• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Equipamento Mec Bier - Linha Hobby

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá Luccasm!
No site vc. encontra a PCB (Desenho da placa de circuito impresso) e a lista de materiais.
Desculpa!
No site acima estava indo apenas no manual.
https://www.dropbox.com/sh/9e5rmyve6w71l3a/AADB8xn8xYGpo7aMDqo2sSgla

Basicamente:
Imprimir a PCB (O lado das Trilhas de cobre) métodos de transferência vc. encontra no youtube como: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=tlirzV91kbs[/ame]

Comprar os componentes para placa que tem uma lista no site.

Ai e ter um pouco de habilidade em montagem.

Se precisar de ajuda, e só ir perguntando.

Não é tão difícil quanto parece!

Muito obrigado Barros!

Vou me arriscar nisso.
Tenho um amigo que é engenheiro elétrico, e até fez esses robôs de competição, vou ver se convenço ele a perder uns dias de sofá me ajudando haha.

Abs!!!

Alan lisboa
Os componentes discretos (resistores transistores e diodos), são baratos.

Se tiver presa encontra no Mercado livre.

Se comprar pelo Ebay, vem da chima demora um pouco mas se não chegar na data estipulada vc. é ressarcido mas tem que fazer a reclamação. Já aconteceu comigo e eles devolveram meu pagamento, e já aconteceu do produto chegar depois e eu fiz o "re-pagamento"

Fiz esta compra hoje, fazer um segundo controlador com lcd menor.

Novo dissipador de calor de alumínio por estado sólido relé RSS tipo pequeno HeaEE002
R$ 2,72
( 261169437604 )

Waterproof Digital Thermal Probe or Sensor DS18B20 Length:1M
Sensor impermeável de térmica Digital ou Sensor DS18B20 Length:1M
( 170821333658 )
R$3,80

1602 16x2 Character LCD Display Module HD44780 Controller Blue Blacklight
( 170821333658 )
R$ 6,63

Output 24V-380V 25A SSR-25 DA Solid State Relay For PID Temperature Controller
( 271568923795 )
R$ 8,00

NEW ATmega328P CH340G UNO R3 Board & Free USB Cable for Arduino DIY
( 281399903526 )
R$ 15,65

Saudações

cbarros,

Eu estou fazendo um código no arduino para me auxiliar nas brassagens, e hoje, pesquisando sobre o assunto, cai nessa página e vi seu projeto, a ideia é exatamente a que eu estava montando, só que bem mais completo.

Fiquei com algumas dúvidas, esse relê de estado sólido que você utiliza é para a resistência, certo ? E a bomba, utiliza o relê pequeno (não sei o nome, aquele geralmente azul) ?

Obrigado,
Abraços.

cbarros,

Eu estou fazendo um código no arduino para me auxiliar nas brassagens, e hoje, pesquisando sobre o assunto, cai nessa página e vi seu projeto, a ideia é exatamente a que eu estava montando, só que bem mais completo.

Fiquei com algumas dúvidas, esse relê de estado sólido que você utiliza é para a resistência, certo ? E a bomba, utiliza o relê pequeno (não sei o nome, aquele geralmente azul) ?

Obrigado,
Abraços.

Olá Lucas,
No meu caso utilizo o código do Ardbir sem alteração.
O SSR ("tradução" Relé de Estado Solido) é para resistência, que dissipa parte da potencia e assim regulando a potência enviada para resistência.

Texto extraído wikpédia (O relé de estado sólido não possui partes mecânicas, operando por meio de tiristores que comutam quando uma determinada corrente passa por eles, esse é um processo químico que ocorre no tiristor, transistores ou triacs isso elimina a necessidade de contactos metálicos no interior do relé o que aumenta exponencialmente a sua vida útil e a segurança da operação além de eliminar o barulho e requerer cargas menores para a alimentação.)

O relé Azul(Eletro mecânico), serve para a bomba de 220vac!

No projeto do Ardbir tem uma PCB ("tradução" placa de circuito impresso), sem o relê de bomba para utilizar uma bomba de 12vcc. O pessoal costuma utilizar aquelas bombas de circulação de aquecedor solar.

http://produto.mercadolivre.com.br/...ra-liquidos-12v-circulaco-aquecedor-solar-_JM.

Quando terminar seu projeto posta ele aqui no site!

Saudações

Obrigado pelas respostas cbarros,

Eu pretendo usar o relê para a bomba também, tenho uma 110v, mas é de lava-louças, mas vou comprar uma chugger em breve.

Com relação ao PCB, a noite vou procurar se acho esse mesmo projeto em outros sites, porque os arquivos devem ter sido deletados do dropbox do projeto, está dando erro quando tento baixar os arquivos.

Já dei upload no Arduino nesse projeto que você está usando, muito bom, estilo o que eu estava desenvolvendo mesmo, só que mais completo.

