• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Equipamento Mec Bier - Linha Hobby

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
PESSOAL... acompanhando o tópico e trazendo a frente de novo... tempos atrás li num blog sobre o fator "C", de encarecimento por ser para "cervejeiros"... algumas perguntas:

- A Masterbier subiu de 6 para 10 mil o preço?
- A Mec Hobby 50 de R$ 4.800 para 5.500?

Houve alguma evolução na Mec Hobby 30? Alguém comprou nas últimas semanas e pode nos atualizar??

Eu fiz um perfil legal da Mechobby 50 pra 35 litros e 50 llitros.
Só não sei passar pois uso o Beersmith no celular.

Mas depois passo os parâmetros.

Boa noite amigo(a)s cervejeiros.

Já realizamos uma brassagem, uma "Belgian Blonde Ale" na Mec Hobby 50L Plus

Usamos:
14kg de malte
1kg de açúcar demerara
74L de água

Resultado:
47L de mosto
Densidade Inicial Pós fervura 1067
Fervura rodando a 130oC(poderia ter sido a 99oC)

Achei um bom resultado pela situação da fervura ter ocorrido tão alta, ouve muita evaporação, na próxima brassagem vamos corrigir a configuração.

Minha dúvida é quanto ao controle de temperatura.

Mesmo após desligar a resistência a temperatura sobe, normal pois o campo de calor de malte só vai aumentar a temperatura, o mesmo acontece em panelas.
O que o pessoal tem feito para ajustar isso, configurado rampas com 3 ou 4 graus a menos ou algo do gênero?

OBS: recirculação ocorrendo durante todo o processo.

PS: nosso objetivo de realizar a venda da linha Hobby da Mec Bier é justamente fazer o trabalho de pré-venda informando ao cliente o ambiente que ele precisa e o ambiente que ele pode ter para facilitar ainda mais o seu processo de fazer cerveja, e pós-venda, acompanhar a primeira brassagem e instruir o uso do equipamento, como configuração de rampas entre outros pequenos macetes que todo equipamento tem, por isso participo do fórum para que cada cliente possa cada vez mais fazer sua cerveja de maneira mais pratica.

Agradeço a todos pelas colaborações no fórum para que possamos escolher o melhor equipamento antes da compra.

Prosit!

Reginaldo, muito interessante essa tua preocupação em mostrar como funciona o equipamento antes de vender. Seria legal um vídeo pra mostrar funcionando.

Só achei estranho essa fervura a 130 graus. Tem coisa errada nesse sensor ai.

Se a água ferve a 100 graus, não tem como passar dessa temperatura! Dependendo das condições de pressão atm até pode ter uma variaçãozinha fervendo a 96 ou 102, mas 30 graus acima? Não dá...

Isso me faz questionar a precisão da temperatura durante a mostura.

Meu equipamento montado em casa ferve com 98 em Jaragua do sul, do ladinho de Blumenau. Mesmo que coloque o alvo pra mais do que 100 graus a temperatura não passa dos 98. Achei estranho isso ai...

Reginaldo, muito interessante essa tua preocupação em mostrar como funciona o equipamento antes de vender. Seria legal um vídeo pra mostrar funcionando.

Só achei estranho essa fervura a 130 graus. Tem coisa errada nesse sensor ai.

Se a água ferve a 100 graus, não tem como passar dessa temperatura! Dependendo das condições de pressão atm até pode ter uma variaçãozinha fervendo a 96 ou 102, mas 30 graus acima? Não dá...

Isso me faz questionar a precisão da temperatura durante a mostura.

Meu equipamento montado em casa ferve com 98 em Jaragua do sul, do ladinho de Blumenau. Mesmo que coloque o alvo pra mais do que 100 graus a temperatura não passa dos 98. Achei estranho isso ai...

Bom dia,
Parece que está regulado para 130 e não que esteja marcando 130... Se for isso e se o sensor não estiver estragado isso significa que a resistência vai ficar ligada no máximo o tempo todo pois nunca chegará na temperatura de corte... ( talvez em uma panela de pressão se consiga uns 120...)

