Fermentação e Dry-Hopping - Temperatura e óleos essencias

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

felipereitzb

Well-Known Member
Joined
Jul 15, 2015
Messages
52
Reaction score
5
Estou querendo fazer a minha primeira brassagem, uma Session IPA, irei utilizar o fermento US05.

Li bastante o fórum, inclusive os tópicos de fermentação e técnicas de DH.

Para falar sobre a minha dúvida tenho que detalhar os passos da fermentação.

Vou seguir as dicas do Guenther, que é o seguinte:

Vou começar a fermentação primária nos 18 graus. Começou atividade no air-lock, deixo mais um dia e começo a subir a temperatura até uns 20 graus. Sigo nessa temperatura, quando a atividade do air-lock começar a ficar bem lenta subo a temperatura até uns 25 graus (1 grau por dia) até terminar a primária. Fermentação primária acabou, parou de borbulhar, medi e 2 dias seguidos não baixou mais. Então, mantenho na temperatura de 25 graus para que ocorra a fermentação secundária. Depois que eu vi que não tem mais off-flavors faço a clarificação e depois envase.

Aqui que entra a questão do dry-hopping e a dúvida. Pelo que eu li, os óleos essenciais do lúpulo são melhores extraídos em uma temperatura de 20 a 25 graus, e para uma melhor extração a temperatura deve subir de forma suave, ou seja, 20 a 25 graus, sendo 1 grau por dia, completando 5 dias de DH.

O dry-hopping deve ser realizado na fermentação secundária. Mas, se eu inicio a fermentação secundária na faixa de 25 graus, como que vou extrair os óleos essenciais do lúpulo de maneira eficiente? Vou fazer o DH por 5 dias na temperatura de 25 graus?

Minha ideia (por favor, corrigir se eu estiver errado): A primária acabou, iniciou a secundária em 25 graus, deixo mais alguns dias na secundária para sair os off-flavors. Quando eu ver que não tem mais off-flavor eu baixo a temperatura até 20 graus, adiciono o lúpulo e vou subindo até 25 graus, 1 grau por dia, totalizando 5 dias de DH, depois faço o cold crash de 2 dias a 0 graus e envaso.

Desculpem o tamanho do texto!!! Espero que essa dúvida também ajuda o pessoal que curte fazer uma IPA hahahahaha...

Abraços!!!!
 
Dá onde vc tirou isso de subir um grau por dia pra extrair melhor os óleos? Nunca ouvi disso e não me parece nem fazer sentido.

Mas não faço muitas cervejas que levem dry hopping então posso não ter visto mesmo, onde tem essa informação?

Eu jogaria direto a 25 graus mesmo.
 
Dá onde vc tirou isso de subir um grau por dia pra extrair melhor os óleos? Nunca ouvi disso e não me parece nem fazer sentido.

Mas não faço muitas cervejas que levem dry hopping então posso não ter visto mesmo, onde tem essa informação?

Eu jogaria direto a 25 graus mesmo.

Palestra da Concerveja, não lembro se foi do José da Walls ou do Matheus Aredes, ambos só falaram de lúpulo.
 
Melhor temperatura pra extração de oleos essenciais seria 70 C, mas como não podemos botar a ceva a essa temperatura vai na mais alta que puder... faz todo o processo a 25 C mesmo.

Abraço
 
Comece o dry hop no final da fermentação primária se vc nao for reutilizar a levedura.
Isso ajuda a extração do óleos e evita oxidação da cerveja .
 
Só toma cuidado na escolha do lúpulo, o recomendado é escolher algum com alto percentual de óleos essenciais.
 
Nessa temperatura procure no ultrapassar muito mais que 7 dias de dry hop. Existem cervejarias que fazem apenas por 4 dias e reportaram bons resultados
 

Latest posts

Back
Top