• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fogareiro - Qual comprar?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
obrigado a todos. o que pretendo fazer é o seguinte:
os reguladores de pressão de cozinha é de baixa pressão e a vazão baixa também, 1kg/h.
vou comprar um regulador de baixa pressão só que com uma vazão de 7kg/h.
ou seja, terei baixa pressão com alta vazão. se não der certo parto mesmo para ligar direto :mug:
O que li a respeito de botijão e regulador é o seguinte:
Enquanto os botijões de 5 kg, 8 kg e 13 kg são projetados para operar com equipamentos a gás de baixa pressão (fogões, fornos, churrasqueiras, etc.), o botijão de 2 kg (P-2) é projetado para uso em fogareiros e lampiões de alta pressão, em geral acoplados diretamente sobre a válvula do botijão. Então, nada de usar o P-2 num fogão de baixa pressão (a rosca da válvula do P-2 é incompatível com a rosca do regulador de pressão) e nem usar o P-5, P-8 ou P-13 com fogareiros e lampiões de alta pressão. Para fogões e fornos industriais de alta pressão, use o P-45, aquele cilindro que contém 45 kg de GLP.
Por isso, quando o consumo ultrapassa a capacidade de vaporização do botijão, o processo de despressurização do GLP passa a exigir mais calor do que o botijão consegue trocar com o ambiente. Como consequência, a superfície do botijão esfria e passa a condensar o vapor d’agua presente no ar, dando a impressão de que o botijão está transpirando. Aí, se o consumo continuar elevado as gotículas de água podem congelar, o que provoca a formação de gelo e a interrupção do fornecimento de gás por falta de energia (calor) para a vaporização.

bom, vou partir para os testes, se nada der certo ou o "rendimento" nao for ideal ligo direto e pronto
mais uma vez obrigado a todos...

pesquisei sobre e cheguei na seguinte conclusão:
existe reguladores de pressão de baixa pressão - uso domestico ( reduz a pressão de 7BAR que é a saida do botijão para 2.8KPA isso da 0.28BAR)
e os reguladores de alta pressão - regula a pressão de saida para 0.7 BAR ou outro modelo que vi com saida em 1.5 BAR e existem ainda alguns que sao regulaveis para voce jogar na saida o quanto desejar.
eu vou tentar esse de 1,5 BAR, achei por 60 reais. o que da uma pressão boa já para a saida, vamos ver o que da.
conversei com 2 tecnicos sobre usar o fogareiro sem regulador e nenhum recomendou.
acho que se usar sem regulador e ter certeza que tudo esta bem apertado sem vazamentos nao tem problema, mas como estou num quartinho fechado quero tentar diminuir o risco ;)

Eu comprei um Jackwal GB08 e não poderia estar mais feliz.

São 4 queimadores independentes em apenas uma boca, tem um ótimo apoio pra todos os tamanhos de panelas e a melhor versatilidade que encontrei.

Ele usa baixa pressão, mas a área de queimadores é tão grande que já li em alguns lugares que ele precisaria de 2 botijões P-13 pra funcionar a plena potência, já q o consumo é maior que a capacidade de vaporização do GLP em apenas 1 botijão. O meu já veio com instalação pra um botijão apenas e ainda não fiz a adaptação pra dois, mas já tenho ótimos resultados.

Consumo aproximado de GLP em pleno suprimento:
  • Queimador P: Ø80mm (150 g/h)
  • Queimador M: Ø160mm (500 g/h)
  • Queimador G: Ø250mm (650 g/h)
  • Queimador GG: Ø335mm (900 g/h)

Dimensões: 510 x 510 x 190 (mm)

Pontos positivos:
  • Versatilidade, atende a vários usos
  • Silencioso (baixa pressão, não faz barulho de maçarico)
  • Segurança (um caldeirão de 120 litros fica com sobra de poucos cm pra fora)

Pontos negativos:
  • Preço!!!
  • Preço!!!
  • Preço!!!
  • Disponibilidade (não foi fácil achar)
  • Uso de 2 botijões (ocupa mais espaço)

http://www.jackwal.com/produtos/945/fogareiro_gb_08_1_queimador_baixa_pressao_c_instalcao

http://loja.tray.com.br/loja/produt...com_4_queimadores_independentes_gb_08_jackwal

http://ferragem3irmaos.com.br/index.php?route=product/product&path=34_100&product_id=3024

Pessoal! ESSE é o Fogareiro!!!! Para Panelas grandes não vão de nenhum outro material que não seja FERRO!

Olha ai que dei jeito >
delcaração batismo e crisma003.jpg

Que isso ??? Fundiu ?

Sim kkkkkkkkkkkk... minha panela de 150L está sob um aro de carreta :eek: rss, que fiz vária aberturas pois o oxigênio era poucoo_O...

Uma bela brassagem o fogareiro não acendia e catingava demais a gás, fui ver e o bixo tava assim... tão meu setup do jeito que tá lá gera caloria suficiente pra fundir o ferro "fudido" uhauhauah

PS: Entrei em contato com a empresa desse fogareiro que conheci aqui no post. Me comunicaram que esta linha não existe mais a alguns anos.... Achei na net ainda por quase 800 mangos.... comprei um de 140 na minha cidade de ferro.

