• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação Vazando Pela Rolha

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rafiuskz

Member
Reaction score
3
Prezados,

Estou fazendo uma Blonde Ale que está no quarto dia de fermentação, Usei o S-05 inoculei direto sem hidratar 3 pcts. No Segundo dia fiz a purga e medi densidade estava a 1034, Hj. no quarto dia fui purgar novamente e me deparei com a seguinte situação (foto anexa) porém medi a densidade e ela atenuou bem hj está a 1014. Estou usando o sterilock que comprei na Lamas pela primeira vez e me parece que ele estava totalmente fechado sem condições de dar vazão ao ar, creio que isso pressionou o fermento que acabou vazando, consegui abrir um pouco o sterilock e vi formação de bolhas na parte de cima. Daí vão as perguntas, uma vez que procurei casos parecidos aqui no Forum e não encontrei.

1 - Minha cerveja ficou prejudicada? Quanto?
2 - Coloco mais Fermento?
3 - Alguém usa o Sterilock? É normal ver as bolhas saindo?

Att.

Attachments

• Foto Fermentador.jpg
    Foto Fermentador.jpg
    94.7 KB
Cara, isso já aconteceu comigo...

O sterilock entope facilmente com o krausen (espuma da fermentação)

Tenta retirar ele e lavar, não esqueça de sanitizar depois com alcool 70% ou solução peracética.

@edit.
Creio que isso não tenha prejudicado a sua cerveja, a menos que na abertura tenha entrado algum contaminante no fermentador.

Existe um produto que eu uso pra evitar a formação dessa espuma, o Fermcap S, é apenas um agente que remove a tensão superficial do líquido e impede a formação da espuma.

Obrigado pela dica Vinícius. Seguinte, pensei que pudesse estar entupido e fiz esse procedimento, porém quando fiz isso saiu muito gás da fermentação pelo buraco da rolha, e daí pode acontecer contaminação correto? Pois há troca de ar com o ambiente. Se acontece com frequência como vc comentou vou voltar a utilizar o blowoff. Que acha? Abs

O risco de contaminação está exatamente nessa troca de ar interno e externo, porém não se pode deixar o Sterilock entupido pois vai ficar vazando.

Blowoff seria aquele que você põe agua dentro né? O lado bom desse é que ele não entope, porém se começar a sair espuma por ele recomendo comprar o produto que citei acima. Não é o certo ficar vazando espuma....

Na minha leva de trigo enchi uma bombona com 50 litros de cerveja e deixei fermentar, 12 horas depois ela estava praticamente explodindo, pois o sterilock havia sido entupido pelo krausen. Retirei o sterilock e um jorro de espuma saiu (fiz uma lambança....), abri a tampa do fermentador, pinguei algumas gotas da solução e agitei suavemente com uma colher sanitizada, toda a espuma se dissolveu, lavei e sanitizei o sterilock e tampei tudo novamente, a fermentação seguiu em frente sem problema algum...

Cuidado que se a pressão subir demais, pode acontecer um acidente.
Contaminação em cerveja pronta é raro, o ph é baixo e o alimento principal já foi consumido.
Retire e sanitize tudo normalmente. Quando estiver com o fermentador cheio, ou alguma cepa que saiba que tem uma fermentação mais agressiva, opte pelo blow off. Eu, particularmente, não vejo vantagem nenhuma em usar airlock/sterilock.

Pois então, vou terminar de fermentar ela no sterilock mesmo e nas proxs. voltar a utilizar o blow off, vez que nunca tive problema com ele. Aparece produto novo no mercado e ficamos querendo testar, mas vamo q vamo.

Back