Freezer ou Geladeira - diferenças técnicas.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pinheiro

Member
Joined
Jun 5, 2014
Messages
13
Reaction score
0
Pessoal,

Uso há bastante tempo uma geladeira velhinha de uma porta, mas o aspecto da bichinha esta deplorável, a vedação está precisando de troca e dona encrenca anda reclamando. Pelo preço da reforma compro uma usada em melhor estado, mais econômica e com maior espaço interno.
Aí vem a dúvida: geladeira ou freezer?

Tecnicamente alguém sabe qual a diferença, se é que há, entre um freezer e uma geladeira? Imagino que o primeiro tenha um isolamento melhor e/ou um motor mais potente. Mas não consegui essa informação em nenhum lugar.
Um amigo me garantiu que o freezer tem melhor isolamento e, por isso, seria mais econômico, mas como ele chuta muito, não da para levar muita fé.

Já ouvi gente falando que geladeira não chega perto de 0 grau, mas na minha velhinha chego a 4 ou 5 graus tranquilamente. É só não ficar abrindo.

Também já vi gente dizendo que não daria para ligar frost free nesses controladores tipo TIC. Isso é valido para os freezers também?

Saudações,

Pinheiro.
 
Eu uso freezer ligado ao TIC, a resposta e o controle de temperatura são ótimos. Acredito que o isolamento do freezer e geladeira sejam iguais, mas o freezer você pode ir a 0 graus facilmente ou mesmo manter a 20 graus se usar um TIC. Se você pensa em comprar apenas para fermentar e maturar suas cervejas penso que seja melhor um freezer.
 
Como eu particularmente prefiro as Ales, e um freezer custa mais caro que uma geladeira, fico com a geladeira! Mas minha pequena consul CRC28 chega tranquilo a zero grau.
 
Rafael,

Agradeço a resposta.

Eu uso freezer ligado ao TIC, a resposta e o controle de temperatura são ótimos. Acredito que o isolamento do freezer e geladeira sejam iguais, mas o freezer você pode ir a 0 graus facilmente ou mesmo manter a 20 graus se usar um TIC. Se você pensa em comprar apenas para fermentar e maturar suas cervejas penso que seja melhor um freezer.

Minha dúvida era mais técnica mesmo, em relação a isolamento e consumo de energia de um freezer em relação a uma geladeira.

Um conhecido arrumou um Brastemp 280 Frost Free eletrônico por 400 pratas. Vou ver hoje, mas parece estar em bom estado. Ele tem controle eletrônico de temperatura e "vira geladeira", mas duvido que o termostato vá aos 20 graus. Mesmo que vá, preciso medir a temperatura no mosto e não no ar em volta.

Hoje uso um STC-1000, acho que chines ou japonês, que comprei nos EUA há muito tempo atrás. Equivale ao TIC, mas tem estapa para aquecimento conjugada. Vou usá-lo no novo refrigerador/freezer.

Vi que nos EUA o pessoal prefere freezer, mas meio que sem muita justificativa. No meio dos "modificadores ecológicos" eles dizem que os freezers tem melhor isolamento que as geladeiras. Faz sentido.

Grande abraço,

Pinheiro.
 
Daniel,

Como eu particularmente prefiro as Ales, e um freezer custa mais caro que uma geladeira, fico com a geladeira! Mas minha pequena consul CRC28 chega tranquilo a zero grau.

Também estou mais para as Ales, mas pretendo brassar algumas lagers (Vienna/Bohemian) para o fim do ano. Mas essa não é a questão, a minha velhinha acho que zero não faz, já esta com a vedação da porta meio falha, mas chega a 4 ou 5 graus, o que me atende perfeitamente.

A dúvida entre freezer e geladeira é mais pela eficiência. Imagino que um freezer tenha um isolamento melhor, pelo menos na porta, que não tem aquele monte de nichos das geladeiras e fica com mais espaço para isolante. Mas não acho essa informação de fonte confiável em lugar nenhum. Consultando o fabricante, eles informam o consumo médio que para nossa aplicação não serve (freezer na faixa de 45/60 KWh mês e geladeiras pequenas na faixa de 25/35 KWh mês).

Caso confirme o melhor isolamento, talvez valha a pena pagar um pouco mais pelo freezer. Isso se encontrar em bom estado por preço razoável, porquê tem bem menos oferta de freezer que de geladeira.



Grande abraço,

Prinheiro.
 
Acredito que não seja isolamento que faça a diferença, e sim a unidade condensadora. Furei a porta da minha geladeira para instalar as torneiras e a espessura da espuma era de 4cm. Difícil um freezer ter uma porta com espessura maior que essa...
 
Acho q o isolamento é o mesmo. O q importa é o motor um motor mais potente vai consumir mais, mas ficará ligado por menos tempo...
 
Renato,

Acredito que não seja isolamento que faça a diferença, e sim a unidade condensadora. Furei a porta da minha geladeira para instalar as torneiras e a espessura da espuma era de 4cm. Difícil um freezer ter uma porta com espessura maior que essa...

Verdade, de repente é a mesma coisa mesmo. Os horizontais tem um isolamento mais espesso e ainda tem a vantagem de quando abre não perder o ar gelado.

Abraços,

Pinheiro.
 
Back
Top