Boa tarde, pessoal.
Quinta-feira 18/11/15 fiz uma Witbier e por falta de opção deixei fermentando em temperatura ambiente(24ºc mais ou menos).
Ela foi pro balde fermentador 23:30 desta quinta-feira e na sexta as 14:00 horas coloquei ela sobre temperatura controlada de 17ºc.
Isso em uma geladeira comum.
Hoje quando fui ver como estava o processo de fermentação (faço a cerveja na casa da minha mãe) me deparo com o controlador marcando 01ºc.
Na hora já deixei aberta a porta da geladeira e já subiu a temperatura para 05ºc. Fazem 27ºc de temperatura ambiente no momento.
Depois de um tempo já estava em 09ºc e voltou a iniciar a atividade no airlock.
O que aconteceu, programei errado a temperatura. A variação para 17ºc e a temperatura para 01ºc.
O que me surpreendeu foi a geladeira comum atingir 01ºc.
A dúvida é, o que isso pode acarretar de possíveis problemas no resultado da cerveja?
A receita foi a seguinte.
3 kg de malte pilsen alemão.
3 kg de malte de trigo claro.
200 g de aveia em flocos.
30 g de lúpulo fuggle.
4 g de semente de coentro.
10 g de casca de limão siciliano.
5 g de gengibre.
2 pct - Fermento S-33
Quinta-feira 18/11/15 fiz uma Witbier e por falta de opção deixei fermentando em temperatura ambiente(24ºc mais ou menos).
Ela foi pro balde fermentador 23:30 desta quinta-feira e na sexta as 14:00 horas coloquei ela sobre temperatura controlada de 17ºc.
Isso em uma geladeira comum.
Hoje quando fui ver como estava o processo de fermentação (faço a cerveja na casa da minha mãe) me deparo com o controlador marcando 01ºc.
Na hora já deixei aberta a porta da geladeira e já subiu a temperatura para 05ºc. Fazem 27ºc de temperatura ambiente no momento.
Depois de um tempo já estava em 09ºc e voltou a iniciar a atividade no airlock.
O que aconteceu, programei errado a temperatura. A variação para 17ºc e a temperatura para 01ºc.
O que me surpreendeu foi a geladeira comum atingir 01ºc.
A dúvida é, o que isso pode acarretar de possíveis problemas no resultado da cerveja?
A receita foi a seguinte.
3 kg de malte pilsen alemão.
3 kg de malte de trigo claro.
200 g de aveia em flocos.
30 g de lúpulo fuggle.
4 g de semente de coentro.
10 g de casca de limão siciliano.
5 g de gengibre.
2 pct - Fermento S-33