seja, 0,2 graus.

Abraço,

Guenther, estou colocando resistencias na minha panela de mosturação e fervura, são panelas de 70 litros ( pensei em colocar resistencias de 6000w em cada o q vc acha?

Nesse caso eu preciso de dois controladores de temperatura?

Sobre o termostato, quero colocar um na saida da bomba, durante recirculação e outro na penela de fervura. Estive pensando no tipo K, qual vc recomendaria e como seria a instalação?

Não precisa de termostato pra fervura visto que é uma temperatura fixa(por volta dos 100C variando pouco com a altitude). No máximo você pode querer algum tipo de dimmer caso a fervura fique violenta demais.

Já olhou PIDs? São o mais utilizado com sistemas de recirculação continua e usam um algoritmo pra manter a temperatura o mais estável possível, eles meio que vão "aprendendo" o funcionamento do sistema sozinhos e ficam pulsando a resistência pea manter a temperatura estável.

Concordando e complementando a argumentação do @raisoshi. Só vejo vantagem em colocar termostato na panela de fervura para acompanhar a temperatura de resfriamento do mosto, sem necessidade de utilizar controlador de temperatura (no máximo um dimmer)

@raisoshi, onde consigo um Pid, minha questão é a seguinte, tenho resistencia de 6000w, pelo q vi no ml um dimmer para isso é 130 reais, um termostato ta por volta de 70 reais um coel. Eu gostaria de ter um controle, mas ja tenho termometro analogico na panela.

@raisoshi, onde consigo um Pid, minha questão é a seguinte, tenho resistencia de 6000w, pelo q vi no ml um dimmer para isso é 130 reais, um termostato ta por volta de 70 reais um coel. Eu gostaria de ter um controle, mas ja tenho termometro analogico na panela.

No mercado livre mesmo. Você não tá colocando na conta um relé de estado sólido né(acho que precisa mas não tenho certeza) ?

Fora que, como você pretende ajustar a intensidade da fervura com um termostato? Fervura intensa ou não não vai passar do ponto de ebulição do mosto,

No mercado livre mesmo. Você não tá colocando na conta um relé de estado sólido né(acho que precisa mas não tenho certeza) ?

Fora que, como você pretende ajustar a intensidade da fervura com um termostato? Fervura intensa ou não não vai passar do ponto de ebulição do mosto,

Vou usar uma contadora de 32a 220v e com bobina. Vc acha o relé melhor? Tem alguma vantagem em relação à bobina?

Como vocês configuram os diferenciais DF e DL no tic17?

Hoje fiz todas as ligações e pretendo configurar temperatura para uma diferença de 0,2 graus como o Guenter ensinou, mas tem que haver um retardo na ligação do motor para não queimar não é mesmo?

Quantos segundos de retardo vocês utilizam, se é que fazem uso?

Obrigado .

Ps. Este foi o único tópico que achei tendo esse assunto. Se errei foi mal, é que sou novo fazendo cerveja e por aqui.

Boa tarde nobres cervejeiros,

....

A dúvida é a mesma para o processo de fermentação, o termostato recomenda que para equipamentos com motor(geladeira no caso) Eu coloque além da histerese um retardo em minutos para liga-la novamente, acredito que para preservar o motor e o mesmo não ficar ligando e desligando sem parar. Como vocês configuram esse tempo?

Espero que tenha sido claro,

Obrigado,

Peter Uebelhart

Latest posts

Back