Não lembro se cheguei a fazer um post sobre o assunto.... acho que não
O bebedouro que uso é esse pequeno de pia:
Eu retirei esse apoio do garrafão e coloquei uma tampa de Isopor de uns 5cm, com isso o reservatório dele cabe uns 3 litros de álcool comum (quase usei dietilenoglicol, ainda bem que resolve ficar no álcool normal mais um tempo... depois apareceu o caso padeiro).
View attachment 802364
Esse reservatório tem duas saídas, uma para água gelada e outra para temperatura ambiente (use um adaptador que eu retirei). Eu não preciso mudar isso, usar uma como saída e outra como retorno. Aqui dá para ver duas coisas: eu substituí o termostato que vem nele por um sensor DS18B20 - fica por fora do reservatório mas dá para ver o fio preto por baixo. Na lateral da parte mais de baixo dá para ver um recuo por onde passa a serpentina de gás do bebedouro.
View attachment 802365
Está meio ruim a foto, mas é possível ver que liguei uma bomba 12v numa mangueira azul que vem do reservatório, a bomba é essa pequenininha, super silenciosa. Tive que alterar o circuito interno para desativar o termostato original.
View attachment 802366
Nessa foto ainda está tudo em teste, mas é possível ver o circuito eletrônico: Uma placa nodemcu ESP8266 v3 LUA, conectada em uma placa-mãe para facilitar as conexões. Uso uma fonte 12v, um módulo com 2 relés (mas quero colocar mais um para a peltier), dois sensores de temperatura DS18B20. Basicamente ele controla um termostato (liga/desliga) do próprio bebedouro e outro termostato que liga/desliga a bomba, fazendo a circular de álcool pela serpentina no fermentador.
View attachment 802367
Depois eu arrumei um pouco melhor o circuito, mas ainda preciso fazer uma caixinha em impressora 3D para isso:
View attachment 802371
Por fim o fermentador em si, um botijão térmico da Invicta
View attachment 802369
Dentro tem uma serpentina presa na tampa. Essa serpentina tem uns 5m é de alumínio mesmo com 1/4 de espessura. Nessa foto o sensor de temperatura ainda estava solto, mas depois fiz um poço térmico para ele tbm preso na tampa
View attachment 802370
Na hora de usar ele fica conectado ao bebedouro por duas mangueiras de silicone encapadas com essa espuma cinza
Por fim o conjunto em fase de teste. é relativamente compacto e dá para separar os dois na hora de guardar (ainda não criei uma forma de desconectar a mangueira sem perder álcool).
View attachment 802372
O controle é feito pelo celular (acho que o Helton usou o mesmo sistema que eu)
View attachment 802375
Esse é o controle durante uma fase de fermentação
View attachment 802374
Por enquanto é isso. Controle pelo celular de qualquer lugar do mundo. É possível integrar um iSpindel, mas precisaria integrar ainda. O circuito da Peltier vai entrar nesse meio ai, mas de forma automática, para aquecer.
Se alguém quiser mais informações, estou a disposição.