• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Equipamento Mec Bier - Linha Hobby

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bald-buddy - a minha é de 4000w, das primeiras com esse set up. Como não tem dimmer, quando ela liga para regular a temp durante a rampa a temperatura vai às alturas nunca retornando àquela que foi setada. Muito chato isso

Rafa, esta eficiência que vc tem conseguido na sua hobby 50 L é com whirpool direto ?

Sim, eu faço a mostura com o whirlpool ligado direto dentro do cesto com o malte e mexendo o malte quando o nivel começa a subir

quanto ao problema de temperatura vou testar hj alterando o p03 na configuração, pois a fabrica não me deu suporte, cobrei varias vezes e nada, paciência né. se funcionar eu posto aqui para ajudar os outros.

quanto ao problema de temperatura vou testar hj alterando o p03 na configuração, pois a fabrica não me deu suporte, cobrei varias vezes e nada, paciência né. se funcionar eu posto aqui para ajudar os outros.

willbillvet você conseguiu resolver essa diferença de temperatura??

Estou na nossa terceira brassagem com a mechobby 30 litros. A panela vem atendendo bem, exceto pela bomba que é uma vergonha.

A maior dificuldade está na realização do whirlpool com a colher. A resistência no fundo prejudica bastante. Nunca consegui um acumulo no centro da panela e acabo levando coisas indesejadas pro fermentador.

Qual o procedimento que vocês estão adotando? E qual resultado?

Estou na nossa terceira brassagem com a mechobby 30 litros. A panela vem atendendo bem, exceto pela bomba que é uma vergonha.

A maior dificuldade está na realização do whirlpool com a colher. A resistência no fundo prejudica bastante. Nunca consegui um acumulo no centro da panela e acabo levando coisas indesejadas pro fermentador.

Qual o procedimento que vocês estão adotando? E qual resultado?

Caro Romulo,

Tudo bem?

Tenho há 1 ano o Mechobby 30 e euros no fabrico número 70. Não tenho problema de queima de malte na resistência, o problema que vejo no equipamento é a falta de homogeneidade do mosto, dificultando com isso o controle da temperatura de mosturação.

Resolvi este problema, ajustando a temperatura na função P03 do controlador.

No caso da bomba, tive que tirar a tampa de aço que a cobre, pois gerava superaquecimento da mesma, com isso ela parava de funcionar por uns 15 a 20 minutos.

Eu faço 10 minutos de Whirlpool e 10 minutos de descanso, com isso o trub assenta bem.

Outra dica, caso vc faça uma cerveja com adição de bastante lúpulo (IPA, APA, ETC), use o Hopbag que facilita bastante na hora de trasfegar o mosto para o fermentador.

ABS. Ed

Bom dia!
Eu tenho um Mec Hobby 30L, e uso o beertools para formular minhas receitas..
Alguém saberia me dizer como desconto a água que fica fora do cesto, para calcular a água da brassagem no programa (volume tina)?

Agradeço desde já!

Pessoal, desculpem pela pergunta idiota, mas tenho uma mechobby 50 litros com controlador Flyever. Nunca vi, nem no manual, esta função P03. Como faço para chegar na programação dela ?

Pessoal, desculpem pela pergunta idiota, mas tenho uma mechobby 50 litros com controlador Flyever. Nunca vi, nem no manual, esta função P03. Como faço para chegar na programação dela ?

Pessoal, segue o contato do Jader da Mecbier, responsável pela área de automação. (014) 3452-1528

Abs. Ed

Pessoal, alguem sabe me informar como configuro minha macbier 50L plus no BS?
abraco
Eduardo

Edwilsn66, muito obrigado pelo contato, mas o Jader realmente ajuda ? Infelizmente os meus contatos com eles sempre foram frustrantes. Nunca resolveram nada. Até o manual de operaçoes do controlador, fui eu quem tive que me virar e descobrir o contato da Flyever e conseguir uma cópia ...

Edwilsn66, muito obrigado pelo contato, mas o Jader realmente ajuda ? Infelizmente os meus contatos com eles sempre foram frustrantes. Nunca resolveram nada. Até o manual de operaçoes do controlador, fui eu quem tive que me virar e descobrir o contato da Flyever e conseguir uma cópia ...

Fala então, com o Gonçalo no tel. 14-3452-2442. Ele é o chefe do Jader. Abs.

