• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentando uma Weiss a 17C

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ogliari

New Member
Reaction score
1
Olá pessoal! Tomei coragem de seguir a recomendação do Jamil para a fermentação de uma weiss à 17 graus.
Obtive atividade no airlock após 8h da inoculacao. Hoje é apenas o segundo dia, vamos ver o que consigo obter. A ideia é deixar até o final mantendo os 17 graus. Vamos ver o que sai disso!

OG: 1.056
Fermento da Mangrove Jack

O M20 tá se mostrando um fermento muito legal. Tua OG ficou um pouco alta pra weiss, mas tá valendo! As de trigo são minhas preferidas, mas seguro elas mais "quentes" hehehe

Abraço

Eu sempre tento fazer as minhas acima de 1050.... acho bem melhores que as de 1040 e poucos.

Tambem acho Guenther. Dessa forma acabo conseguindo mais corpo e alcool ao mesmo tempo. Hoje pela manha praticamente ja nao havia mais atividade aparente no airlock. Vou fazer uma coleta hj a noite para medir a densidade.

Aliás,

Deviamos criar um tópico dedicado a esse fermento!

Sério, surpresa pra todos. Pra mim, surpresa ótima. Guenther também comentou que gostou muito dele.

Eu comecei a fermentação frio, por um descuido. 15oC inoculei o fermento. Estressei ele pra caramba, um pacote só e antigo (vencimento março 2015). 18 litros de mosto OG 1.045. Deixei subir naturalmente a 19 graus e mantive por 9 dias. Produziu aroma sulfuroso lá pelo 4, 5 dia por minha culpa. Mas logo limpou.

Cara, que fermento! Não fiz nada de rampa, aliás nunca faço.

No meu caso de iniciar muito frio e manter 19oC, teve ZERO de éster e um balanço animal de fenóis de cravo e aroma do grain bill (pilsen, trigo e carared) e também aromas de baunilha. Nada de aceidez.

É bem como eles falam mesmo! Igual ao líquido, só que seco

Edit: nota, onde lê-se aroma lê-se aroma/flavor

Eu tenho impressão de que a imensa maioria das Weisse alemãs ficam nessa faixa de 1,050 a 1,056

Pessoal ontem e hoje medi a densidade e parece ter estabilizado em 1,016 o que fechou um ABV de 5,1%. O sabor e aroma de cravo ficaram espetaculares! Acredito que a combinação do Mangrove com a temperatura de 17°C de fermentação tenha sido o fator chave. Importante falar para vocês que não fiz repouso ferúlico porque não queria perder corpo e dessa forma fiz toda a minha brassagem à 70°C.

Tambem fiz um grist de maltes um pouco diferente: Pilsen 66% e Trigo 33%. Li em uma literatura que o pilsen é mais determinante para obter o 4-vinil guaiacol, com isso resolvi arriscar.

Pretendo engarrafar ela muito em breve para poder consumir bem fresca. Provavelmente vou fazer um cold crash de 24h e engarrafar.

Back