• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Freezers e refrigeradores - Dimensões internas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Alguém saberia explicar porque a geladeira frost free não funciona com o tic?

Na verdade funciona, mas a temperatura não se mantém tão estável quanto se deseja.

Se for uma geladeira duplex não afeta, porque o frost free só atua no congelador, mas se for uma geladeira de uma só porta, aí influencia.

Um congelador frost-free tem três partes básicas:

um temporizador
uma resistência elétrica de aquecimento
um sensor de temperatura

Aproximadamente a cada seis horas, o temporizador liga a resistência elétrica de aquecimento. A resistência elétrica de aquecimento é envolvida entre as serpentinas do congelador. O calor derrete o gelo das serpentinas. Quando todo o gelo se vai, o sensor de temperatura mede a temperatura que, ao se elevar acima de 0ºC, desliga o aquecedor.

Descongelar as serpentinas a cada seis horas consome energia e altera os alimentos no congelador devido às mudanças de temperatura. Já a maioria dos freezers horizontais exige descongelamento manual - o alimento dura mais tempo e o freezer consome menos energia.

http://casa.hsw.uol.com.br/questao144.htm

Então, a cada 6 horas vai ter uma variação de temperatura dentro da geladeira, independente do controle do TIC, o que não é o desejado.

Creio que é por isso.

Bom dia,

Segue as fotos e medidas do Freezer Consul Slim 170.

Nas medidas considerei somente a área util dele, por conta do espaço que perdi nos suportes das prateleiras.

Esse freezer possuia uma "prateleira" com serpentina, porem ela é bem fitinha, com um pouco de cuidado e paciência consegui dobrar a mesma sem problema algum! E está funcionando muito bem!

Altura interna Util:
- 80 cm Até a ultima "prateleira" com serpentina.
- 77 cm até a Base da gaveta acima da "prateleira" com serpentina.
Largura Util: 34.5

Attachments

• foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    80.9 KB
  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    85.5 KB
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    87.4 KB
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    103 KB
Opa! Alguem sabe sugerir uma geladeira ou freezer, comum, que suporte um fermentador de 100l, com altura de 105cm e diametro de 46cm?

Olá, boa tarde.

Seguem as medidas aproximadas do frigobar Consul CRC12 - 120 Litros, considerando como área útil apenas a parte acima do motor, conforme a foto.

Largura - 41 cm
Profundidade - 42 cm
Altura - 44 cm (38 cm + 6 cm da gaveta)

Algumas observações: Na foto estava usando um balde da Jaguar de 20 litros, não tirei a gaveta pois ela evita que caia água do congelador sobre a tampa.
É possível soltar o termostato do frigobar (na foto não está solto).
A parte "livre", abaixo do fermentador tem dimensões de 41x18x26cm LxAxP, sendo que a porta possui uma base de aproximadamente 10cm, o que reduz um pouco a área esta parte "livre".
Tenho instalado um termostato STC-1000, alcança temperatura mínima próxima de 1º C.
Ainda não testei outros layouts com 2 fermentadores de 12 ou 5 litros fermentando ao mesmo tempo.

Attachments

• consul.jpg
    consul.jpg
    202.9 KB
Comprei usada uma geladeira expositora de um posto de gasolina, paguei 900 reais. Funciona muito bem e vou estrear um fermentador de 120L da Biofree semana que vem. Coloquei um termostato pois essa não tinha. Tapei o vidro para não pegar luminosidade com lona descartável, quando a geladeira tá livre uso pra expor as garrafas nos eventos onde a moçada vem em casa!

Jair, você acha que cabe 1 PostMix de 20litros nesse frigobar?

Ontem tentei no atendimento do Wallmart saber se um freezer horizontal de 385 ltrs da consul caberiam seis fermentadores de 30 litros, na verdade a pergunta que fiz era apenas "quais são as medidas internas do freezer?", a atendente me mandou ligar para o SAC deles, resultado fui perguntar no concorrente. Em tempo, ainda não recebi a resposta, assim que conseguir posto aqui.

fmoret, acho que teríamos 2 problemas em colocar um postmix de 20 litros neste frigobar:
1º) a base da porta tem aproximadamente 10cm de profundidade, o que o que reduz o espaço livre à frente para 16cm de profundidade, não cabendo o postmix, conforme as medidas no início do tópico. Acredito que a solução para isso seria girar a porta, deixando-a de ponta cabeça. Mas não tenho conhecimento técnico para dizer que a porta funcionaria corretamente.
2º) os conectores e mangueiras do postmix ficariam muito próximos da serpentina do congelador do frigobar, até mesmo encostando nela.
Espero ter ajudado. Seguem mais fotos.

