Duvida na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fisiowilliam

Well-Known Member
Joined
Aug 6, 2014
Messages
70
Reaction score
5
Amigos, fiz minha primeira cerveja, um kit de 5 litros da IPA vendida pelo lamas... coloquei para fermentar em um fermentador que veio no kit, nas primeiras horas não deu sinal de vida o airlock, ai eu vedei melhor a tampa e começou a borbulhar... hoje é o segundo dia, cerca de 36 horas depois que começou a borbulhar e não vejo mais sinal de bolhas... sera que deu algo errado?
 
Acredito que não..

Você usou um pacote inteiro de fermento seco? se sim, é bastante fermento trabalhando, em uma quantidade baixa de cerveja.. pode ser que a atividade foi muito alta no começo e agora caiu, mas não necessariamente parou. A temperatura inicial também influencia, foi controlada? se era muito alta, agilizou a fermentação também (e pode ter gerado off-flavours);

O certo seria medir a densidade e ver se esta atenuando, quando estabilizar quer dizer que a atividade parou.
As bolhas dão um norte quanto a atividade mas não são confiáveis.


Abs
 
Ola amigo, usei meio pcte, cerca de 5,5g conforme esta no manual.
A temperatura aqui em minha cidade ontem girou entre 20/22 graus, hoje baixou um pouco... cerca de 17/20 graus....
 

Latest posts

Back
Top