Duvida IRA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caioschiavolin

New Member
Joined
Apr 27, 2017
Messages
2
Reaction score
0
Ola Galera,

Estou indo para a minha segunda cerveja, comprei uma dessas receitas prontas em um site de insumos para eu ir me adaptando. Na receita indicada diz para fermentar por 14 dias a 20ºC mas não fala nada sobre maturação, devo fazer sem maturar mesmo? qual o tempo e temperatura que vcs me indicariam para fermentar e maturar ela?
Outra duvida é em relação ao lúpulo, aqui na receita indica somente 30g de progress aos 60min, não seria bom colocar um outro lupulo de aroma mas pra frente ou estaria saindo do estilo da cerveja?
Estou mandando a receita completa em anexo para vocês analisarem.


Obrigado
 

Attachments

  • ira.jpg
    ira.jpg
    107.1 KB · Views: 56
Não sei muito... Mas como "estamos" aprendendo, faria com uma maturação de 3~5 dias a próximo de 0° e depois faria outra brassagem sem a maturação.... Compararia as duas e ficaria com o melhor resultado pro meu paladar

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Sobre o lúpulo e o estilo, segundo o BJCP, aroma de lúpulo em IRA é "low to none, usually not present", ou seja, correto , adicionar lúpulo ao final da fervura deve distanciar um pouco do estilo. Não deve ficar ruim, mas eu não faria, principalmente considerando que vc está partindo de um kit pronto.

Segundo a ferramenta de receita do brewersfriend, 30g de Progress aos 60 min devem dar 26 ibu, o que me parece bem dentro do estilo e de acordo com a receita.

Já brassei uma similar com Fuggles nas mesmas condições, ficou legal.

Abaixo trecho do bjcp 2015 sobea IRA:

Aroma: Low to moderate malt aroma, either neutral-grainy or with a lightly caramelly-toasty-toffee character. May have a very light buttery character (although this is not required). Hop aroma is low earthy or floral to none (usually not present). Quite clean.
 
Quando a receita está falando de fermentação de 14 dias, ela está dizendo que está ai a primária, a secundária em alguma maturação (simplificaram para facilitar a vida dos iniciantes). Deixar a cerveja ale em temperaturas abaixo de 10ºC não é maturação, é clarificação, pois a levedura vai estar hibernando e não fazendo nada para alterá-la.

Eu deixaria os 14 dias (talvez um pouco mais até) e após uns 2 a 4 dias próximo de 0ºC para clarificar antes de envasar.
 
Sobre o lúpulo e o estilo, segundo o BJCP, aroma de lúpulo em IRA é "low to none, usually not present", ou seja, correto , adicionar lúpulo ao final da fervura deve distanciar um pouco do estilo. Não deve ficar ruim, mas eu não faria, principalmente considerando que vc está partindo de um kit pronto.

A receita diz exatamente isto, adicionar o lúpulo no início da fervura e ele fica na mesma por 60 min. Exatamente para somente adicionar amargor e nenhum aroma e sabor.

Quando se fala em receitas em min, se fala de tempo de infusão. Se tiver adições de 60, 30, 15 e 0 min quer dizer que se a fervura for de 60 min (1 h) começou a ferver adiciona a carga dos 60min, aos 30 min de fervura a carga dos 30, aos 45 min de fervura a carga dos 15 e depois de 1 h de fervura a carga dos 0min.

Lembrando de quanto maior o tempo de fervura de um lúpulo maior o amargor retirado dele (até um certo limite) e maior a perda de sabor e aroma pois eles são extraídos e depois evaporados. Quanto menor o tempo de fervura, mais aroma é extraído e retido.
 
Lembrando de quanto maior o tempo de fervura de um lúpulo maior o amargor retirado dele (até um certo limite) e maior a perda de sabor e aroma pois eles são extraídos e depois evaporados. Quanto menor o tempo de fervura, mais aroma é extraído e retido.

