• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentos mangrove jack

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bem, após uma maturação de 5 dias, carbonatei 10 litros pra ver qual o resultado da investida nesse fermento (WorkHorse)...
Cerveja muito boa, bem discreta pra uma Ale, bem equilibrada apesar de precoce. Estou satisfeito por não ter notado nenhum dulçor aparente, apesar do FG = 1,018.
Mas, sinceramente, não pretendo continuar utilizando-o, por causa do susto do FG bem acima do esperado.

Abraços!

Eu estou usando pela 3º vez os fermentos da Mangroove.

1º usei o M07 numa Sweet Stout com OG de 1061 e cerca de 27 litros de mosto. Usei um único pacote pra essa leva toda e apenas hidratei em água sem nenhuma propagação. A OG baixou mais do que o esperado, chegando a 1014 e com floculação média a alta.

2º Usei o M20 (Bavarian Wheat) numa dunkelweizen com OG de 1054 e cerca de 28 litros também. Dessa vez usei dois pacotes ativados com 100ml de mosto umas 4 horas antes de adicionar ao fermentador. E ai eu achei estranho, pois não fez nenhuma espuma na ativação, mesmo eu mexendo o erlenmeyer o tempo todo. E como tive uma eficiencia acima do esperado, fracionei o lote em 2 baldes (tive 54 litros, era esperado 46), então o outro balde coloquei um pacote hidratado em agua de S33. Ambos chegaram a 1020 de FG, só que o Mangroove chegou uns 2 dias antes a esse FG e estacionou, o S33 tb chegou a isso e ficou... em sabor e aroma o Mangroove deu de 10 a 0 no S33.

3º Fiz uma Cream ALE com M07... ainda não posso falar, pois fiz sábado e coloquei o fermento só ontem (No chill)

Percebi um lag time bem grande no M20. Acho que foi uns dois dias até criar o krausen e começar a borbulhar.

Quanto ao sabor, melhor que o Wb-06, menos carregado e mais banana.

Então senhores, tantos meses após a última postagem neste thread, alguém tem novas experiências com os fermentos ou pode relatar como acabaram as levas que estavam em curso?

Busco informações mais precisas sobre o M20 (Bavarian Wheat), M84 (Bohemian Lager) e o M79 (Burton Union). Como as cervejas acabam em termos de perfil aromático/sabor?

Então senhores, tantos meses após a última postagem neste thread, alguém tem novas experiências com os fermentos ou pode relatar como acabaram as levas que estavam em curso?

Busco informações mais precisas sobre o M20 (Bavarian Wheat), M84 (Bohemian Lager) e o M79 (Burton Union). Como as cervejas acabam em termos de perfil aromático/sabor?

Resuscitando o tópico aqui!

Usei o M20 pela primeira vez, já tinha usado o Munich e o WB-06, e gostei muito do resultado. Fermentei a 17 e a cerveja ficou bem equilibrada entre cravo e banana. Achei o melhor até agora!

Como já relatado anteriormente, a atenuação ficou bem abaixo do esperado, mesmo usando dois pacotes hidratados para 20 litros.

usei o 1 pacote hidratado de m20 em 22litros trigo, a 20 graus, atividade muito forte no primeiro dia, og1056, 3°dia 1020, 4°1020......vamos ver no q vai dar.
ainda bem q entrei com og a 1056, pois dai vai dar uma compensada na fg.

Back