Pessoal, conseguiram contato na MecBier para alterar a função P03? Vou fazer minha primeira brassagem nela e já gostaria de deixar configirado.

Obrigado!

Esperem sentados pelo pós venda da mec bier.... Ao menos pra linha hobby é uma canseira!!!

Se não ficar no pé as coisas não saem.

fiz um video da mec hobby pra quem tiver dúvidas

https://m.youtube.com/watch?v=JNyNGdYq0kc

Muito maneiro. Mas...
Peço todas as vênias do mundo, mas isso não é cerveja artesanal. Chegou em um ponto que a graça é mostrar o equipamento - que diga-se de passagem é f... - , no meu entender, perde um pouco da arte de fazer cerveja. Mal comparando, seria um computador fazer um a pintura, que nada mais é que uma impressão. De toda, parabéns pelo equipamento.

Muito maneiro. Mas...
Peço todas as vênias do mundo, mas isso não é cerveja artesanal. Chegou em um ponto que a graça é mostrar o equipamento - que diga-se de passagem é f... - , no meu entender, perde um pouco da arte de fazer cerveja. Mal comparando, seria um computador fazer um a pintura, que nada mais é que uma impressão. De toda, parabéns pelo equipamento.

Sei que o tópico não é para isso e peço desculpas antecipadamente, mas essa é uma crítica recorrente principalmente aqui onde moro e eu discordo muito disso!

Fazer cerveja ao meu ver não é somente o ato da brassagem, envolve muitas outras coisas. Fiz durante um bom tempo o uso do fogareiro e da caneca e aquilo estava de desanimando bastante, principalmente pela falta de controle e repetibilidade. Migrei para um sistema elétrico todo montado por mim mesmo semelhante a MecBier e isso me estimulou mais ainda a fazer cerveja.

Busquei novas formas de melhorar minha cerveja como starters, coleta de fermento, contagem e estimativa de leveduras, essas coisas que envolvem a cerveja e trazem toda a magia para mim. Sem contar que tive que aprender muitas coisas pra montar meu equipamento, outro estímulo pro aprendizado.

Uma das coisas que mais gosto de fazer é pesquisar e conhecer os insumos, os tipos e variedades, abrir o BeerSmith e montar uma receita depois de várias pesquisas, uma receita pessoal criada por mim mesmo.

Quero colocar tudo isso na panela e não ter trabalho, não quero me estressar no dia da brassagem. Conheço gente que simplesmente pega receita pronta na internet, não conhece quase nada da parte técnica e por usar fogareiro e caneca estufa o peito pra dizer que essa é a verdadeira cerveja artesanal. Aí depois começa a usar um chiller, começa a usar bomba, mas como não é elétrico ainda continua sendo artesanal.

Artesanal pra mim é aquele vídeo que circulava no Whatsapp de uns alemães usando fogo a lenha e resfriamento numa lagoa congelada, aquilo sim é artesanal. Por isso me considero um cervejeiro caseiro e não artesanal.

Pra mim a arte de fazer cerveja é tudo que envolve ela, desde a escolha dos insumos, pesquisa e elaboração da receita, preparação do fermento, brassagem e fermentação.

Desculpem o desabafo, mas estou cansado desse papo de elétrico é sem graça, acho que cada um sabe qual equipamento se encaixa melhor pra si e para suas necessidades.

A questão é filosófica
, mas você tem razão. Acho que a brincadeira /arte está na receita e os esquipamentos são apenas ferramentas para atingir nossos objetivos. No meu ver continuamos "artesãos".

Muito maneiro. Mas...

Acho que você nunca fez cerveja então, porque se fizesse saberia que a máquina não faz nada da cerveja, ela simplesmente controla o que você planejou. Você tem que definir todos os insumos, proporções, temperaturas, tempos, etc, etc.
É como você dizer que não pode cozinhar em fogão elétrico ou aqueles por indução, porque o fogao faz tudo por você! :confused:

Muito maneiro. Mas...

Eu acho que iss nao tem nada a ver, pois se voce for analisar como isso nao sendo artesanal, entao voce tbm nao poderia usar de nenhuma tecnologia para fazer a sua cerveja tbm, ou nao seria artesanal.

