Formas de resfriamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

berto_pedro

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Olá! Faço 20l atualmente e resfrio o mosto colocando minha panela na piscina, o que é extremamente eficiente e não gasta absolutamente nada de água! Contudo, vou aumentar a produção pra 80l e estou em dúvida sobre os métodos de resfriamento! Se utilizar chiller de contra fluxo sem bomba é tranquilo ou seria melhor outro método? Minha bombinha chinesa ficará na saída do chiller pra levar o mosto ao fermentador cônico que já estará dentro dentro da geladeira e, portanto, não poderia ficar puxando o mosto... Se eu utilizar um chiller de 6m, quanto tempo demoraria? Seria melhor um chiller maior? Obrigado desde já!
 
Olá! Faço 20l atualmente e resfrio o mosto colocando minha panela na piscina, o que é extremamente eficiente e não gasta absolutamente nada de água! Contudo, vou aumentar a produção pra 80l e estou em dúvida sobre os métodos de resfriamento! Se utilizar chiller de contra fluxo sem bomba é tranquilo ou seria melhor outro método? Minha bombinha chinesa ficará na saída do chiller pra levar o mosto ao fermentador cônico que já estará dentro dentro da geladeira e, portanto, não poderia ficar puxando o mosto... Se eu utilizar um chiller de 6m, quanto tempo demoraria? Seria melhor um chiller maior? Obrigado desde já!
Faço uma quantidade próxima à sua. Utilizo um chiller de placas (30 placas) junto com um chiller simples ligado em série. O chiller simples eu mergulho no gelo para resfriar a água, dessa forma consigo resfriar 100 litros em mais ou menos meia hora a uns 30 graus Celsius, no calorzão fica próximo dos 40 graus, neste caso ligo a geladeira e deixo o mostro resfriar mais pra inocular o fermento.
 
Olá! Faço 20l atualmente e resfrio o mosto colocando minha panela na piscina, o que é extremamente eficiente e não gasta absolutamente nada de água! Contudo, vou aumentar a produção pra 80l e estou em dúvida sobre os métodos de resfriamento! Se utilizar chiller de contra fluxo sem bomba é tranquilo ou seria melhor outro método? Minha bombinha chinesa ficará na saída do chiller pra levar o mosto ao fermentador cônico que já estará dentro dentro da geladeira e, portanto, não poderia ficar puxando o mosto... Se eu utilizar um chiller de 6m, quanto tempo demoraria? Seria melhor um chiller maior? Obrigado desde já!

Não conheço a fundo os outros processos, mas se você colocar um chiller de 7m dentro de um balde com gelo e em série ligar um chiller de 15m em imersão no mosto, deve conseguir resfriar tudo no máximo em 30 min...

O chiller de contra-fluxo passa mosto por dentro do próprio chiller certo? Caso sim, acredito que não seja muito fácil higienizá-lo.

Como eu disse, não conheço os outros processos, mas esse que mencionei, o esforço para higienização é bem pequeno e eu sempre dou um peso maior às minhas escolhas, para os equipamentos que são mais fáceis de lavar...não por preguiça, mas sim por menores chances de encrustações e riscos de contaminação.
 
Valeu Cleber e Tomazela!! Vou pesquisar preços e comprar um chiller, que provavelmente será de contra fluxo ligado em série com um normal mergulhado no gelo!
 
Apenas aproveitando o tópico. Vi em muitos casos o pessoal dizendo que a sanitização do chiller de placas e de con tra-fluxo é difícil, que não compensa. Discordo. Fiz várias brassagens usando 2 chillers de imersão em série e esse ano adquiri um chiller de placas. Acho sensacional. Resfrio o mosto em poucos minutos e acho muito fácil de limpar. Primeiro circulo água quente nas duas extremidades por uns 30 segundos. Depois circulo uma solução com Removil nas duas extremidades por mais uns 30 segundos e por fim circulo peracético por mais uns 30 segundos.

Isso leva em torno de uns 10 minutos no total.

Sem contar que para mim que moro em apartamento e tenho espaço limitado, é muito mais fácil guardar o chiller de placas e também lavar os chillers de imersão na minha pia dava muito trabalho.
 
Apenas aproveitando o tópico. Vi em muitos casos o pessoal dizendo que a sanitização do chiller de placas e de con tra-fluxo é difícil, que não compensa. Discordo. Fiz várias brassagens usando 2 chillers de imersão em série e esse ano adquiri um chiller de placas. Acho sensacional. Resfrio o mosto em poucos minutos e acho muito fácil de limpar. Primeiro circulo água quente nas duas extremidades por uns 30 segundos. Depois circulo uma solução com Removil nas duas extremidades por mais uns 30 segundos e por fim circulo peracético por mais uns 30 segundos.

Isso leva em torno de uns 10 minutos no total.

Sem contar que para mim que moro em apartamento e tenho espaço limitado, é muito mais fácil guardar o chiller de placas e também lavar os chillers de imersão na minha pia dava muito trabalho.

Se está bom pra você ótimo...Mas eu particularmente continuo achando o chiller de imersão sem passagem de mosto por dentro dele muito mais vantajoso (isto para volumes de mosto não muito grandes, no meu caso 30~40 litros), pois o risco de contaminação é praticamente zero já que o chiller tem somente o contato externo e a fervura dele por 15 minutos estereliza tudo. Levo uns 5 minutos no máximo para lavar o meu chiller e uso água e detergente somente...
 
O chiller de imersão é muito conveniente mesmo! O problema é quando estamos falando de volumes grandes, porque acho que demoraria bastante e talvez nem conseguiria chegar abaixo de 40ºC, além de gastar muita água... Estou pensando no contra fluxo também pela eficiência da troca de calor!
 
Apenas aproveitando o tópico. Vi em muitos casos o pessoal dizendo que a sanitização do chiller de placas e de con tra-fluxo é difícil, que não compensa. Discordo. Fiz várias brassagens usando 2 chillers de imersão em série e esse ano adquiri um chiller de placas. Acho sensacional. Resfrio o mosto em poucos minutos e acho muito fácil de limpar. Primeiro circulo água quente nas duas extremidades por uns 30 segundos. Depois circulo uma solução com Removil nas duas extremidades por mais uns 30 segundos e por fim circulo peracético por mais uns 30 segundos.

Isso leva em torno de uns 10 minutos no total.

Sem contar que para mim que moro em apartamento e tenho espaço limitado, é muito mais fácil guardar o chiller de placas e também lavar os chillers de imersão na minha pia dava muito trabalho.

Interessante... Estou pensando em adquirir também um chiller de placas, mas estou na dúvida sobre a quantidade de placas ideal, se realmente precisaria de uma bomba ou daria para fazer a passagem do mosto por gravidade, se acabaria economizando um pouco de água em relação ao chiller de imersão para justificar o investimento.

Poderia passar umas informações a esse respeito? Faço só 10 litros, mas pensando em passar para 20 litros em breve.
 

Latest posts

Back
Top