• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Duvida : Posso usar fogão de cozinha para 30 litros de mosto ?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

homebrew1

Member
Reaction score
0
Boa noite cervejeiros,
Estou para comprar uma panela de 45 litros para ter 30 - 35 litros de mosto e infelizmente o meu apartamento não permite que eu use botijão de gas. Será que meu fogão de cozinha consegue fazer uma fervura legal para 30 - 35 litros ?
Meu fogão é da eletrolux e tem 5 bocas sendo que 1 boca é grande.
Valeu !

Brother eu sou novato beleza, fiz apenas umas brassagem até hoje.
Nessa primeira usei um fogão de 4 bocas (2 grandes e 2 pequenas). Vou te falar que deu tudo certo, porem as rampas demoram bem mais!
O fogão com certeza tem menos potência que um fogareiro.
Até postei um topico sobre isso e agalera toda concordou kkkk
Mas acredito que vai dar certo sim [emoji106][emoji106][emoji106]

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Uso duas bocas do fogão pra levas BIAB de 30L no AP.

Pra não ter q esperar muito uso um ebulidor de borda, do menorzinho que tem na We. Sucesso total.

Valeu galera ! Vou arriscar mesmo kkk
Não sabia desse ebulidor de borda, muito interessante !

Poxa tava pensando aqui, sera que se eu comprar um ebulidor de borda grande de 3000w + fogão, da conta de fazer 50 litros de mosto ?
Na verdade eu queria fazer 50 litros, mas para isso precisa de mais potencia né...

Poxa tava pensando aqui, sera que se eu comprar um ebulidor de borda grande de 3000w + fogão, da conta de fazer 50 litros de mosto ?
Na verdade eu queria fazer 50 litros, mas para isso precisa de mais potencia né...
Eu uso uma Resistência de 3200w 220v para uma panela de 45lt
E dá para fazer na boa

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Boa noite cervejeiros,
Estou para comprar uma panela de 45 litros para ter 30 - 35 litros de mosto e infelizmente o meu apartamento não permite que eu use botijão de gas. Será que meu fogão de cozinha consegue fazer uma fervura legal para 30 - 35 litros ?
Meu fogão é da eletrolux e tem 5 bocas sendo que 1 boca é grande.
Valeu !

Cara, pela descrição que você deu o seu fogão deve ser igual ao meu (foto abaixo).
Eu faço brassagens para 20L. Para fazer as rampas só a boca do meio da de boa, mas na hora de ferver ela não dá conta. Aí eu coloco a panela pegando a boca do meio e aquela maiorzinha do canto direito superior. Desse jeito ferve tranquilo mas não é aquela fervura vigorooosa... Lembrando que eu faço pra 20L, pra 30L deve piorar um pouco!
Como o pessoal falou antes ai, um ebulidor ou resistência são boas opções pra vc que não pode usar botijão de gás no apê!
Abraço.

Attachments

• Captura de Tela 2017-09-16 às 16.53.08.png
    Captura de Tela 2017-09-16 às 16.53.08.png
    233.6 KB
Uso duas bocas do fogão pra levas BIAB de 30L no AP.

Pra não ter q esperar muito uso um ebulidor de borda, do menorzinho que tem na We. Sucesso total.

Não carameliza o mosto? Vi várias pessoas não indicando por causa disso. Mas ao mesmo tempo vi que várias pessoas usam esse tipo de ebulidor. Iria resolver meu problema, to exatamente na mesma situação do amigo que criou o tópico.

Eu acabei comprando uma de 1800w pq nao tenho tomada 220v perto do fogao. Deu tudo certo, to fazendo 35 litros de mosto e so ligo a resistencia na fervura pra agilizar.

Eu acabei comprando uma de 1800w pq nao tenho tomada 220v perto do fogao. Deu tudo certo, to fazendo 35 litros de mosto e so ligo a resistencia na fervura pra agilizar.

E ai, deu tudo certo? Não teve problema com caramelização do mosto? Tu deixou o ebulidor ligado durante a fervura também ou só até atingir os 100 graus?

To na mesma situação que você quero levar cerca de 30 litros pra fervura e tenho um fogão de 4 bocas em casa. Acho que o fogão + um ebulidor de 1800w que vi na WE resolveriam meu problema. Meu único receio é caramelizar o mosto.

Cara meu fogao é igual a esse da foto ! Confesso que fiquei com um pouco de receio por nao atingir uma fervura legal ate 100 graus, mas foi tranquilo ! Pode ir que nao tem erro !!

Quanto a caramelizaçao, me corrija seu eu estiver errado, mas se utilizar o ebulidor apenas na fervura nao acontece esse problema. Eu só uso ate a fervura chegar em 100 graus dps o fogao da conta de manter a temperatura !!

Back