• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fonte de Nutrientes

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JoaoFranco

New Member
Reaction score
0
Bom dia amigos,

estava pensando que aqueles fermentos biológicos vendidos em supermercados, fervido com o mosto poderia servir como nutrientes para a levedura na hora da fermentação, também pensei no levedo de cerveja vendido em farmacias, fervido também. Pq muitos amigos fervem um pouco de levedura cervejeira para adicionar nutrientes no mosto, então imaginei que o fermento biologico para pães também teria o mesmo resultado.

Cara, poderia? Sim.

Tu vais ter certeza que vai servir? Não.

A minha pergunta é... por que não comprar Servomyces, que é barato, e foi desenvolvido especialmente pra isso?

Abraço,

Servomyces é muito mais caro que um sache de fermento biológico e um pote de levedura cervejeira, Servomyces está em falta em quase todos os sites, e tem o fator "frete", todo vez eu tenho que esperar 13 dias por uma encomenda de qualquer site, quero ter essa fonte de nutrientes ao meu alcance, aqui na minha região, atualmente eu estou evitando ao máximo comprar pela interne, vou atras de equipamentos e insumos por aqui msm, mas Servomyces não tem aqui.

Bom, aí já entra em uma escolha pessoal não comprar pela internet, etc.... aí certamente algumas coisas não vai achar.

Agora, que o efeito não deve ser o mesmo.... é muito provável, pois os caras não iam ter um produto especializado e de tanto sucesso nos EUA por exemplo se não houvesse várias vantagens frente a qualquer fermento biológico. Concentração de zinco, dentre outras coisas, provavelmente é maior.

Abraço,

Cara, você pode utilizar outras fontes de nutrientes. Comercialmente, microrganismos são propagados através de meios de cultura comprados prontos mas com bases bem simples. Um desses meios de cultura é o PDB (Dextrose Potato Broth), que é um caldo de batatas com dextrose.

Como vc irá utilizar mosto como fonte de carboidratos, pode preparar separadamente um caldo de batatas (em rodelas e com casca) cozido. Não sei a respeito do tempo de cozimento ou outras variáveis, mas é uma alternativa que pode ser testada.

Como utilizar Servomyces no starter? A indicação é utilizar 2g para 100 litros de mosto para propagação. Num starter de 2 litros eu teria que usar 0,04g. Existe alguma outra forma ou é só na balança de precisão mesmo?

E no site da indupropil tem um 'ativante de fermentação'. Ele funciona de forma parecida com o Servomyces?
http://www.indupropil.com.br/produtos/0,16684_ativante-de-fermentacao-1kg

Abços

Como utilizar Servomyces no starter? A indicação é utilizar 2g para 100 litros de mosto para propagação. Num starter de 2 litros eu teria que usar 0,04g. Existe alguma outra forma ou é só na balança de precisão mesmo?

E no site da indupropil tem um 'ativante de fermentação'. Ele funciona de forma parecida com o Servomyces?
http://www.indupropil.com.br/produtos/0,16684_ativante-de-fermentacao-1kg

Abços

Normalmente eu faço esse tipo de dosagem "com a pontinha da faca", tendo em mente que 0,04g dá uma quantidade bem pequena de nutriente. Se isso corresponde a um pouco mais que 0,04g, não tem problema, porque vai diluir na fermentação e ser absorvido.

O produto da indupropil também é um nutriente. Tem nitrogênio (FAN) e vitamina B1.

O servomyces deve ter isso também, mas também tem zinco, que em quantidades bem pequenas é importante pra levedura. Não sei se tem algo a mais que isso, até onde sei esses são os componentes importantes pra suplementar a nutrição do fermento. A ficha técnica que eu encontrei deles não traz informações específicas da composição.

Abraço

Eu vi mesmo que um tem o zinco e o outro não.... Isso faz tanta diferença a ponto de compensar o valor mais alto? Alguém já utilizou esse outro nutriente da indupropil?
Me preocupou um pouco esta informação: "Com a dosagem de 30 g/hl obtém-se um aporte de tiamina correspondente ao limite prescrito pelas atuais normas de 70 ppm de nitrogênio amoniacal." Ou seja, se colocar mais estou passando do limite de nitrogênio amoniacal... Mas isso é ruim? Em starters isso pode acabar prejudicando a levedura?

Valeu!

Latest posts

Back