Estocagem Levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

barros

Active Member
Joined
Sep 29, 2014
Messages
27
Reaction score
7
Caros, tudo bem?

Recentemente comprei umas leveduras secas da Mangrove Jacks e, por descuido, a minha empregada acondicionou-as na gaveta extra-fria da geladeira, bem abaixo do compartimento do freezer, que fica na mesma porta da geladeira.
Será que terei problemas ao utilizá-las?


Obrigado,
 
Provavelmente não. Não conheço as recomendações específicas da Mangrove Jacks, mas vários fabricantes mencionam explicitamente que o fermento seco pode, inclusive, ser armazenado no freezer sem problemas.
 
Paulo,

Obrigado pelo retorno. Mas fermento no freezer? Não tinha aquela história que fermento liofilizado não poderia ser congelado porque pode se transformar em cristais de gelo e assim romper as células da levedura?

Um abraço,
 
Paulo,

Obrigado pelo retorno. Mas fermento no freezer? Não tinha aquela história que fermento liofilizado não poderia ser congelado porque pode se transformar em cristais de gelo e assim romper as células da levedura?

Um abraço,

Na embalagem original, lacrada, isso não deve ser um problema, porque a umidade é extremamente baixa. Mas repito: nem todos os fabricantes fazem referência explícita ao congelamento, então a recomendação de não congelar continua valendo como regra geral.

A Danstar eu tenho certeza que autoriza o congelamento das suas leveduras.
 
Paulo,

Obrigado pelo retorno. Mas fermento no freezer? Não tinha aquela história que fermento liofilizado não poderia ser congelado porque pode se transformar em cristais de gelo e assim romper as células da levedura?

Um abraço,

Fermento seco não é liofilizado...

Acredito que seja um mito popular usar esse termo, porque o processo de liofilização mataria o fermento. Ele justamente se trata de congelar o produto umido e submeter ele à baixa pressão pra que a agua sublime, deixando o produto seco.

O processo se trata mais de formar um spray do produto e utilizar correntes de ar com temperatura mais elevada pra secar ele.
http://www.mino-engineering.ch/data/files/flyer_web_dryingbakersyeast_en.pdf

Abraços
 
Pessoal por favor....é que congelei sem querer o fermento Danstar Nottingan hidratado. Hoje , agora, 23:45hrs, descongelei e inoculei em uma IPA. Será que fiz bem? Isto afetará o sabor?

Amanhã comprarei mais um pacote e inocularei hidratado mas estou com receio que esta primeira inoculação cause off flavors...

É ...o que vocês acham? Isto seria o suficiente para eu ter estragado minha cerveja?
 
Comprei outro pacote.....não quis arriscar.....só não sei se existirá off favor nessa cerveja devido ao meu equívoco.
 
Back
Top