Attachments

• consul.jpg
    consul.jpg
    176.2 KB
Valew Jair!

Estou pensando em montar um kegerator, com um Frigobar de 120 litros, mas esse "degrau" do motor, que me preocupava bastante...

Pessoal, hoje eu possuo uma geladeira Consul CRB39 Frost Free que é uma maravilha para fermentar as minhas levas no meu Indupropil de 50L, pois acondiciona-o perfeitamente (removidas a tampa e fundo do congelador, que são demontáveis).

Acontece que estou querendo comprar mais um conjunto e para tal, gostaria de saber quais modelos de geladeira vocês utilizam para que eu possa buscar oportunidades no mercado de produtos usados com o intuito de diminuir o investimento. Assim, se possível, solicito que postem as fotos dos sistemas de você, bem como os tipos de adaptações que foram necessárias fazer para que coubesse o fermentador.

Sds,

Fabiano da Mata

Attachments

• IMG_20140607_134432853[1].jpg
    IMG_20140607_134432853[1].jpg
    81.7 KB
Pessoal, hoje eu possuo uma geladeira Consul CRB39 Frost Free que é uma maravilha para fermentar as minhas levas no meu Indupropil de 50L, pois acondiciona-o perfeitamente (removidas a tampa e fundo do congelador, que são demontáveis).

Acontece que estou querendo comprar mais um conjunto e para tal, gostaria de saber quais modelos de geladeira vocês utilizam para que eu possa buscar oportunidades no mercado de produtos usados com o intuito de diminuir o investimento. Assim, se possível, solicito que postem as fotos dos sistemas de você, bem como os tipos de adaptações que foram necessárias fazer para que coubesse o fermentador.

Sds,

Fabiano da Mata

Tudo bem Fabiano.

Qual o diametro e altura deste teu fermentador?

abraço.

Atualizando:

Cabe uma bombona de 30L das vendidas pelo Lamas, fica extremamente justo, mas cabe!

abs

Bom dia,

Segue as fotos e medidas do Freezer Consul Slim 170.

Nas medidas considerei somente a área util dele, por conta do espaço que perdi nos suportes das prateleiras.

Esse freezer possuia uma "prateleira" com serpentina, porem ela é bem fitinha, com um pouco de cuidado e paciência consegui dobrar a mesma sem problema algum! E está funcionando muito bem!

Altura interna Util:
- 80 cm Até a ultima "prateleira" com serpentina.
- 77 cm até a Base da gaveta acima da "prateleira" com serpentina.
Largura Util: 34.5

Eu tenho um freezer consul que cabem 4 postmixs. Mas mesmo assim, os de 19 L tem dem fazer adaptação.

Attachments

• uploadfromtaptalk1417724319300.jpg
    uploadfromtaptalk1417724319300.jpg
    105.1 KB
Daniel,
eu percebi a alteração na chave de potência da geladeira. O que, e por que você alterou? Não está usando termostato externo (tic-17 por exemplo)?
E quanto a termperatura de clareamento, você está conseguindo atingir proximo de 0°C? Como ficou o consumo nesta faixa de temperatura?
Estou querendo comprar um geladeira igual a esta agora que peguei gosto pela coisa...
Abraços e saudações gervejeiras.

Desculpe a demora em responder, não reparei...
Estou usando TIC17 sim, na época o eletricista retirou a chave seletora/lâmpada dali pois disse que não dava para manter em conjunto com o tic - acho que o sensor original é ali. Consegui facilmente atingir zero grau mas não tenho dados de consumo. Comprei a geladeira nova e praticamente não abro ela, a temperatura se mantém tranquilamente.

Pessoal, tenho uma consul facilite 360L e estou querendo furar a parede da geladeira para passar o sensor de temperatura. Alguém saberia me dizer se posso furar a lateral sem causar dano ao funcionamento da geladeira? Ou seja, existiria algum circuito ou tubulacao ali?

Pessoal, tenho uma consul facilite 360L e estou querendo furar a parede da geladeira para passar o sensor de temperatura. Alguém saberia me dizer se posso furar a lateral sem causar dano ao funcionamento da geladeira? Ou seja, existiria algum circuito ou tubulacao ali?

Se você vai furar alguma coisa, não acha melhor furar a borrachinha que veda a porta?

Assim você não detona a geladeira.

Mas, será que a pequena fresta que fica na própria borrachinha causada pelo fio do sensor, ocasiona tanta perda de frio a ponto de ser necessário furar a geladeira?

Uma ocasião em que deixei a geladeira muito tempo fechada, eu vedei aquela frestinha com fita adesiva, se não for ficar abrindo toda hora é uma solução que não desconfigura a geladeira.

