Guaraná
Well-Known Member
Apesar de não estar usando levedura lager, ela forma sim, pois um dos artigos que me inspirou, além da sua experiencia, foi este Greatest Drinkability: The Bavarian Brewer's Art onde ele conta que eles passam o krausen de um tanque para outro, e é assim que eles inoculam. Algo que estou em dúvida é se eventualmente o krausen desce mesmo ou não, pois pelo que entendi neste artigo e nas minhas conversas com o seo Heraldo, não, só fazendo cold crash mesmo.
Eu não areei o mosto, só teve o splash da panela pro fermentador, não achei necessidade pois por mais que haja a teoria da cama de CO2 no headspace, com certeza haverá difusão, então não vi necessidade.
Essa de tampar até começar atividade soa pertinente, pra dar aquela vantagem das leveduras sobre os outros seres, mas eu não fiz. Inclusive fiz uma besteira, depois corrigi, mas o evaporador da geladeira chegou a respingar um pouco de suor pra dentro da cerveja. Tomara que os deuses da cerveja e a fé cervejeira me ajudem nessa!
Vou deixar assim até domingo quando completa 14 dias, aí vou tampar e subir a temperatura para 22 graus. No outro domingo irei partir pro cold crash, mais 14 dias para aí engarrafar.
Sobre a oxigenação do mosto, pelo o que eu entendi do seu processo, vc usou levedura líquida, reutilizada, certo?
“Todo mundo” fala que quando é assim, é necessário oxigenação do mosto. Se a sua Cerva não tiver problemas de fermentação então pode ser mesmo que a aberta, por favorecer o aporte de oxigênio para a levedura, “não precise” de oxigenação. E isso seria muito bom pra gente!
Curiosíssimo pra saber do teu resultado! Acompanhando aqui!