Fermentando várias levas em um só freezer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CarlaoCbRS

Well-Known Member
Joined
Aug 6, 2014
Messages
62
Reaction score
16
Olá pessoal.

Nos últimos tempos tenho feito pequenas brassagens de 9 litros na cozinha de casa e como trabalho a noite tenho o dia todo livre para fazer uma brassagem com folga e sem atropelos.

Estou planejando fazer 4 brassagens durante 4 dias seguidos, cada dia uma cerveja diferente e levá-las ao fermentador para fermentar juntas.

Minha ideia é fazer uma Kölsh, Porter, Irish Red Ale e uma 100% Malte Defumado e fermentar todas entre 16 e 18 graus usando o fermento seco US-05.

Minha pergunta é sobre a temperatura de fermentação, pois quando eu colocar a primeira para fermentar esta irá gerar calor e o freezer ficará com uma temperatura muito abaixo dos 16/18 graus.

No caso da 4ª brassagem se eu controlasse a temperatura do freezer pra mantê-la em 18 ºC os outros 3 baldes estariam numa temperatura muito abaixo dos 16/18 graus e as leveduras iriam quase parar.

Pelo pouco que conheço nunca vou conseguir acertar a temperatura das 4 não é mesmo? Uma sempre estará mais quente que a outra devido a atividade da levedura e eu só vou conseguir medir a temperatura de apenas um balde fermentador.

Existe algum meio de conseguir controlar a temperatura inicial dessas 4 levas colocando-as para fermentar com intervalo de 1 dia cada uma?

Ou devo esquecer essa ideia e fermentar uma de casa vez?

Desculpem se pareceu um pouco confuso, tentei ser o mais sucinto possível.
 
Oi carlao,

fermentar 4 levas na mesma geladeira com controle de temperatura vai ser beeeeem complicado. Eu já fiz 2 e, mesmo assim, tive bastante trabalho.

O problema é que o controle de temperatura é mais importante nos 3 a 4 primeiros dias, e cada dia você estará adicionando um fermentador novo controlando um só. E aí são várias variáveis para se analisar.
Qual balde você estaria controlando a temperatura?
Qual é o formato da geladeira? digo isso porque, invariavelmente um ou 2 baldes vão ficar mais próximos da serpentina que resfria e, consequentemente, em temperaturas mais baixas que os outros. Mande uma foto do seu congelador/geladeira.

Sempre tem a saída de controlar a temperatura da geladeira a uns 16 graus e torcer para a cerveja não produzir muitos off-flavors e, em seguida, fazer uma maturação bem feita e um pouco mais prolongada para dar tempo de reabsorver todos esses off-flavors.

E, algo que eu gostaria de tentar, mas ainda não fiz, portanto fica só a ideia: Eu pensei em comprar esses termômetros digitais com fio e ponta metálica (15 a 20 reais cada um), e controlar a temperatura do freezer na marra. Digo, coloque um medidor de temperatura em cada balde e tente, ao menos, não deixar nenhum balde passar de, por exemplo, 21ºC.

De qualquer forma, fico aguardando às brilhantes ideias dos colegas do fórum que sempre me surpreendem. abraços
 
@CarlaoCbRS, eu sempre fermento duas cervejas por vez.

O que eu faço é, por exemplo uma IPA e uma APA.

Faço a IPA primeiro, deixo fermentando com o sensor colado no balde regulado para 16.5 graus(alvo é 18 graus)

Alguns dias depois(geralmente 2-4 dias) faço a APA, coloco o fermentador em cima do fermentador da IPA e movo o sensor para ficar colado no balde da APA, com a mesma temperatura.

Como já se passaram alguns dias, a maior parte já foi fermentada e como a maior parte dos esteres é formada na etapa inicial da fermentação, mesmo com uma temperatura maior(2 graus +-) na IPA nunca percebi algum defeito.

Geralmente a fermentação das duas termina no mesmo dia devido a difereça na OG, faço dry hop, clarifico e mando pro post mix.

Estou fazendo isso desde o começo do ano e nunca tive problemas.

Basicamente é só pegar duas cervejas que fermentam em temperaturas iguais e começar da mais forte para a mais fraca.
 
Valeu pelas respostas pessoal.

Meu freezer é um pequeno horizontal, não sei a litragem agora.

Na foto são 2 baldes de 20 litros cada de brassagens que faço com amigos

20140616_204113_Android.jpg


IMG_20140720_124145457.jpg
 
Ou então você pode optar por um projeto com banco de água fria. Dá uma lida nesse tópico:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402773&highlight=banco

Eu estou terminando meu esquema: utilizo o congelador de uma geladeira que é usada para maturação (2°C), nesse congelador coloco um banco de líquido que não congele (uso cachaça!), e recirculo em serpetinas dentro dos fermentadores (no meu caso, cada fermentador tem uma bombinha de recirculação que é armada/desarmada com seu controleador individual). Muito eficiente, controle individual, e economia pois não precisa de mais um freezer ou geladeira ligada.

Abraço!
 

Latest posts

Back
Top