• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Excesso de espuma - carbonatação forçada em keg

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduardohvandrade

Well-Known Member
Reaction score
3
Salve pessoal!

Fiz a primeira carbonatação forçada, em um keg de 30l, pelo meio lento, por 5 dias e duas injeções diárias. Bom, mesmo aliviando a uma pressão menor para servir, 0.8/0.7, o copo dava muita espuma, ao que parece supercarbonatou. Só ficava "bom", quando tirava em 0.3, só que a vazão de saída era bem baixa.
Queria uma ajuda de vocês se souberem o que deu de errado!

APA
Torneira belga
2.2kgf (fiz o cálculo pela tabela e confirmei em um site)
Carbonatação em temperatura ambiente, +- 2ºC
Estabilizou bem próximo a 2 kgf

Ontem coloquei uma Wit no mesmo barril e resolvi mudar um pouco, deitei o barril, coloquei 1.8kgf, dei umas balançadas (rolando suave pra frente e pra baixo), ia fazendo isso aos poucos e deixei deitado com o gás aberto a noite (e queria deixar o resto do dia). Depois a ideia era desconectar, voltar ele em pé, deixar ele quieto lá por dois dias e depois já consumir (ou deixar lá até o fazer). Acham que vai ajudar?

Tem alguns tópicos de carbonatação forçada, com muita coisa boa, inclusive! Mas sobre o excesso de espuma não encontrei muita informação, por isso criei esse novo.
Mais uma vez, muito obrigado!! [emoji482]

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Fala

Estabilizar a frio com 2 kgf, é demais mesmo!

Vai dar carbonatação alta mesmo

A frio eu não passo de 1kg. Já fiz à temperatura ambiente com 2kg e ficou bom.

A maior parte das dicas que se pega na internet se refere à forma de servir a cerveja sem a válvula de compensação (controle de vazão), de maneira que a pressão de saída do gás do líquido precisa ser próxima à pressão atmosférica, ou seja, próximo de 1kgf na baixa temperatura do barril e linha.

Quando vc tem essa válvula, é possível trabalhar com cervejas mais carbonatadas, mas vc vai precisar aumentar a pressão dentro do barril para servir, senão o gás vai começar a sair do líquido ainda na linha e espumar todo o copo.

Então, se tua torneira não tiver como restringir o fluxo, pressurize sempre próximo de 1kgf e reduza a pressão para servir. Caso vc tenha a válvula na torneira, é só aumentar a pressão para servir.

Eu uso um torneira italiana e posso carbonatar com qualquer pressão (até o máximo de 2kgf), desde que eu sirva com 2,5kgf

A maior parte das dicas que se pega na internet se refere à forma de servir a cerveja sem a válvula de compensação (controle de vazão), de maneira que a pressão de saída do gás do líquido precisa ser próxima à pressão atmosférica, ou seja, próximo de 1kgf na baixa temperatura do barril e linha.

Quando vc tem essa válvula, é possível trabalhar com cervejas mais carbonatadas, mas vc vai precisar aumentar a pressão dentro do barril para servir, senão o gás vai começar a sair do líquido ainda na linha e espumar todo o copo.

Então, se tua torneira não tiver como restringir o fluxo, pressurize sempre próximo de 1kgf e reduza a pressão para servir. Caso vc tenha a válvula na torneira, é só aumentar a pressão para servir.

Eu uso um torneira italiana e posso carbonatar com qualquer pressão (até o máximo de 2kgf), desde que eu sirva com 2,5kgf

Então cara, no caso da Belga também há controle de vazão (uma argola no pescoço dela), mas isso acabou não influindo muito.
Qual o tamanho da sua linha até ligar na serpentina? Já li que talvez isso influa, mas o certo seria achar o ideal pra pegar em qualquer chopeira né..

Então cara, no caso da Belga também há controle de vazão (uma argola no pescoço dela), mas isso acabou não influindo muito.
Qual o tamanho da sua linha até ligar na serpentina? Já li que talvez isso influa, mas o certo seria achar o ideal pra pegar em qualquer chopeira né..

O tamanho e a bitola da linha são importantes quando vc não tem controle de vazão, ou seja, quando vc não pode pressurizar a linha e precisa atingir um equilíbrio. Minha linha tem menos de 1m de comprimento.

Olá, tudo bem? Revivendo o tópico...

Conseguiu descobrir? Achei um tópico aqui que fala nessa situação. O Guenther explicou que, se a pressão de extração for menor que a de carbonatação, o CO2 na cerveja se desprende e, quando a cerveja entra na serpentina da chopeira, ela vai espumar.

Isso aconteceu comigo duas vezes, sendo que a última foi no sábado passado. A solução é: servir com uma pressão um pouco maior do que a de carbonatação, assim a cerveja não vai espumar, pois o CO2 não irá se desprender.

Abraço!

Olá, tudo bem? Revivendo o tópico...

Conseguiu descobrir? Achei um tópico aqui que fala nessa situação. O Guenther explicou que, se a pressão de extração for menor que a de carbonatação, o CO2 na cerveja se desprende e, quando a cerveja entra na serpentina da chopeira, ela vai espumar.

Isso aconteceu comigo duas vezes, sendo que a última foi no sábado passado. A solução é: servir com uma pressão um pouco maior do que a de carbonatação, assim a cerveja não vai espumar, pois o CO2 não irá se desprender.

Abraço!

Não seria MENOR?? Se servir com pressão alta, sairá um jato de espuma no copo.
Eu sirvo com a menor pressão possível para não espumar.

Na minha pouca experiência nisso, tudo depende de como é a linha e a torneira.

Pensando em dois extremos:

- uma torneira picnic/americana sem controle de fluxo saindo direto do barril, com mangueira pequena/sem mangueira, você precisa diminuir a pressão até não sair mais espuma, e na minha (pouca) experiência, eu quase zero a pressão do barril para chegar no serviço ideal. Quanto maior o comprimento da linha (e menor a bitola da mangueira), menos vai precisar despressurizar.

- uma torneira com controle de fluxo (belga, italiana, etc), precisa manter/aumentar a pressão e controlar o fluxo pela alavanca/anel de controle de fluxo.

O @Guenther explicou isso melhor e mais detalhadamente numa questão que fiz recentemente: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409129

Resumindo... o que nos preocupamos quando servimos cerveja do barril, é excesso de espuma.

Excesso de espuma pode ser causado por:
- Baixa Pressão - Usar baixa pressão, pois isso faz as moleculas de CO2 conseguirem se desprender
- Velocidade do Líquido - Líquido agitado de forma violenta, ou seja, vazão de líquido alta demais na torneira causa espuma (pois faz o CO2 se desprender)

Tendo essas duas coisas em mente, se usar torneira com controle de fluxo (ex.: italiana ou belga), não precisamos nos preocupar com velocidade do líquido já que há regulagem, logo......... é só cuidar a pressão, que nunca pode ser mais baixa do que a carbonatação da cerveja. Ou seja, se a cerveja está saindo com espuma da torneira, no geral, é porque a pressão está baixa demais.

Já se usar torneiras sem controle de fluxo, há duas opções:

A) Baixar a pressão até sair devagar e sem espuma

B) Alongar a linha até que haja restrição suficiente para fazer o líquido sair devagar mesmo utilizando pressão igual/maior que a carbonatação da cerveja.

Vou ver se lanço um curso online sobre isso em breve.

Abraço,

Back