Por exemplo, se voce usa um fogão para fazer sua cerveja entao posso claramente dizer que isso nao é artesanal? por que posso alegar que para ser artesanal voce teria que fazer em usando lenha para ter o fogo, ja que o fogao tambem é uma tecnologia, por mais simples que seja mas ai tambem nao seria artesanal,

se voce usa o fogao por que facilida a vida ao inves de acender uma fogueira no chao e usar lenha entao eu posso dizer que usar eletricidade e outros apetrechos tbm nao faz diferença.

somente o fato de voce usar uma geladeira e um termostato ja seria outro motivo de falar que sua cerveja nao é artesanal por que antigamente se fazia sem nada disso e saia cerveja.

Se voce usa uma simples bombinha para recircular o mosto, voce ja está usando tecnologia para fazer cerveja e eu poderia alegar que sua cerveja não é artesanal tambem, por que o certo seria fazer na mão na raça sofrendo com jarra e escumadeira.

fazer cerveja é um hobby e todo hobby deve ser prazeiroso e o que puder fazer para facilitar e ter mais prazer é bem vindo.

E por final, o ser humano não faz cerveja e sim um melado para que as leveduas façam o trabalho, sem elas nem eu nem voce poderia fazer absolutamente nada alem de um cha doce, mais um outro motivo para eu dar que nao existe cerveja artesanal ou industrial ja que nenhum homem será capaz de fazer cerveja, por que quem faz são as leveduras e elas nao estão nem ai como foi feito o mosto doce, se foi feito no fogao a lenha, penela ou equipamento etc

Sei que o tópico não é para isso e peço desculpas antecipadamente, mas essa é uma crítica recorrente principalmente aqui onde moro e eu discordo muito disso!

Fazer cerveja ao meu ver não é somente o ato da brassagem, envolve muitas outras coisas. Fiz durante um bom tempo o uso do fogareiro e da caneca e aquilo estava de desanimando bastante, principalmente pela falta de controle e repetibilidade. Migrei para um sistema elétrico todo montado por mim mesmo semelhante a MecBier e isso me estimulou mais ainda a fazer cerveja.

Busquei novas formas de melhorar minha cerveja como starters, coleta de fermento, contagem e estimativa de leveduras, essas coisas que envolvem a cerveja e trazem toda a magia para mim. Sem contar que tive que aprender muitas coisas pra montar meu equipamento, outro estímulo pro aprendizado.

Uma das coisas que mais gosto de fazer é pesquisar e conhecer os insumos, os tipos e variedades, abrir o BeerSmith e montar uma receita depois de várias pesquisas, uma receita pessoal criada por mim mesmo.

Quero colocar tudo isso na panela e não ter trabalho, não quero me estressar no dia da brassagem. Conheço gente que simplesmente pega receita pronta na internet, não conhece quase nada da parte técnica e por usar fogareiro e caneca estufa o peito pra dizer que essa é a verdadeira cerveja artesanal. Aí depois começa a usar um chiller, começa a usar bomba, mas como não é elétrico ainda continua sendo artesanal.

Artesanal pra mim é aquele vídeo que circulava no Whatsapp de uns alemães usando fogo a lenha e resfriamento numa lagoa congelada, aquilo sim é artesanal. Por isso me considero um cervejeiro caseiro e não artesanal.

Pra mim a arte de fazer cerveja é tudo que envolve ela, desde a escolha dos insumos, pesquisa e elaboração da receita, preparação do fermento, brassagem e fermentação.

Desculpem o desabafo, mas estou cansado desse papo de elétrico é sem graça, acho que cada um sabe qual equipamento se encaixa melhor pra si e para suas necessidades.

Compreendo a sua defesa, mas ainda continuo achando que está mais próximo de uma grande cervejaria, ainda mais quando se fala em "repetibilidade". Não sei, mas perece que o senhor se ofendeu. Não se ofenda, apenas reflita as palavras escritas pelo senhor mesmo e veja o que mais se aproxima de artesanal, quando o senhor afirma que artesão mesmo eram aqueles alemães que esfriam numa lagoa congelada.

Mas apenas uma opinião minha. Não falei para agredir e depreciar o seu produto. Mas quando uma coisa se torna mecânica demais nos distanciamos do artesanal. E não porque isso te anima de novo que vai ser considerado artesanal. Talvez o que eu faça não seja 100% artesanal, mas garanto que está mais próximo do artesanal do que a maneira mecânica como a do vídeo.

Acabei esquecendo, mas parabéns pelo equipamento.

Saudações.

Back