GIUSEPPE_MARTINI
Member
- Reaction score
- 1
Sou de Canoas/RS. Já faz muito tempo que queria começar a fazer cerveja mas sempre me faltava um pouco de "coragem" para começar a fazer toda a função. Depois de muito tempo curioso sobre tudo isso, após ter experimentado inúmeras cervejas artesanais, incluindo algumas feitas por irmãos, primos, tios de amigos, etc.... Eu finalmente decidi que iria fazer. Daí comecei a ler na internet sobre isso, ver vídeos e tudo mais. Um dos vídeos que mais me agradou, é uma reportagem da ISTOÉ que tem no Youtube do Mestre Cervejeiro Jaime Pereira Filho (Acho que este é o nome). Se colocarem no youtube "Como fazer cerveja artesanal" o vídeo dele é o terceiro e o quarto da lista... Embora naquela ocasião ele faça cerveja com extrato de malte, ele fala muitas coisas que me inspiraram e realmente me deixaram com vontade de fazer cerveja. Tanto é que usei a receita dele para fazer a minha primeira IPA que engarrafei ontem, só que a minha eu não fiz com o extrato de malte, mas de resto, peguei todas as dicas dele, como calcular quantidade de lúpulo, engarrafamento, tempo no fermentador... etc. Enfim. Ainda tenho muitas dúvidas e muito o que aprender. Mas já estou curtindo muito esse mundo da cerveja. É uma terapia. Tanto é que já comprei todos os equipamentos para fazer cerveja do jeito que mais me agradou. Abaixo seguem algumas fotinhos.