Se eu tiver dúvidas, e terei, vou perguntando aqui,

Obrigado,
Abraços,
Lucas Gomes.

Galera, sobre o equipamento MecHobby propriamente dito, alguém possui vídeo de brassagem ou mais informações? Só acho no youtube uns vídeos antigos e de curta duração.

Olá Leom lins!

Não tenho filmagens das minhas brassagens, quando fui retirar a minha panela lá em Pompeia eles haviam me dito que fariam um video, mas já faz 4 meses e nada.
Acredito que a parte boa da historia é que não pagamos pelo marketing da Mec Hobby. que pelo visto não existe.
Mas fiquei muito satisfeito com o produto.

Segue em as imagens do manual o pdf é de 631k não dá para subir aqui no site!

Attachments

• MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-002.jpg
    MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-002.jpg
    150.4 KB
  • MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-003.jpg
    MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-003.jpg
    175.9 KB
  • MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-004.jpg
    MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-004.jpg
    112.5 KB
  • MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-005.jpg
    MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-005.jpg
    135.9 KB
  • MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-006.jpg
    MEC HOBBY 30 LITROS (S-2014) (2)-page-006.jpg
    150.9 KB
Recebi o orçamento de MINI CERVEJARIA CERES 50

Descrição: equipamento para produção de cerveja, todo fabricado em Inox 304, composto de: 1 panela de mostura/fervura através de resistência ou à gás, com isolamento térmico e capacidade total de 86 litros; 1 tanque de fermentação com resfriamento e isolamento térmico, com capacidade total para 60 litros e tampo abaulado fechado com parafusos suportando pressão de até 3kg/cm³; Cilindro de CO2 de 2,3kg; Bomba sanitária; moto bomba; Unidade condensadora de resfriamento; trocador de calor; manômetro; válvula de alivio; torneira extratora de chopp; válvula redutora de pressão de CO2; Conexões; válvulas; Rodas; Painel com controladores de temperatura e comandos; Painel elétrico;

Prazo de entrega: 60 dias da confirmação do pedido;

Investimento: R$33.000,00 (R$27.000,00+impostos)

Frete: por conta do comprador;

Condições de pagamento:
20% na confirmação do pedido;
10% em 30 dias após o pedido;
20% na entrega;
Restante em 5 vezes de 10% à cada 30 dias;
Validade da proposta: 10 dias;

www.prismaq.com localizado em Chapecó-SC.

Esse é do anterior, mais especificamente o modelo de 30L.

Massa, cbarros. É justamente este que eu estava paquerando!

Olá pessoal!

É isso mesmo modelo mais simples!
A resistência tem 4 voltas e 4.000Watts.
Nunca precisei mexer o mosto na fervura como pede o manual, mesmo com receitas de trigo ou aveia, (Não queima resíduos).

cbarros, muito show esse controlador que vc montou, tenho muito interesse em montar um, a parte elétrica vai tranquilo o difícil vai ser a parte do arduino. Ja havia visto esse ArdBir, li bastante a respeito, mas sou muito leigo em programação!

cbarros, muito show esse controlador que vc montou, tenho muito interesse em montar um, a parte elétrica vai tranquilo o difícil vai ser a parte do arduino. Ja havia visto esse ArdBir, li bastante a respeito, mas sou muito leigo em programação!

Olá poseidonata a montagem é a parte mais trabalhosa, colocar código (Sketch) que já está pronto para o arduino é a coisa mais fácil de todo processo.
Tem o curso do lab de Garagem para arduino, mas para montar o controlador vc. não precisa saber códigos de programação e sim apenas copiar o código (Sketch) para o arduino.
Como já comentei antes não é tão difícil o quanto parece.

Saudações
http://labdegaragem.com.br/cursoarduino/

Ola,
Ja faz alguns meses que adquiriu a Mec.
O que achou?
recomenda?

Olá!
Eu fazia brassagem com um parente meu em panelas de alumínio, mas com um processo bem simples para IPAS, Quando fui fazer um receita com controle de temperatura, achei o processo tão massante que já havia decidido na compra de uma panela semi automatizada.

Antes de adquirir a Mec eu pesquisei bastante e até tive duvidas quando vi as reclamações no inicio do deste tópico. Mas quando entrei em contato com o fabricante e fui informado que os problemas foram resolvido, acreditei e fiz a compra.

Gostei muito das minhas primeiras brassagens com a panela, e recomendaria a compra para qualquer pessoa iniciante.

Más o auge veio quando coloquei o controlador ARDBIR, a panela ficou perfeita para mim.

A de 30 litros para quem faz a brassagem sozinho parece ser a ideal, pois fico imaginando como seria manipular uma maior como: tirar cesto de malte da panela sem talha, lavar e limpar.

