Fundo falso e disposição da torneira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Proto

Member
Joined
Apr 7, 2015
Messages
5
Reaction score
0
Fala pessoal,

Estou projetando um sistema Herms com fundo falso e tenho lido bastante coisa por aqui. Pode até ser uma pergunta simples, mas até agora não li nada muito concreto sobre como e que disposição deve ter a torneira que fica abaixo do fundo falso para a melhor homogeneização do mosto. A pergunta em si não é sobre a torneira mas sim sobre o "acessório" que vai conectado nela, digo:

-um cano reto com ou sem furos
-um filtro de canos quadrados
-só uma torneira sem cano
-mais de uma torneira
-uma bazooka (essa já li que não é muito aconselhável), etc.

Por essa imagem que o Guenther postou no outro tópico a primeira opção parece ser a melhor, é isso mesmo? Estou procurando algo simples e eficiente.
figure4.gif
 
Essas imagens se não me engano são pra quem usa elemento filtrante que não é o fundo falso. Ex.: bazookas, canos com furos, etc.

Estando abaixo do fundo falso acho que não faz tanta diferença, use simplesmente uma torneira.

Eu acho que só teria chance de algum problema se a vazão for maior do que a capacidade do fundo falso de deixar passar líquido, o que poderia compactar a cama de grãos, causar entupimentos e até canais preferenciais. Se você for fazer fly sparge o ideal nem é abrir a torneira toda então ficaria tudo ok.

Outra idéia, se sua panela tiver fundo curvo, tipo um barril panela, é colocar um dip tube, que basicamente um tubo que se extende ao centro e na parte mais baixa da panela, melhorando a utilização do espaço(não deixa mosto pra trás).
 
Essas imagens se não me engano são pra quem usa elemento filtrante que não é o fundo falso. Ex.: bazookas, canos com furos, etc.

Estando abaixo do fundo falso acho que não faz tanta diferença, use simplesmente uma torneira.

Eu acho que só teria chance de algum problema se a vazão for maior do que a capacidade do fundo falso de deixar passar líquido, o que poderia compactar a cama de grãos, causar entupimentos e até canais preferenciais. Se você for fazer fly sparge o ideal nem é abrir a torneira toda então ficaria tudo ok.

Outra idéia, se sua panela tiver fundo curvo, tipo um barril panela, é colocar um dip tube, que basicamente um tubo que se extende ao centro e na parte mais baixa da panela, melhorando a utilização do espaço(não deixa mosto pra trás).

Minha panela é normal, não barril.

Sobre as imagens, a primeira é um fundo falso, segunda só filtro de canos quadrados e a terceira é uma bazooka.
 
O que eu entendo dessas fotos é que não precisa de acessório nenhum, se por "acessório" você quis dizer bazooka, manifold etc.
Na primeira, como você mesmo disse, é só pra ilustrar o uso de um fundo falso e não um "cano reto" ligado na parte de dentro da válvula.
Dentro da panela, abaixo do fundo falso, pode ficar assim:
tumblr_inline_n6ikg64vVV1qzwgk4.jpg
 
eu acho que entendi oque ele quer, no caso quer usar o fundo falso tentando captar do meio da panela correto? assim voce teria maior homogeneização do mosto filtrado, nao criando potenciais diferentes assim como na bazooka. Eu uso meu fundo falso que fica numa altura pouco abaixo da minha saida, entao tenho um cotovelo no meio do fundo falso por cima assim como nesta imagem.

$(KGrHqZHJEsFDzL1Uj2jBRBGM!5!k!~~60_35.JPG


uso assim e conecto com uma mangueira atoxica.
 
Esse cotovelo fica pra baixo, correto? E você conecta ele na parte de dentro da válvula por meio de uma mangueira, é isso?
 
Ah tá, entendi. Assim sim, hehe.
Se fosse o contrário, para baixo, não teria muito sentido e acho que seria mais propício à formação de canais.
 
mas como nem tudo é perfeito, eu to pensando em subir a cama de grãos xD
Pelo nível da torneira ficar dentro da cama, ocorre o entupimento mais fácil, mas esse é o meu equipamento... talvez a forma como ele foi montado dê essa particularidade. Se for feito com essa "barriguinha" que tem nos FF do aliexpress, a torneira poderia ficar no nivel do liquido, assim seria masi tranquilo.
11-Sanke-Contoured-Stainless-False-font-b-Bottom-b-font-with-3-8-O-D-stainless.jpg
 
Valeu pelas respostas!

Pelos posts acho que deu pra entender a minha dúvida. Meu medo é que já fiz brassagem em dois equipamentos com fundo falso de amigos e em ambos a eficiência deu bem baixa (+-50/55%). Um utiliza fundo falso com duas torneiras em lados opostos na saída, o outro também usa fundo falso mas com um filtro de canos quadrados.

Como disse antes, minha idéia é que o equipamento fique o mais simples e eficiente possível. A princípio vou de uma torneira simples conforme a foto do danzz.
 
Valeu pelas respostas!

Pelos posts acho que deu pra entender a minha dúvida. Meu medo é que já fiz brassagem em dois equipamentos com fundo falso de amigos e em ambos a eficiência deu bem baixa (+-50/55%). Um utiliza fundo falso com duas torneiras em lados opostos na saída, o outro também usa fundo falso mas com um filtro de canos quadrados.

Como disse antes, minha idéia é que o equipamento fique o mais simples e eficiente possível. A princípio vou de uma torneira simples conforme a foto do danzz.

O problema definitivamente não foi a torneira. Já brassei com fly sparge usando duas mini bazookas ridículas e consegui mais de 70%.
 
Concordo com o amigo acima.
Eu uso fundo falso sem nada embaixo (do modo que está naquela foto que postei) e consegui mais de 70% (nas cinco brassagens que fiz com HERMS até agora), também com fly sparge (sabco method).
 

Latest posts

Back
Top