Também tenho um mec hobby plus 50, e quanto a fervura a ideia de programar a temperatura para 130ºC é para que a resistência nunca desligue, quando fiz cerveja na minha, programei a fervura para 120ºC e o máximo que a temperatura chegou foi 110ºC mais que isso não passau, e a evaporação é bastante, más não tem muita precisão de colocar ferver a 130ºC, uns 110ºC já ta bom

Gente na opinião de vcs: mec hobby 100/200 ou um equipamento da mybeer de 100 litros, pensando em microcervejaria, uns 400 litros por mês, qual equipamento vcs escolheriam?

Boa tarde amigos,

Tenho acompanhado o fórum e realmente não consigo definir qual equipamento oferece a melhor relação de custo-benefício. Os orçamentos atualizados foram:

- Mec Hobby (Home) 30 litros R$ 3.850,00
- Mec Hobby (Home) 50 litros R$ 5.590,00
- Mec Hobby Plus 50 litros R$ 7.150,00
- Masterbier 50 R$ 9.200,00
- BrauMaister Cervejaria Piloto para 20 litros / Bech composta por: 01 Sistema de Cozimento e Filtração, 01 Sistema de Aquecimento e resfriamento (serpentina inox 304), 01 fermentador 30 litros, 01 moinho de malte, 01 manta isolante, concha para malte e um fermentador de 30 litros plástico Speidel.
R$ 11.300,00 ou R$ 9.950,00 (Só a panela)
- BrauMaister Cervejaria Piloto para 50 litros / Bech composta por: 01 Sistema de Cozimento e Filtração, 01 Sistema de Aquecimento e resfriamento (serpentina inox 304 ou chiller de placas), 01 IHM para controle do processo, 01 manta isolante e um fermentador de 55 litros em Inox.
R$ 14.917,00 ou R$ 13.200,00 (Só a panela)
MyBeer R$15.000,00

A Masterbier 10 infelizmente foi descontinuada...

Não pretendo produzir mais do que 20-40L por vez.

Abraços,

Leonardo.

Boa tarde amigos,

Tenho acompanhado o fórum e realmente não consigo definir qual equipamento oferece a melhor relação de custo-benefício. Os orçamentos atualizados foram:

- Mec Hobby (Home) 30 litros R$ 3.850,00
- Mec Hobby (Home) 50 litros R$ 5.590,00
- Mec Hobby Plus 50 litros R$ 7.150,00
- Masterbier 50 R$ 9.200,00
- BrauMaister Cervejaria Piloto para 20 litros / Bech composta por: 01 Sistema de Cozimento e Filtração, 01 Sistema de Aquecimento e resfriamento (serpentina inox 304), 01 fermentador 30 litros, 01 moinho de malte, 01 manta isolante, concha para malte e um fermentador de 30 litros plástico Speidel.
R$ 11.300,00 ou R$ 9.950,00 (Só a panela)
- BrauMaister Cervejaria Piloto para 50 litros / Bech composta por: 01 Sistema de Cozimento e Filtração, 01 Sistema de Aquecimento e resfriamento (serpentina inox 304 ou chiller de placas), 01 IHM para controle do processo, 01 manta isolante e um fermentador de 55 litros em Inox.
R$ 14.917,00 ou R$ 13.200,00 (Só a panela)
MyBeer R$15.000,00

A Masterbier 10 infelizmente foi descontinuada...

Não pretendo produzir mais do que 20-40L por vez.

Abraços,

Leonardo.

Coloca aí na sua lista cigarra elétrica. 4.990,00 e faz de 20 a 50L.

Olha Leo,
Eu fui para um equipamento de 50/60 litros pensando que pouparia trabalho.
Ah...Já que vou fazer cerveja é melhor fazer logo uma boa batelada.
Pois bem, logo vi que um equipamento deste porte é pesado e sozinho fica difícil operar, limpar e sanitizar.
Comprei então um de 20 litros.
Com este equipamento tenho feito ao menos duas brassagem por semana.
É fácil operar sozinho e limpar é moleza.
Hoje estou com o de 50 encostado, só uso o de 20.
Pense nisso!