De fato , recentemente segui com algo como 30 min adicionais ao planejado em uma fervura para tentar buscar o OG pretendido. O amargor ficou "bem" mais notável do que a mesma receita feita em outra ocasião , com as mesmas quantidades de lúpulo inseridas nos mesmos momentos e isso não foi necessariamente uma vantagem , pelo contrário. Vivendo e aprendendo...rs
 
Quando a receita está falando de fermentação de 14 dias, ela está dizendo que está ai a primária, a secundária em alguma maturação (simplificaram para facilitar a vida dos iniciantes). Deixar a cerveja ale em temperaturas abaixo de 10ºC não é maturação, é clarificação, pois a levedura vai estar hibernando e não fazendo nada para alterá-la.

Eu deixaria os 14 dias (talvez um pouco mais até) e após uns 2 a 4 dias próximo de 0ºC para clarificar antes de envasar.
Tem referências para essa informação de maturação, amigo?

Porque normalmente maturo as minhas Ales a 8ºC e sensorialmente é notável a diferença entre o primeiro dia e o ultimo dia de maturação.

Cheguei nessa temperatura por empirismo por isso meu interesse em referências... 🙂

Abraço!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Tem referências para essa informação de maturação, amigo?

Porque normalmente maturo as minhas Ales a 8ºC e sensorialmente é notável a diferença entre o primeiro dia e o ultimo dia de maturação.

Cheguei nessa temperatura por empirismo por isso meu interesse em referências... ��

Abraço!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Leo, também é empirismo puro, baseado na observação e lógica. Cada vez mais me convenço que grande parte do homebrewing é feito de "lendas" e más interpretações.

O que eu entendo como maturação: o trabalho das leveduras sobre a cerveja e seus compostos ao longo do tempo. A limpeza que ela faz nos compostos criados durante a fermentação (primária e secundária). O que ela faz na garrafa quando ela está lá guardada. Isto exige atividade e isto exigem alguma temperatura.

Quando se tem uma guarda a frio, se está inibindo a atividade da levedura, por isto ela decanta. Decantando arrasta tudo o que pode junto para o fundo, limpando a cerveja.
Quando disse 10ºC, foi muito no chute, pois até já fermentei uma Ale (dry stout) em meio o inferno do Sul em uma semana glacial e sem controle de temperatura (o balde dentro da minha área de serviço).

A 8ºC talvez ainda se tenha alguma atividade, mas bem reduzida. Não digo que isto não melhore, pois tu mesmo percebeu que há melhoras, mas estas pode ser decorrente de outros processos, inclusive a redução de levedura em suspensão.

Tenho percebido uma boa melhora nas minhas ales com fermentações primárias controladas (em torno de 7 dias), secundárias de 2 a 3 semanas a mais ou menos de 25ºC, cold crashes de 3 a 4 dias a 0ºC ou mais frias. Ales mais encorpadas ou com mais maltes especiais uma guarda maior (2 a 3 meses de garrafa). Ales jovens (weiss, wits, APA), 3 semanas de garrafa e estão bem aceitáveis. É claro que com um pitch rate adequado (22g de fermento para 20l, ou um starter de 1l partindo de 11g de fermento para os mesmos 20l )
 
Ola Galera,

Estou indo para a minha segunda cerveja, comprei uma dessas receitas prontas em um site de insumos para eu ir me adaptando. Na receita indicada diz para fermentar por 14 dias a 20ºC mas não fala nada sobre maturação, devo fazer sem maturar mesmo? qual o tempo e temperatura que vcs me indicariam para fermentar e maturar ela?
Outra duvida é em relação ao lúpulo, aqui na receita indica somente 30g de progress aos 60min, não seria bom colocar um outro lupulo de aroma mas pra frente ou estaria saindo do estilo da cerveja?
Estou mandando a receita completa em anexo para vocês analisarem.


Obrigado



Já fiz essa receita, maturei uma semana a 8ºC + 2 dias de gelatina a 0º e engarrafei. Ficou muito boa.
 
Back
Top