Então, resumo da ópera, queridos:

- Um caga fogo, como o do link, funciona bem para até 60 litros?
https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=31d56915-d922-4dfd-93e7-eb49fc196a69
- Acima disso, é melhor um de ferro fundido (que não venha a fundir no meio do processo)?

- Reguladores de pressão são importantes, mas tem uma galera que não usa e a casa não vai pelos ares?

É isso?

Estou a procura de um fogareiro para 40 litros, por isso as perguntas.

Abraço🍻

Não é o caso para quem faz mais de 20L eu acho... más comprei esse no ML:

https://produto.mercadolivre.com.br...a-presso-com-mangueira-e-registro-promoco-_JM
Testei esse fim de semana para uma leva de 10L... minha panela é de 22L. Apesar de ser bem simples e aparentemente meio fragil na estrutura, funcionou bem! Aqueceu rápido e com os 2 registros ficou fácil manter a temperatura na brassagem... Na fervura, ele levou cerca de meia hora para levantar fervura. Enfim, pelo custo x benefício, me atendeu bem esse produto. Para levas maiores creio ele seja fraco.
Abs!

Attachments

• 20201114_131707.jpg
    20201114_131707.jpg
    57.2 KB
Então, resumo da ópera, queridos:

- Um caga fogo, como o do link, funciona bem para até 60 litros?
https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=31d56915-d922-4dfd-93e7-eb49fc196a69
- Acima disso, é melhor um de ferro fundido (que não venha a fundir no meio do processo)?

- Reguladores de pressão são importantes, mas tem uma galera que não usa e a casa não vai pelos ares?

É isso?

Estou a procura de um fogareiro para 40 litros, por isso as perguntas.

Abraço🍻

Mina, te fala que discordo do amigo ai de ter dois registros! O caga fogo é um só, dois só vai te atrapalhar!...

JAMAIS COMPRE de FErro FUNDIDO!
WhatsApp Image 2020-11-23 at 8.44.05 AM.jpeg

Ou pode rolar isso ai! rsss o NEGÓCIO É O DE FERRO! ... tem um anúncio do ML que faz muita onda...procure na sua cidade em agropecuária, achei aqui por 120 pila se não me engano. Sempre depois do uso passa um óleo, desingripante nos buraquinhos, aumenta a vida útil.

O Caga Fogo trabalha bem até para minhas bateladas de 130L fervendo 160L... mas ai o bujão normal de casa tem que tá cheio, apenas isso, do contrário a fervura fica branda.... Pra sua litragem ai sobra fogo! hehe

PS: Já pensei em comprar este, mas é de ferro fundido, então não recomendo!

1606132130108.png

Outra discussão ai, quando eu fui comprar, por isso as colocações rsss, pesquisei a full aqui e coisarada de valor X benefício.... Foi levantado esse aqui...

1606132212032.png

Esse é pra ser o TOP! Pro meu caso, 160L... mas além de parada a sua produção (entrei em contato com a fábrica) os que ainda restam no mercado são exageradamente caros!

Tão moral é caga fogo de 100 pila, que guenta mais de ano e se paga hehe...

Eu disse e indiquei o fogareiro com dois registros . apenas como medida de segurança .
Não que seja necessário trabalhar com os dois registros ao mesmo tempo .
Pode muito bem, deixar o registro do botijão sempre aberto, e trabalhar regulando o que existe no Fogareiro.
Apenas em último caso, por ventura em algum acidente, é muito mais fácil fechar direto no registro do botijão , sem se expor ao lado de uma panela com mosto fervente. Mas cada um tem seu ponto de vista. Se o @Budha acha melhor usar apenas um, que use. quem achar que dois seja melhor, que use.
Cada um sabe o que é melhor para seu uso, e ofereça menos riscos e mais segurança.

Informações colhidas junto a um site de um distribuidor:

RECOMENDAÇÕES:
- Para liberar o gás no registro do botijão não é necessário abrir o registro totalmente, basta apenas meia volta no registro para liberar gás suficente para que o queimador funcione.
- Ao término do uso, para evitar que a mangueira fique pressurizada com gás, feche primeiro o registro conectado ao botijão e deixe o gás ser consumido no queimador.
- Dessa forma, a vida útil da mangueira é prolongada e evita-se o risco da própria mangueira escapar das abraçadeiras.
- A regulagem de ar em zinco na entrada do queimador serve para ajustar a chama, a chama ideal é de cor azul.
- Nesse modelo de fogareiro, a chama azul aparece quando a regulagem está fechando a entrada de ar totalmente.

Eu disse e indiquei o fogareiro com dois registros . apenas como medida de segurança .
Não que seja necessário trabalhar com os dois registros ao mesmo tempo .
Pode muito bem, deixar o registro do botijão sempre aberto, e trabalhar regulando o que existe no Fogareiro.
Apenas em último caso, por ventura em algum acidente, é muito mais fácil fechar direto no registro do botijão , sem se expor ao lado de uma panela com mosto fervente. Mas cada um tem seu ponto de vista. Se o @Budha acha melhor usar apenas um, que use. quem achar que dois seja melhor, que use.
Cada um sabe o que é melhor para seu uso, e ofereça menos riscos e mais segurança.
Boto fé... quando uma mangueira escapa só santo mesmo pra ajudar mano, ja aconteceu comigo e sorte que tava sem chama... acho que naquela situação dois registros não fariam a mínima diferença pois a mangueira é curta... em fim é bem isso que vc falou... cada um faz seu setup mesmo hehe

Back