Olha Leo,
Eu fui para um equipamento de 50/60 litros pensando que pouparia trabalho.
Ah...Já que vou fazer cerveja é melhor fazer logo uma boa batelada.
Pois bem, logo vi que um equipamento deste porte é pesado e sozinho fica difícil operar, limpar e sanitizar.
Comprei então um de 20 litros.
Com este equipamento tenho feito ao menos duas brassagem por semana.
É fácil operar sozinho e limpar é moleza.
Hoje estou com o de 50 encostado, só uso o de 20.
Pense nisso!

Ola Victor, concordo plenamente... Acredito que existam produtos diferentes, para perfis diferentes. No meu caso, que busco testar os mais diversos tipos de receitas, desafios, fazer brassagens com mais de 20L por vez pode ocorrer inclusive em problemas de espaço para fermentação e maturação. Inclusive a MasterBier 10L atendia bem minhas necessidades mas foi descontinuada. Qual seu equipamento? Agradeço pela ajuda...
Abraços.
:mug:

Ola Victor, concordo plenamente... Acredito que existam produtos diferentes, para perfis diferentes. No meu caso, que busco testar os mais diversos tipos de receitas, desafios, fazer brassagens com mais de 20L por vez pode ocorrer inclusive em problemas de espaço para fermentação e maturação. Inclusive a MasterBier 10L atendia bem minhas necessidades mas foi descontinuada. Qual seu equipamento? Agradeço pela ajuda...
Abraços.

Leo,
Tenho uma Masterbier e uma Braumeister.

Vendo as informações sobre a BeerBot60, me interessei bastante pelo equipamento. Me pareceu o mais versátil de todos que vi até agora. Completo e sem firulas desnecessárias. Em setembro vou até Jaraguá do Sul, visitar o fabricante e ver o equipamento funcionando. O interessante q tem pra vender separado o esquema pra erguer o tubo de malte em brassagens maiores.

Bom dia.

Não existe equipamento perfeito ou dos sonhos de todos, mas existem varias opções, cada uma com suas características, é como comprar um carro.

Você indo para o Inox e equipamentos automatizados é uma grande evolução, você vai notar muita diferença nos dias de brasagem, para melhor.

Bom, sei que sou suspeito em falar, pois revendemos Mec Bier, a linha Hobby, mas vou listar o que analisei antes de escolher a Mec Bier para representar, espero que te ajude. (fiz a propaganda, ehehehe)

- EQUIPAMENTO: os que tem o equipamento em funcionamento, o que falam sobre;

- GARANTIA DO PRODUTO: quanto tempo e como funciona, e o que dizem os que tiveram problemas, tiveram o suporte, pois escrever garantia de 1 ano qualquer empresa escreve no papel. Problemas podem ocorrer, assim como carros, mas o suporte funciona, trocaram peças, se mostraram interessadas, realmente resolveram o problema? Agilidade? Contato facil?

- REPOSIÇÃO DE PEÇAS: a empresa costuma ter em estoque? para um homebrew, ficar 1 mês ou mais sem fazer cerveja pode ser frustante;. Geralmente quando as peças são importadas, podem demorar para chegar.

- EMPRESA FABRICANTE: se a empresa é solida no mercado, a quantos anos existe e o que falam dela, indiferente do produto. Isso ajuda a ter uma ideia se esta empresa continuará trabalhando e lhe dando suporte quando necessário. Empresas com mais de 10 anos no mercado podem ser uma estatística positiva.

- AMADURECIMENTO DO PRODUTO: a falta de amadurecimento não quer dizer que o produto não seja bom, mas pode haver alguns ajustes a serem feitos. Você esta disposto a ver se o suporte funciona, se a empresa é interessada em resolver, se os ajustes demoram, ...

- PREÇO: quem paga quer pagar o menos possível, é um dos fatores que todos usam para decidir a compra;

- SUPORTE: você tem suporte, de qual forma(telefone, e-mail, skype, ...), o suporte é local ou distante, qual o custo disso, qual o horário? Você vai fazer brasagem nos fins de semana, alguém vai te dar um help se precisar?

