Gosto de fermento com M20 Mangrove

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joaovitor

New Member
Joined
Apr 7, 2015
Messages
3
Reaction score
0
Então pessoal, eu estou com uma duvida e já perguntei para alguns amigos e eles não souberam me responder. Fiz um lote de Weiss usando o fermento M20 da Mangrove, fermentei a 25 graus por duas semanas (o recomendado pelo fabricante era até 30 graus. Acabei usando uns 30% a mais do que o recomendado. Apos fermentação deixei 1 semana maturando a 5 graus e agora já esta engarrafado ha 2 semanas. Porem eu sinto um gosto perceptível de fermento nela, sabor lembra muito de pão cru. Será que posso ter feito algo errado ou essa marca tem esse "defeito" mesmo? Teria alguma manobra para tentar resolver isso? Pois tenho mais um lote idêntico na primeira semana de fermentação. Obrigado
 
Tá, vamos lá...

Qual foi o tamanho da leva?
OG?
Quanto fermento tu usou?
IBU?
Proporção de Pilsen x Malte de Trigo? Usou Malte de Trigo, ou Trigo não maltado?
Temperatura de mosturação? Quanto tempo?

Sobre "recomendação do fabricante", já digo... esqueça isso. Essa recomendação é só uma faixa em que o fermento "funciona" bem em termos biológicos... isso não é sinônimo de cerveja boa.

Sobre como "resolver"... esquece, não existe milagre. O máximo que pode atenuar o gosto que tu estás sentindo (que pode não ser de fermento), é tempo de maturação.

Entenda que esse tipo de problema descrito é algo muito subjetivo de ser analisado à distância.... pois o que tu diz que está sentido pode não ser exatamente como tu descreves.

Abraço,
 
Back
Top