• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Envase e Priming

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xandyakko

Member
Reaction score
3
Estou na minha segunda leva sendo que a primeira ainda está carbonatando. Parte da leva está em 2 garrafas pet de 510ml dessas de agua mineral com gás, justamente para acompanhar um pouco do aspecto. Fiz o priming colocando açucar direto na garrafa por alguns motivos(um deles por não conseguir estimar o volume total de mosto para poder calcular corretamente a quantidade de açucar) e observei que parte do açucar ficou depositado no fundo da garrafa. Somente nessas garrafas pet agitei um pouco o líquido de forma a misturar melhor. Depois de alguns dias vi que o que estava no fundo era algo parecido com o fermento e realizei novamente essa agitação.

Observo as garrafas com bastante pressão ao pressioná-las. Existe algum problema em agitar o precioso líquido dentro da garrafa? Fiz isso apenas nas amostras da garrafa pet pois sei que aguentam melhor a pressão. O restante está em garrafas flip top da boehmia imperial e num growler de 2l. Fiz uma leva de aproximadamente 9l.

Eu vi alguém perguntando em um outro post se a técnica utilizada na carbonatação forçada não poderia ser aplicada de forma semelhante quando fazemos o priming, porém como ninguém respondeu resolvi abrir essa discussão aqui. Abs.

Não é recomendado agitar as garrafas que receberam primming. Só traz coisa indesejável: as leveduras e demais resíduos decantados voltam a suspensão, a pressão interna aumenta consideravelmente, risco de abrir a garrafa e fazer uma bagunça com espuma, risco da tampinha ferir alguém pela pressão excessiva ou quebrar alguma coisa, e por ai vai...

Coloque as garrafas agitadas a frio, numa geladeira com temperatura amena. O frio acalma as coisas dentro da breja.

Quanto a essa questão da pressão acredito que garrafa pet aguente uma pressão bem grande não sendo uma agitação o motivo de ruptura. Minha maior duvida é quais os benefícios(se existe algum) e malefícios dessa agitação.

Quanto a essa questão da pressão acredito que garrafa pet aguente uma pressão bem grande não sendo uma agitação o motivo de ruptura. Minha maior duvida é quais os benefícios(se existe algum) e malefícios dessa agitação.

A minha sugestão: Compre um manômetro de garrafa, calcule o volume que será engarrafado e faça o priming. Mesmo que o cálculo do volume não seja exato faça e anote a pressão do manômetro. Assim você vai melhorando sua carbonatação para as próximas levas. Como o Guenther já falou aqui, erros são fontes valiosas de aprendizado. Quanto à agitação, acho que é só mais trabalho além de ficar diluindo o fermento residual deixando sua breja turva. Já imaginou ficar agitando uma leva de 40 litros em 80 garrafas? Sugiro o açúcar invertido que já entra na garrafa diluído.

:mug:

Latest posts

Back