A questão nem é perda de eficiência não. É que montei um BrewPi para mim, tô terminando de fazer um comodo só para a cerveja e achei que ficaria melhor furando a parede. So apenas 6 mm

Galera, alguém tem um técnico em refrigeração para indicar aqui na Tijuca - RJ?? tá osso, só encontro curioso... Queria furar a lateral da geladeira para acoplar o TIC 17.

Obrigado e abraços

Algumas observações: Na foto estava usando um balde da Jaguar de 20 litros, não tirei a gaveta pois ela evita que caia água do congelador sobre a tampa.
É possível soltar o termostato do frigobar (na foto não está solto).

Jair, pode dar mais detalhes da localização e como soltar o termostato desse frigobar?

Valeu

Jair, pode dar mais detalhes da localização e como soltar o termostato desse frigobar?

Valeu

Destaquei-o em vermelho na foto.

Dele sai um fio que vai até o congelador. Quando disse que era possível soltá-lo, expressei-me mal. É possível desparafusá-lo da carcaça e deixá-lo solto em outra posição, de forma a não atrapalhar o fermentador, mas nunca fiz isso. Ainda, não sei qual seria a consequência de simplesmente retirá-lo totalmente.

Espero tê-lo ajudado.

Abraço

Attachments

• consul.jpg
    consul.jpg
    89 KB
Jair,

Obrigado pela resposta!
Me diga uma coisa, com o termostato na posição original, qual foi a temperatura mínima que você já atingiu no costado ou no poço termométrico do fermentador?

Fiz uns testes com esse frigobar e o máximo que consegui chegar nele com uma carga pequena de líquido foi em torno de 5 graus na parte da geladeira dele, uma vez que o termostato desarma (provavelmente porque ele está localizado na parte do congelador).

Agora, soltá-lo seria uma idéia genial, uma vez que, provavelmente colocando o sensor dele (que está no freezer) isolado junto ao fermentador é possível atingir zero grau.

Um abraço

Destaquei-o em vermelho na foto.

Dele sai um fio que vai até o congelador. Quando disse que era possível soltá-lo, expressei-me mal. É possível desparafusá-lo da carcaça e deixá-lo solto em outra posição, de forma a não atrapalhar o fermentador, mas nunca fiz isso. Ainda, não sei qual seria a consequência de simplesmente retirá-lo totalmente.

Espero tê-lo ajudado.

Abraço

barros,

Sem qualquer alteração no frigobar, da forma que veio de fábrica, sem retirar a gaveta que veda um pouco o frio do congelador e colocando-o na temperatura mais fria possível, alcanço facilmente 1ºC em levas menores. Em relação às levas maiores, demora um pouco mais para alcançar a temperatura. Procuro deixar meu frigobar no local mais fresco possível e somente sem fermentador dentro que alcancei temperaturas menos que 1ºC.

Comprei um Freezer Horizontal Electrolux H300 e as medidas internas são as seguintes:

Fundo: 55cm (profundidade) x 60cm (largura) x 75cm (altura)
Acima do motor: 55cm (profundidade) x 30cm (largura) x 45cm (altura)

Cabem 3 baldes fermentadores de 20 litros com folga para acomodar as torneiras sem acidentes.

Comprei um Freezer Horizontal Electrolux H300 e as medidas internas são as seguintes:

Fundo: 55cm (profundidade) x 60cm (largura) x 75cm (altura)
Acima do motor: 55cm (profundidade) x 30cm (largura) x 45cm (altura)

Cabem 3 baldes fermentadores de 20 litros com folga para acomodar as torneiras sem acidentes.

Amigos, a grande maioria dos freezers/frigobar na internet possuem as dimensões na descrição. Mas pergunto estas dimensões são internas ou externas dos produtos? Alguém sabe informar?

Geralmente ta descrito se é interna ou externa.
Mas na maioria dos casos é externa, pra calculo de encaixe nos "nichos" das cozinhas planejadas.

O interior na maioria das vezes é mencionado em litros, como em porta malas de carros.
Ex:
Externos:
Altura: X
Largura: Y
Profundidade: Z
Interno:
Capacidade: 380L

Abs

Geralmente ta descrito se é interna ou externa.
Mas na maioria dos casos é externa, pra calculo de encaixe nos "nichos" das cozinhas planejadas.

O interior na maioria das vezes é mencionado em litros, como em porta malas de carros.
Ex:
Externos:
Altura: X
Largura: Y
Profundidade: Z
Interno:
Capacidade: 380L

Abs

Preciso de um frigobar que caiba 4 postmix. Seria possível? será existe aqui no brasil? pelo que pesquisei o maior é de 120 litros mas pelas dimensões não vai caber =/

Latest posts

Back