Bem como já havia comentado antes recomendo a compra por ter o melhor custo beneficio para mim.

Espero ter ajudado, sudações!

Compra sem medo ...
Acho que a de 50L pela bomba e um controlador melhor vale a pena sim. Com a bomba pode mandar para o fermentador tb.
Se não se adaptar ela é bem mais simples para transformar por exemplo em panela de fervura .. a minha de 30L que tive problemas fiz isso .. mostura na panela de alumínio e filtrava e fervia na mec.
A de 30L é facil tirar e colocar o cesto .. a de 50L não consegue sozinho .. só com ajuda de um guincho ou roldanas e cordas.

Eu tenho uma Mec Hobby 50 antiga, diria que não vale muito a pena... Ela é bem pior que a plus em termos de automatização, eu gastei uns 3mil ou mais nela para dar uma melhorada...

As modificações que eu fiz nela que eu disse que gastei uns 3mil foram: tirei a bomba de máquina de lavar que veio com ela, que é muito ruim na primeira brassagem a mangueira já soltou e começou a vazar; botei duas chugger pump uma para recirculação e outra para trasfega/whirlphool; coloquei uma válvula para whirlphool; engates rápidos; conexões e válvulas em inox; e por ultimo coloquei rodinhas...

Obs: Eu consigo fazer sozinho a brassagem nela, levanto o cesto sozinho mesmo no braço mas fica bem pesado... Outra coisa a bomba que vem nela fica conectada numa saída bem embaixo e serve só para recirculação pois se usar para trasfega puxa o trub, a panela tem uma saida mais em cima para trasfega...

Eu tenho uma Mec Hobby 50 antiga, diria que não vale muito a pena... Ela é bem pior que a plus em termos de automatização, eu gastei uns 3mil ou mais nela para dar uma melhorada...

As modificações que eu fiz nela que eu disse que gastei uns 3mil foram: tirei a bomba de máquina de lavar que veio com ela, que é muito ruim na primeira brassagem a mangueira já soltou e começou a vazar; botei duas chugger pump uma para recirculação e outra para trasfega/whirlphool; coloquei uma válvula para whirlphool; engates rápidos; conexões e válvulas em inox; e por ultimo coloquei rodinhas...

Obs: Eu consigo fazer sozinho a brassagem nela, levanto o cesto sozinho mesmo no braço mas fica bem pesado... Outra coisa a bomba que vem nela fica conectada numa saída bem embaixo e serve só para recirculação pois se usar para trasfega puxa o trub, a panela tem uma saida mais em cima para trasfega...

Alexandre a Plus eu verifiquei isso mesmo. Mas como ainda não usei ( apenas testei o cesto e achei difícil de tirar sozinho).
Mas será que depois do whirlphool não da para "perder" uns 2 litros dando uma tirada no trub primeiro? Ai só colocar essa perda na receita.

Diogo,

Acho que até da para fazer isso, mas dai manda tudo com trub mesmo... Porque quando tu ligar a bomba não vai sair o trub certinho primeiro e depois começar a sair a cerveja entende.. Tu vai ligar a bomba que puxa bem embaixo da panela no canto e o trub no meio, a agitação vai ir desmanchando o trub aos poucos e vai ir indo junto com o mosto...

Olá! Tenho um equipamento da Mec Bier (Mec Hobby 50) e gosto muito. Já fiz umas 10 brassagens nele e achei perfeito. Todo em inox, o controle de temperatura é bem exato, a bomba não me deu nenhum problema... enfim, tudo certo!
Acho que vc vai gostar do equipamento! Eu recomendo!

Cbarros, estou procurando o arduino R3, e encontrei modelos diferentes:

http://pt.aliexpress.com/item/NEW-ATmega328P-CH340G-UNO-R3-Board-Free-USB-Cable/2036631633.html

http://pt.aliexpress.com/store/prod...MEGA16U2-1PCS-USB-Cable/111482_961834589.html

Qual seria o melhor para aplicação?
Vc saberia me dizer qual o tamanho exato da placa para impressão do circuito, pois a imagem, salvo engano não imprime no tamanho correto teria que dimensionar!
Obrigado.

Olá!
Também tive problemas para imprimir com o Paint do Windows 8.1!
No Corel já abre do tamanho certo!
Para o Paint vá "Arquivo" "Imprimir" "Configurar Pagina" e deixe marcado o campo 'Colocar em escala" como "Ajustar Para: 100% do tamanho normal.
Pode ver que o tamanho é 10,10x8,01cm.

As placas são Clones do padrão Arduino UNO R3 compatíveis tanto com o hardware quanto com o software do Arduinoas feitas por fabricantes diferentes, já que é um projeto de hardware livre e seguem o mesmo padrão de pinagens.

Saudações

Attachments

• configura pagina.bmp
    805 KB
Back