Bom, espero que o equipamento que você compre atenda o maior numero de requisitos possíveis, indiferente da marca/modelo.

Fico a disposição para tirar suas dúvidas.

Grande abraço

Vendo as informações sobre a BeerBot60, me interessei bastante pelo equipamento. Me pareceu o mais versátil de todos que vi até agora. Completo e sem firulas desnecessárias. Em setembro vou até Jaraguá do Sul, visitar o fabricante e ver o equipamento funcionando. O interessante q tem pra vender separado o esquema pra erguer o tubo de malte em brassagens maiores.

Achei bem completo o "combo" de itens inclusos no orçamento:
1 Caldeirão Inox 110 litros com tampa
2 Resistências de 3400W 220V ou resistência dupla de 6800KW 220V
1 Bomba sanitária Inox/Polysulfone Chugger In-line/MarchPump
1 Módulo painel eletrônico microprocessado com display LCD
2 Conjuntos de engates rápidos de Inox
3 Pés com regulagem
1 Tubo Pipe para malte 15-30 litros
1 Tubo Pipe para malte 35-60 litros
2 Telas de filtro tipo peneira em Inox
2 Telas de reforço em Inox
2 Perfis silicone para tubo Pipe
1 Haste presilha em Inox
1 Borboleta e arruela de Inox
1 Alça de Inox
1 Cabo de força 3X4mm 3m
1 Plug 2P+T 32A
1 Chiller Resfriador de Placas 14/22
1 Manual do usuário.

Valor do equipamento completo: R$ 11.025,00
Pagamento à vista 10% = R$ 9.922,50

Olá pessoal!
Adquiri a Hobby 30 por ter o melhor custo beneficio segundo minha analise, e não me arrependi!
Tive apenas um problema com a bomba mas foi enviada outra na garantia sem problemas.
Quando comprei já tinha a intenção de trocar o modulo de controle pelo Brauduino, Biraduino, Ardbir.
Hoje fiz a primeira brassagem com o controlador ARDBIR novo e tive uma excelente brasagem do tocante controle de tempos e temperatura.
O sensor DS18B20 tem uma precisão bem elevada 0,5 graus, não ví esta precisão nos sensores PT100 e tipo K.
Antes utilizava o BrewMate para controle dos tempos no dia da brasagem (excelente software melhor ainda Freeware), hoje todo tempo e temperatura foi controlado pelo ARDBIR. Vou continuar utilizando o BrewMate para elaborar e controle das receitas.

Site do ARDBIR
https://www.dropbox.com/sh/9e5rmyve6w71l3a/AADB8xn8xYGpo7aMDqo2sSgla

https://www.facebook.com/pages/Open-Ardbir/606829852720387

Saudações a todos....

Attachments

• Panela Hobby 30.png
    Panela Hobby 30.png
    971.7 KB
  • LCD-24x4US-BOIL.png
    LCD-24x4US-BOIL.png
    765.1 KB
  • Shield-Ardbir.png
    Shield-Ardbir.png
    966.6 KB
Olá Alanlisboa.

Eu montei!
Utilizei até uma fonte de Notebook!

Attachments

• Painel-montagem.png
    Painel-montagem.png
    956.8 KB
Vou montar o meu tb com arduino. Ja pedi da China o kit, agora é espera...

Olá R Filippus,
A principio você grava (carrega) o sketch (código, software) no arduino via USB, após a gravação ele fica armazenado. Ai os comandos de configuração são efetuadas pelos potões (push-bottons) é muito simples e intuitivo.
Pode ser armazenada até 10 receitas.
O Ardbir tem um sketch em português também, eu carreguei na memoria do meu em inglês.
Saudações

Cara, parabéns,

Eu acho muito legal esses esquemas e queria muito montar um, mas eu sempre imagino ser meio impossível pra mim, haha.

Tem algum passo a passo de montagem?

Abs

Back