• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Gosto de Remédio, mudança de cor

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Revel

Well-Known Member
Reaction score
3
Boa noite a todos!
Fiz a primeira leva que foi uma Red IPA domingo passado e tive alguns problemas:

-Chuva forte
-O volume ideal no fermentador era de 18l, foi uns 14, 15
-OG ideal era 1057, ficou em 1068
-Usei apenas 1 pacote de US-05 hidratado
-Iniciei e está até agora com fermentação em 19º controlados com sensor colado na parede do fermentador com isopor e fita isolante. Quando descobri o erro, não diminui a temperatura pois não soube dizer se iria ajudar ou piorar. Fica para o aprendizado.

O que aprendi até agora:
-Ver a previsão
-Fazer a régua de volume, não ferver tão intenso
-Colocar quantidade de fermento corretamente
-Fermentar mais frio

7 dias depois tirei a amostra hoje e está com 1019, airlock agora está sem desnível. Senti um gosto bem pronunciado de remédio, similar a dipirona. O aroma ficou ótimo, usei Centennial, ficou bem legal, mas com esse gosto forte de remédio. Porém uma das coisas que me deixou mais decepcionado foi a cor que está cobre. Mirei nos 32 EBC como Guenther havia sugerido e o mosto tinha ficado vermelho que foi uma beleza!
Alguém sabe dizer se tem chance da secundária resolver isso? A cor imagino que não...
Segue imagem do mosto. Obrigado!

Attachments

• 12084037_834377770012680_114612020_n.jpg
    12084037_834377770012680_114612020_n.jpg
    56.4 KB
Cara, não leva em conta a cor atual. Com uma boa clarificação, ela vai mudar bastante, pois vai retirar partículas em suspensão... pode melhorar ainda mais se usar gelatina pra clarificar. A turbidez dá ideia de uma cerveja mais escura, apesar de, na verdade, ser só mais turva.

Quanto ao sabor de remédio, sempre é bom lembrar que isto é algo da tua percepção, que pode ser diferente da minha, por exemplo. Mas gosto de remédio é um sabor meio universal, creio eu... Eu aposto em Clorofenol, que tem geralmente como origem o cloro da água.

Que tipo de água tu usou? passou por filtro de carvão ativado? respeitou o limite de vazão do filtro? o filtro ainda estava na validade?

Quanto ao acerto de volume, é isso mesmo. Acho que ninguém acerta na primeira brassagem. Conhecendo teu equipamento, em mais umas 2 ou 3 tu começa a acertar...

É que a cor está cobre mesmo, vou postar uma foto depois, bem laranja

Usei água mineral de galão, mas não fervi. O sabor é um amargo de remédio

Perfil da água:
PH a 25ºC 4,70

Class. MG/L
Bário 0,119
Estrôncio 0,018
Cálcio 1,63
Magnésio 0,91
Sódio 1,01
Potássio 2,59
Bicabornato 3,89
Fluoreto 0,02
Nitrato 8,1
Cloreto 2,58
Brometo 0,06

Vc falou em gosto de remédio. Se é tipo band-aid pode ser problema com o fermento ou má sanitização, isto é, uma reação dos componentes da cerveja com os presente nos sanitizantes. Ou pode ser da água muito clorada. Apenas sugestões.

Obrigado, usei água de galão, não era pra ter cloro...
Fica a dúvida, se vai ferver, qual é o problema?
O sabor não é band-aid, é tipo dipirona, remédio de dor de cabeça, novalgina...
Está clarificando agora a 0° com gelatina, o aroma está muito bom, mas esse amargo persiste
Fui num encontro com cervejeiros da região e levei uma amostra, eles disseram que pode ser exagero de lúpulo! Hahahaha

Back